Biosfera

Camada da Terra que possibilita a existência de seres vivos

A biosfera é o conjunto que reúne todos os ecossistemas em que vivem os seres vivos no planeta Terra. O termo ecosfera também é utilizado na ecologia para se referir à biosfera, porém atribui mais ênfase as relações entre o ambiente e o ser vivo.

Essa interação com os elementos naturais ocorre em todas as partes do planeta, onde cada uma possui sua peculiaridade como clima, relevo, vegetação, água, luminosidade, entre outros aspectos.

Ambientes integrados

A biosfera se relaciona com outras principais camadas terrestres: a atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a mais nova, chamada criosfera.

Envolvendo um espaço de aproximadamente 19 km de espessura, a biosfera proporciona condições necessárias à sobrevivência dos seres vivos que habitam os ambientes aquático, terrestre e aéreo.

ilustração de todos os fenômenos da natureza para identificar a biosfera.
A biosfera é responsável pela existência de seres vivos no planeta. (Foto: Pixabay)

Atmosfera

A atmosfera é a camada da biosfera responsável por fornecer o ar que os seres vivos respiram e está presente em todo contorno da superfície terrestre. O ar é formado por diversos gases, sendo 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de gases raros como o dióxido de carbono, o hélio, o neônio e o argônio.

As partículas de ar permanecem unidas na superfície por causa da gravidade que não permite que se espalhem pelo espaço. A atmosfera também é dividida em camadas, sendo elas a exosfera, a termosfera, a mesosfera, a estratosfera e a troposfera.

Litosfera

A litosfera é composta por uma camada sólida, tendo as rochas e minerais como principais estruturas. A concentração de minerais formam as rochas, que também aglomeradas entre si formam a litosfera ou crosta terrestre.

As camadas da Terra são divididas a partir dos seus estados físicos. Enquanto a litosfera é caracterizada pela espessura fina e “casca” rígida, a astenosfera possui altas temperaturas que deixam as rochas mais pastosas.

Hidrosfera

A hidrosfera é a porção da biosfera que envolve toda água existente no planeta. A parte líquida corresponde aos oceanos (maiores representantes dessa camada), rios, lagos, águas subterrâneas (lençóis freáticos e aquíferos), umidade de ar contida na atmosfera que vaporiza e toda água congelada.

Os estados físicos da água são: líquido, gasoso e sólido. A hidrosfera é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, principalmente as reservas de água doce, localizadas em grande quantidade nas geleiras. A partir dos estudos sobre água e terra congeladas, os cientistas nomearam uma nova camada chamada criosfera.

Criosfera

A criosfera é o termo usado para identificar as partes da Terra cobertas por gelo. Dentro dessa camada estão as áreas cobertas por neve e blocos de gelo, rios, lagos, solos e rochas congelados (permafrost), lençóis de gelo, geleiras e calotas que estejam em estado sólido permanente ou temporário.

Ela é classificada pelos cientistas como a quinta esfera terrestre, pois tem importante função no ajustamento dos processos atmosféricos e hídricos. A investigação da criosfera acontece no Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A biosfera e suas divisões

A biosfera pode ser dividida em três subcamadas menores, que definem melhor o habitat natural de cada ser vivo. Essa divisões são chamadas de biociclos e entre eles estão o epinociclo, o talassociclo e o limnociclo.

Epinociclo

Esse biociclo é formado pela porção terrestre, onde se encontram os seres vivos que habitam a terra firme. O epinociclo contém quatro biócoros, espaços geográficos em que determinada forma biológica se apresenta de forma predominante. Esses biócoros são as florestas, os campos, os desertos e as savanas.

Em cada biócoro existe um bioma diferente. Por exemplo, no biócoro da floresta existem os biomas da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica; no biócoro do campo há os biomas dos prados, campinas e do pampa; no biócoro do deserto há o bioma dos desertos do Saara e da Arábia; e no biócoro das savanas estão os biomas do Serengueti na África, do Cerrado e da Caatinga.

Talassociclo

O talassociclo corresponde ao biociclo marinho da biosfera, composição dos seres vivos que vivem nos oceanos. Esses seres estão categorizados em:

Plânctons: organismos microscópicos que não possuem movimentos suficientes para ir contra a corrente marinha. Eles vivem na superfície do mar e servem de alimento para seres maiores, estando na base da cadeia alimentar.

Bentons: seres que vivem no fundo do mar fixados nas rochas ou debaixo da areia do mar, como mariscos, ostras e corais. A maior parte do tempo ficam parados ou com a movimentação reduzida.

Néctons: animais aquáticos macroscópicos que se movimentam livremente pelos mares, podendo se deslocar rapidamente ultrapassando a densidade da água. Golfinhos e peixes são os exemplos de néctons existentes no biociclo talassociclo.

As nadadeiras desses animais marinhos são seus principais órgãos de locomoção, juntamente com a adequação hidrodinâmica que lhe fornecem habilidades de velocidade contra as correntes do mar.

Esses animais são divididos em biócoros, que variam de acordo com a profundidade do mar: biócoro da zona nerítica (profundidade rasa), da zona batial (profundidade média) e da zona abissal (fundo do oceano, até 11 mil metros abaixo da superfície).

Limnociclo

Os seres vivos que fazem parte desse biociclo habitam ambientes aquáticos compostos por água doce, como os peixes, sapos, rãs etc. Essa divisão da biosfera possui também dois tipos de biócoros.

O biócoro das águas lênticas é aquele em que as águas permanecem paradas, a exemplo de lagoas, brejos e pântanos. Já o biócoro das águas lóticas define os locais em que as águas são correntes, como rios, lagos, ribeirões e riachos.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Darcicleia. Biosfera; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/biosfera >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 22:10.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]