Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Calor sensível
Química
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Química » Calor sensível
Postado por Alana Caiusca em 18/07/2019 e atualizado pela última vez em 24/09/2020
Calor sensível, também chamado de calor específico sensível, é uma grandeza física que está relacionada com a variação da temperatura dos corpos. Nesse processo não há mudança na estrutura física dos corpos, apenas na temperatura.
Nesse processo não há mudança na estrutura física dos corpos, apenas na temperatura.
Um clássico exemplo dessa situação é quando um pedaço de metal é colocado próximo ao fogo. Ele fica aquecido, mas o seu estado sólido é mantido. Nesse caso, o calor se propagou por condução térmica.
Em síntese, a condução térmica ou difusão térmica é um processo em que acontece a propagação do calor através do contato entre moléculas de duas ou mais substâncias com temperaturas diferentes.
Já quando falamos de calor latente, estamos nos referindo à quantidade de calor recebida ou dada por um corpo enquanto seu estado físico sofre modificação. Contudo, nessa transformação a temperatura é mantida.
Situações em que há transferência de calor latente são mais comuns do que se pensa. Entre os exemplos, podemos mencionar o derretimento de um cubo de gelo ou a evaporação da água. Nos dois casos, a temperatura permanece a mesma.
Para realizar o cálculo do calor sensível, a seguinte fórmula é utilizada:
Q = m.c.Δθ
Onde,
A partir da fórmula, podemos notar que a variação de temperatura sofrida por um corpo é diretamente proporcional à quantidade de calor que lhe é ofertada, assim como é inversamente proporcional à sua massa e ao seu calor específico.
Em relação ao calor específico, essa grandeza mede a quantidade de calor necessária para alterar a temperatura para cada unidade de massa de uma dada substância, sem que tenha qualquer mudanças de estado físico.
Observações:
Para fixar a fórmula do calor sensível, confira abaixo a resolução de três exemplos:
Exemplo 1 – Dado um recipiente com 2l de água, a uma temperatura de 25º C a 100º C e em condições normais de pressão. Qual a quantidade de calor necessário para aquecer o líquido?
Para resolver esse problema, é importante saber que: a densidade da água é de 1Kg/l; o calor especifico da água é de 1 cal/g°C ou 4200 J/kg.K e 1 cal equivale a 4,2 J. Agora podemos aplicar a fórmula:
Q = 2000. 1. (100 – 25)
Q = 150.000 cal ou 150 Kcal
Exemplo 2 – Qual a quantidade de calor sensível necessária para aquecer uma amostra de 4 kg de determinada substância, a uma temperatura de 40 °C para 50 °C, com calor específico de 0,5 cal/g°C?
Nesse problema temos os seguintes dados: massa da substância = 4 kg = 4000 g; calor específico de 0,5 cal/g°C e variação de temperatura de 10º (50º -40º = 10º). Com a aplicação da fórmula:
Q = 4000. 0,5. 10
Q = 20.000 cal ou 20 kcal
Na calorimetria – ramo da física que estuda a troca de calor entre os corpos-, existe também uma grandeza que relaciona-se com o calor sensível: a capacidade térmica, que é inerente à substância da qual o corpo é constituído.
a capacidade térmica, que é inerente à substância da qual o corpo é constituído.
A capacidade térmica é o resultado da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e a variação de temperatura. A expressão utilizada para calcular a capacidade térmica é:
C = Q/ΔT
Essa grandeza ainda pode ser encontrada através do produto da massa do corpo pelo calor específico:
C = Q/ΔT –> C = m .c. ΔT/ ΔT –> C = m. c
C = m. c
CAIUSCA, Alana. Calor sensível; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/calor-sensivel >. Acesso em 24 de setembro de 2020 às 17:18.
A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]
As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]
Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]
A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]