Características do período mesolítico

Período entre o paleolítico e neolítico

Para entender as características do período mesolítico é necessário compreender, primeiramente, que o seu surgimento se deu entre o período paleolítico e período neolítico.

A mudança entre os momentos foi de forma bem lenta e enquanto não ocorreu, todo a transição recebeu o nome de período mesolítico.

Uma das particularidades que está implícita também é a mudança do tempo, que aconteceu entre a saída da pré-história e a chegada da história.

Principais características do período mesolítico

Uma das principais características do período mesolítico está ligada com o momento em que ele apareceu, entre 10.000 a.C. e 5.000 a.C. No período, a terra tinha inúmeras transformações, dentre elas geológicas e climáticas, o que ajudou na mudança de algumas particularidades que eram vividas pelo homem pré-histórico.

Outro ponto que também é necessário citar como uma das características do período mesolítico foi em relação à temperatura, a qual ficou mais branda, o que possibilitou uma vida melhor para toda a população.

Era característico que os homens do período paleolítico morassem em cavernas, devido ao frio exacerbado que fazia na época, era muito hostil e levava o nome de Era do Gelo, além disso era um tempo onde os homens iam atrás de comida, bebida e abrigo para se protegerem do frio.

A vida ao ar livre que era levada pelas pessoas no momento de transição, foi uma das fortes características do período mesolítico. O que antes era vivido dentro das cavernas, agora eles estavam mais livres, utilizando a pesca, construindo ferramentas e aprendendo novas técnicas.

Foi durante o período mesolítico que aconteceram construções de pequenos locais de moradia, como abrigos de pedra, madeira, folhas, etc.

Algo que era tido como uma das características do período mesolítico foi a descoberta do fogo e as funções positivas que ele poderia ocupar para agregar aos homens da época.

Dentre as principais utilizações do fogo, é inevitável não falar sobre o seu uso para amedrontar animais ferozes, iluminar as noites escuras, proteger do frio e cozinhar alimentos.

Outro instrumento bastante utilizado no período chamado de Idade da Pedra, era a própria pedra, que servia para a produção de ferramentas e alguns outros instrumentos que eram necessários à sobrevivência, o que foi mudado a partir da Idade dos Metais.

As relações familiares e  aparições de relações também são características do período mesolítico, as quais foram aprofundadas posteriormente, no período chamado de Idade da Pedra Polida.

As pessoas da época faziam a divisão entre o que cada um deveria exercer. Os homens ficavam responsáveis pela caça e também em proteger todos da comunidade, já as mulheres faziam o trabalho de organização do ambiente e também de cuidar das crianças.

Os homens desenvolveram armas de caça mais modernas e que poderiam facilitar a vida dos predadores. Além disso, aprenderam a se virar com o que encontravam nas florestas, utilizando madeira, galhos de árvores e ramagens para construir suas casas enquanto estivessem no verão e se alojar na beira de rios.

Os rios, que antes era apenas utilizado como local de passagem, começou a ser utilizado também como fonte de alimento através da pesca.

Aos poucos o modo de viver deles foi sendo modificado, começaram depois de um período a ter uma vida mais parada, não iam para muitos lugares, estagnavam por um bom período e conseguiam colocar em prática o que aprendiam, bem como, desenvolver novas técnicas.

Aprenderam a domesticar animais e utilizavam deles também para saciar a fome e, se fosse necessário, matavam os animais que tinham por perto para que não morressem de fome.

A pedra foi um dos materiais utilizado no período mesolítico.
Objetos utilizados e que fazem parte das características do período mesolítico (Foto: Wikipedia)

A arte no período mesolítico

Uma das características do período mesolítico foi o registro, em forma de arte, do modo como viviam, o dia a dia daquela sociedade e tudo o que representa aquela população.

As obras de arte que eram desenvolvidas, retratavam uma nova técnica, que era denominada de cultura de transição e apresentavam artes mistas, tanto do período antecessor, quanto do sucessor.

Comumente o que mais se apresentava era a mudança climática que acontecia e também os fatores socioeconômicos que faziam parte do contexto daquela época.

Outros exemplos artísticos  eram feitos ao ar livre, iniciando com esquemas abstratos e com o desenvolvimento da racionalização, embora muitas representações fossem feitas através da arte figurativa, principalmente as de figuras humanas.

Paleolítico e neolítico

Entende-se por período paleolítico aquele que foi o mais demorado na pré-história da humanidade, tendo iniciado aproximadamente 4,4 milhões de anos e durou até 8000 a.C.

Nesse tempo os homens viviam em bandos e um ajudava o outro para que conseguissem alimentos para toda a população. Através da utilização da caça, pesca, dos frutos que conseguiam garimpar, raízes, ovos, etc. E era tudo isso que obrigavam eles a terem uma vida nômade.

Nessa época, os homens se abrigavam em cavernas devido ao grande frio que passavam e para o desempenho do trabalho, eles utilizavam ossos, madeira, lascas de pedra e também o marfim. Além de construírem com pedras machados, facas e alguns outros objetos pontiagudos.

Em, aproximadamente 30000 a.C, o homem inventou o arco e a flecha, instrumentos que colaboraram bastante para a caça e a pesca.

Já no período Neolítico, que tem algumas características do período mesolítico por ter sido depois desse período transitório, algumas dificuldades foram encontradas com relação à temperatura climática e também para a busca de alimentos.

Nesse momento, a população desenvolveu cerâmicas e conseguiram criar potes para que pudessem guardar tudo o que fosse excedente em relação a produção agrícola.

Conseguiram também fazer o desenvolvimento de técnicas ligadas à fiação e tecelagem. Isso possibilitou a criação de confecção de tecidos de lã e de linho, a fim de substituir os trajes que utilizavam antigamente, feitos com peles de animais.

O final desse período aconteceu com a divisão da comunidade primitiva e a partir do início das sociedades organizadas em Estados com divisões feitas através das camadas sociais.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Lima, Vinicius. Características do período mesolítico; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/caracteristicas-do-periodo-mesolitico >. Acesso em 18 de outubro de 2019 às 15:34.

Copiar referência

Outros Artigos de História

Todas as causas da Revolução Industrial foram importantes para o desenvolvimento tecnológico.

Causas da Revolução Industrial

As Causas da Revolução Industrial foram eventos que promoveram muitas […]

Monumento em homenagem aos mortos pelas causas da Primeira Guerra Mundial.

Causas da Primeira Guerra Mundial

Uma das Causas da Primeira Guerra Mundial, a razão que […]

Causas da Independência do Brasil

As Causas da Independência do Brasil foram uma série de […]

calendário maia máscara maia

Calendário Maia

O calendário maia era relacionado à religiosidade e servia também […]