Características do Classicismo

Inspiração nos modelos clássicos da Antiguidade

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos culturais clássicos greco-romanos. O racionalismo, o humanismo e o universalismo são as qualidades mais marcantes desse movimento que ocorreu no século XVI.

No Classicismo literário se buscava a melhor explicação sobre as emoções e os sentimentos do homem através da racionalidade, onde as obras eram amparadas pela busca da perfeição formal.

Na área das artes plásticas, as esculturas representavam a beleza humana e buscavam constantemente mostrar sua perfeição física, como na escultura de Davi, do escultor Michelangelo, onde os detalhes são minunciosamente elaborados no corpo da estátua.

As características do Classicismo podem ser vistas na escultura de Davi, de Michelangelo.
Estátua de Davi, escultura desenvolvida no Classicismo por Michelangelo. (Foto: Pixabay)

Na literatura ainda se destacam:

Nas artes plásticas estão:

Os temas que mais exploravam as características do Classicismo eram:

  • Religião
  • Política
  • Moral
  • Mitologia
  • Filosofia

A universalidade, tendência muito usada no Classicismo, é fundamentada na explicação de que o conhecimento não é dado por inspiração divina, mas sim através da observação da natureza e da análise do que foi visto pelo indivíduo, por meio da documentação dessa observação.

Outra característica está apoiada no pensamento filosófico: Carpe diem, “aproveite o dia”. A efemeridade da vida e do tempo provocava a ideia de desfrutar a vida, aproveitando bem o dia, já que são passageiros. Dessa forma, não só o dia como o tempo devem ser aproveitados.

As religiões que possuíam mais de um deus eram chamadas de pagãs, mas na cultura grega a existência de mais de um deus era comum. O deus venerado abrigava a imagem humana, deste modo, o costume do paganismo era valorizado pela importância que se dava ao próprio homem no mundo.

Principais características do Classicismo

Diante do regresso das influências clássicas greco-romanas, o Classicismo enfatizou como principal característica do seu movimento a ideia do homem no centro do universo. Desta maneira, as características do Classicismo são voltadas para a importância do homem no espaço das artes. Dentre as principais estão:

  • Racionalismo: os artistas classicistas valorizavam a habilidade de raciocínio nas obras;
  • Imitação das culturas grega e romana;
  • Hedonismo: desejo incessante pelos elementos que proporcionam prazer;
  • Antropocentrismo: valorização do homem e tudo que a ele se refere;
  • Personificação de elementos: uso de figuras de linguagem que contribuía para a personificação de elementos como o tempo, o amor, a natureza etc., em deuses;
  • Racionalização: nesse caso, a reflexão envolvia a questão da observação do mundo e do espaço do homem nele.
  • Neoplatonismo: idealização do amor e da sensualidade platônicos, sem ser de forma física.

Literatura classicista

Os autores classicistas resgatavam a razão como forma de expressão da arte se baseando na ideia de controle das emoções. Dessa forma, o alcance da absoluta representação da realidade se dava por meio do equilíbrio entre razão e sentimento.

Na literatura, era frequente a utilização do verso de dez sílabas métricas (decassílabo), estilo conhecido como “Dolce stil nuovo”, traduzido para “doce estilo novo”. Essa medida nova sobrepõe à medida velha, no qual as estrofes dos poemas eram compostos pelo verso de sete sílabas ou redondilha maior.

As características do Classicismo estavam em textos literários no uso de formas fixas, métricas proporcionais e rimas para garantir a pureza e o equilíbrio da forma. Além disso, era normal a predominância do formato de soneto nos poemas.

Na poesia clássica, as características do Classicismo são encontradas nos temas relacionados ao amor e à devoção plena da mulher como sua fonte de inspiração. É também identificada nos temas relacionados ao ambiente bucólico, tratando a natureza como local de expressão da simplicidade, da harmonia e da constância.

As figuras de linguagem mais utilizadas eram a personificação, o paradoxo e a antítese. A contradição de ideias, assim como a forma diferente de caracterizar um elemento são ferramentas para ajudar na conciliação do sentimento e da razão.

Luís de Camões e Os Lusíadas

Um dos mais importantes nomes da literatura clássica foi o português Luís Vaz de Camões (1524-1580) que escreveu a obra “Os Lusíadas” (1572).

Tão temerosa vinha e carregada,
Que pôs nos corações um grande medo;
Bramindo, o negro mar de longe brada,
Como se desse em vão nalgum rochedo.
“Ó Potestade (disse) sublimada:
Que ameaço divino ou que segredo
Este clima e este mar nos apresenta,
Que mor cousa parece que tormenta?”

Canto V, 37 – 60 (Gigante Adamastor)
Os Lusíadas – Luís Camões

Esta obra relata histórias da época em que aconteciam as primeiras grandes navegações e um dos principais personagens citados é o navegador Vasco da Gama. A narrativa envolve seres sobrenaturais personificados através das intempéries do mar.

Uma das características do Classicismo apresentadas em “Os Lusíadas” é a utilização da mitologia para representar acontecimentos. A deusa do amor (Vênus) e o deus da guerra (Marte) são personagens mitológicos com a função de proteger os navegantes portugueses nas suas jornadas marítimas.

Classicismo

O Classicismo foi um estilo cultural artístico do período de manifestações literárias do Renascimento. Esse modelo de estética, principalmente literária, aconteceu durante o século XVI. No decorrer da época renascentista, diversas expressões culturais aconteceram em diferentes áreas, entre as quais: política, religião, arquitetura, artes plásticas, literatura e ciências.

O Renascimento foi um período que destacou o regresso dos modelos culturais da Antiguidade Clássica. Assim, por fazer parte desse ciclo, o Classicismo revaloriza as referências das principais culturas clássicas, sendo elas da Grécia Antiga e da Roma Antiga.

Esse movimento, também denominado de Seiscentismo, teve grande difusão no meio cultural da sociedade europeia. Leonardo da Vinci foi um dos artistas que se renovou na área das artes plásticas e arquitetura renascentista no período seiscentista. Além disso, as inovações das ciências provocaram as grandes navegações.

Entre outras mudanças e descobrimentos históricos estão:

Entre outras características do Classicismo estão a presença da mitologia grega pagã, a impessoalidade, o naturalismo, a harmonia, clareza e concisão, imitação da natureza (mimese de Aristóteles) e senso de proporção (rigor e forma).

O Classicismo veio depois do Humanismo, o qual se baseava no antropocentrismo (homem no centro) em objeção ao teocentrismo (Deus no centro). Esse movimento determina o fim da Idade Média e o começo da Idade Moderna, valorizando o homem e tudo que ele fazia parte.

Com o questionamento do poder da Igreja Católica e a Reforma Protestante, o homem passou a receber maior consideração, levando em conta a premissa de que Deus idealizou o homem como criatura divina. Parte deste pensamento a estrutura filosófica para o início do Renascimento e, consequentemente, como molde às características do Classicismo.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Darcicleia. Características do Classicismo; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/caracteristicas-do-classicismo >. Acesso em 22 de janeiro de 2020 às 20:27.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]

Das características do anúncio classificado, a que mais aparece é o poder persuasivo.

Características do Anúncio Classificado

Existem várias características do anúncio classificado e elas ajudam na […]