Campo Magnético

Apresenta dois polos

O campo magnético é gerado pela movimentação das correntes elétricas e pelo ímã. Eles cercam os materiais e são percebidos pela força que exerce sobre objetos magnéticos e cargas elétricas em movimento. Assim como a massa desenvolve este campo e a carga elétrica desenvolve o campo elétrico, o ímã está associado ao campo gravitacional.

Diversos estudiosos pesquisaram o magnetismo, mas foi Hans Christian Oersted o responsável por entender que o magnetismo e a eletricidade eram parte de um mesmo fenômeno. James Clerk Maxwell, por sua vez, criou a teoria que unia eletricidade e magnetismo.

Continue conosco e entenda um pouco mais sobre o conceito e seu histórico.

Histórico

Existem diversas lendas que explicam a origem dos estudos sobre o magnetismo e eletromagnetismo. Uma delas diz que um pastor de ovelhas descobriu o fenômeno magnético existente em uma pedra quando encostava a ponta de ferro de seu cajado nela.

Mas foi o físico dinamarquês Hans Christian Oersted que realizou experimento com uma bússola e verificou que a agulha dela realizava um desvio quando era colocada próxima a uma corrente elétrica. Oersted percebeu, então, que existia uma relação entre as características elétricas e magnéticas que resultava no eletromagnetismo.

Diversos outros pesquisadores realizaram estudos sobre o tema após estas primeiras experiências, entre os quais estão André-Marie Ampère, Joseph Henry, Michael Faraday, Heinrich Lenz. Mas foi James Clerk Maxwell o responsável por entender as causas da corrente elétrica e da atração dos ímãs e criar a teoria do eletromagnetismo.  

O campo magnético protege a atmosfera terrestre.
O campo magnético terrestre protege o planeta dos ventos solares. (Pixabay)

Conceito 

Pela experiência de Hans Christian Oersted percebeu-se que quando a carga elétrica se movimenta ela gera o campo magnético. Assim, quando um fio é percorrido por corrente elétrica é que se produz o campo elétrico. Isso que dizer que se a carga elétrica estiver em repouso ela deverá está em movimento. 

O campo magnético também poderá ser definido a partir de um ímã. Neste caso, ele será a região em torno desse objeto em que as interações magnéticas serão realizadas. Assim, da mesma forma que uma carga elétrica criará um campo elétrico em seu entorno, o ímã desenvolverá o campo magnético.

Ao contrário do campo elétrico, o ímã não é formado apenas por um polo, mas sim dois polos denominados carga positiva e carga negativa. É a área próxima do ímã que influencia os materiais paramagnéticos, ferrosos e até outros ímãs. Um ímã poderá atrair ou repelir os objetos dependendo de sua orientação.

Indução magnética       

O campo magnético ou ímã pode ser representado por um vetor que é denominado de indução magnética e simbolizado pela letra B. A unidade de medida do deste campo foi definido pelo Sistema Internacional de Unidade (SI) como Tesla (T).  

O campo magnético possui uma terceira direção, a horizontal e vertical são as duas primeiras. A terceira é aquela na qual a ponta da agulha de uma bússola está apontando. O sentido, por sua vez, é aquele em que o polo norte da bússola está apontando.

Campo magnético uniforme

O campo magnético uniforme é aquele em que o vetor de indução tem a mesma intensidade e sentido. Desta forma, sua representação será feita por linhas paralelas que possuem espaçamento e orientação semelhantes. As linhas deste campo não podem ser cortadas (tangentes) e seus polos norte e sul não se separam.

Campo magnético da Terra

O magnetismo da terra, que também é denominado de magnetosfera terrestre, é a área que fica em torno do Planeta Terra e a protege contra os ventos solares (radiações solares) emitidos pelas explosões solares. É devido a este escudo protetor que é possível a existência de vida no planeta.

Esta magnetosfera é influenciada pelo campo de energia criado pelo magnetismo do núcleo.  O campo terrestre tem origem no movimento dos metais derretidos presentes no interior da Terra.

O norte da agulha de uma bússola aponta o norte geográfico da Terra que corresponde ao polo sul magnético do planeta. Já o polo sul da agulha aponta para o sul geográfico da Terra e para o norte magnético.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Rosa, Joseane. Campo Magnético; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/campo-magnetico >. Acesso em 29 de outubro de 2019 às 06:56.

Copiar referência

Outros Artigos de Física

Alicate feito com isolantes e condutores de energia.

Condutores e isolantes

Os materiais condutores e isolantes fazem parte do estudo da […]

Panela no fogão

Condução térmica

A condução térmica é o processo de transferência de calor […]

Modelo atômico.

Carga Elétrica

A carga elétrica é uma propriedade das partículas que estabelece […]

Capacitores

Associação de capacitores

A associação de capacitores é a combinação de vários capacitores […]