Câncer

Também é conhecido como cancro

O Câncer é a denominação atribuída a um grupo que possui mais 100 doenças cuja particularidade é o desenvolvimento desequilibrado das células envolvem os órgãos e os tecidos. Essas células se dividem muito rápido e costumam ser bastante agressivas e incontroláveis, ocasionando a produção de tumores, que podem se espalhar para as outras partes do corpo.

O câncer é uma doença grave.
O câncer de pulmão é que mais mata no Brasil e o câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo. (Foto: Wikipédia) 

O que é o Câncer?

O câncer também denominado como cancro, é conhecido como neoplasia maligna, é um conjunto de doenças diretamente relacionadas ao crescimento celular desordenado, com risco iminente de invadir e se espalhar para outras regiões do corpo. Existem mais de cem tipos de cânceres diferentes, que atinge o corpo humano.

Não são todos os tipos de tumores que são cancerosos ou malignos. Os tumores considerados benignos não costumam se espalhar pelo corpo. Em situações dentro da normalidade, a célula se desenvolve e se divide para constituir células novas de acordo com a necessidade do corpo.

Naturalmente, em um corpo saudável, ocorre um processo onde as células comprometidas ou envelhecidas são substituídas. No caso de existência da doença, as células cancerígenas interrompem esse processo natural.

O câncer possui diferentes tipos que correspondem aos diversos modelos de células existentes no corpo. Quando se estabelecem no tecido epitelial, como a pele ou as mucosas, eles são intitulados como carcinomas. Já quando se instauram no tecido conjuntivo, como a cartilagem, os músculos ou os ossos, eles são intitulados como sarcomas.

Há outras características que podem diferenciar os vários tipos da doença, como a multiplicação acelerada das células e a habilidade que tem de invadir os órgãos e tecidos, estejam eles próximos ou distantes do local afetado. Essa característica é denominada de metástase.

  • Câncer benigno – ocorre quando as células crescem de forma desordenada, somente em um lugar específico do corpo. Esse processo acontece de forma lenta e são parecidas com os tecidos originais. Dificilmente esse tipo de câncer representa o risco de morte.
  • Câncer maligno – ocorre quando as células crescem de forma muito agressiva, desordenada e incontrolável, além de ser em grande quantidade. Isso deixa o indivíduo bem debilitado e na maioria dos acontecimentos, o risco de morte é eminente. A morte pode acontecer a curto, médio ou longo prazo, que varia de acordo com as condições clínicas que o paciente apresenta e também de acordo com o avanço da doença em cada caso específico.

Metástase

O processo de metástase acontece quando o câncer se espalha por várias partes do corpo além daquele local chamado de sítio primário, que é o local onde a doença começou. A metástase pode acontecer quando as células cancerígenas percorrem por meio da corrente sanguínea ou através dos vasos linfáticos, para as outras regiões do corpo.

Muitas células cancerígenas que se deslocam a partir do tumor primário morrem sem provocar maiores danos. Mas, algumas dessas células cancerosas conseguem atingir uma outra região do corpo, onde entram em processo de crescimento e produzem novos tumores. Geralmente, os tumores metastáticos são descobertos em exames feitos para diagnosticar o câncer primário.

Há situações em que a metástase não é identificada no diagnóstico inicial, em outras situações só são descobertas depois do fim do tratamento. Depois do tratamento, quando o câncer volta, é um processo chamado de recidiva. A recidiva não tem o mesmo significado que a metástase.

Quando doença volta como metástase, recebe a nomeação de recidiva à distância. Isso ocorre porque algumas células cancerígenas que tinham se desprendido do tumor primário, conseguiram sobreviver ao tratamento inicial da doença.

As células cancerosas percorreram por meio dos vasos sanguíneos ou linfáticos do corpo e entraram em processo de crescimento em outras áreas. Alguns tipos diferentes da doença costumam se espalhar para regiões distintas do corpo, os locais mais comuns de acontecer são: cérebro, fígado, ossos e pulmões.

Tipos da Doença

Os médicos oncologistas que são especialistas em câncer, afirmam que essa doença possui nome e sobrenome extenso. É possível classificar a doença conforme o tipo de célula no qual começou o processo e também de acordo com a estrutura e o órgão ou sistema atingido.

Os tipos de câncer são reunidos em diferentes classes, mais amplas. As diferentes classes da doença são:

  • Carcinoma – inicia na pele ou nos tecidos que cobrem ou revestem os órgãos internos. Existem alguns subtipos, como: adenocarcinoma, carcinoma de células basais, carcinoma de células escamosas e carcinoma de células de transição.
  • Leucemia – inicia no tecido que produz o sangue, nas células imaturas da medula óssea que originam os glóbulos brancos do sangue, chamados de leucócitos. Isso produz muitas células anormais que entram na circulação sanguínea. A depender do tipo de célula que é atingida, a leucemia pode ser classificada como mieloide ou linfoide.
  • Linfoma – inicia nas células do sistema imunológico e nos linfócitos que é um tipo de glóbulo branco do sangue, isso afeta o sistema linfático. Trata-se de um câncer dividido em dois grupos: Hodgkin e não Hodgkin, cada um deles têm subtipos diferentes.
  • Mieloma – inicia nas células do sistema imunológico e nas células plasmáticas que é um tipo de glóbulo branco do sangue.
  • Sarcoma – inicia em células do osso, cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou outros tecidos conjuntivos e de suporte.
  • Câncer do Sistema Nervoso Central – inicia nos tecidos do cérebro e da medula espinhal.
Existem mais de cem tipos de câncer.
Osteossarcoma é um tipo de câncer ósseo, começa nas células formadoras dos ossos.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Câncer; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/cancer >. Acesso em 02 de fevereiro de 2020 às 04:00.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]