Cartografia

Ciência, arte e técnica

Cartografia é o estudo da concepção, produção, divulgação, representação da realidade de forma gráfica. Essa ciência faz a análise, estuda e confecciona mapas, plantas, gráficos e tabelas de uma determinada região. A cartografia frequentemente passa por mudanças e para isso envolve busca de dados, investigação científica, além de Matemática, História e tecnologias.

Um mapa expressa muito mais que uma arte, as cores usadas obedecem a normas estabelecidas em acordos internacionais. Através das cores do mapa é possível desenvolver estudos matemáticos.

A divisão por cores acontece em outras áreas como saúde e educação, por exemplo. A cartografia não é uma simples ferramenta ligada à matéria de Geografia, através dela é possível retirar diversas informações de um mesmo mapa.

História da cartografia

Os primeiros mapas foram registrados antes da invenção da escrita, eles representavam os lugares ondes os antigos habitavam. As primeiras civilizações da Mesopotâmia - Grécia, Egito e China - faziam uso dos mapas para saber as fronteiras dos terrenos conquistados e para analisarem para onde se expandir.

As reproduções da cartografia se tornaram um item fundamental para elaboração de planos militares na tentativa de conseguir novas terras e povos. A cartografia moderna começou nas escolas de Alexandria e Atenas e, naquele período, não tinham ferramentas para confecção de mapas que fossem mais precisos.

Por isso, erros referentes à dimensão eram frequentes, porém, mesmo assim, os navegadores e comerciantes usavam os mapas como referência para elaborar planos para suas viagens. Os mapas usados nas navegações - Cartas Portulanas - tiveram origem no século XIII e para que as informações fossem mais exatas eles utilizavam a bússola.

Nos séculos XV e XVI, período das grandes navegações e descobrimentos, os cartógrafos passaram a integrar as equipes das expedições para evitar que os navios ficassem perdidos no meio dos oceanos. Durante esse período, os portugueses e espanhóis ganharam grande experiência do mundo e as representavam nos mapas.

Tipos de Cartografia

As projeções cartográficas são classificadas como: “um traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas”. As projeções diminuem os defeitos que podem ocorrer ao representar a superfície terrestre. A seguir, veja os principais tipos de cartografia:

Projeção Cilíndrica

O plano de projeção é um cilindro abrangendo a esfera terrestre. É feita a projeção de paralelos e meridianos do globo para o cilindro, que é aberto por um meridiano, tornando-se plano, sobre o qual será desenhado o mapa.

Projeção Cônica

O plano de projeção é um cone abrangendo a esfera terrestre. Nesse tipo de projeção, os defeitos aumentam de acordo com o afastamento do paralelo de contato com o cone.

A projeção cônica é uma das classificações da cartografia
Representação da projeção cônica, um dos tipos de cartografia. (Foto: Wikipédia)

Projeção Plana ou Azimutal

O plano da projeção é um plano tangente à esfera da Terra. Nesse tipo de projeção os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos se irradiam do polo.

Outros tipos de projeções:

Projeção de Mercator                        

Resguarda os ângulos verdadeiros. Esse tipo é muito utilizado para navegação marítima e aeronáutica.

Projeção de Peters

Projeção cilíndrica equivalente. Resguarda a proporcionalidade das áreas.

Projeção de Hölzel

Traz contorno em elipse permitindo uma ideia aproximada da forma esférica do planeta Terra com achatamento dos polos.

Projeção Azimutal Equidistante Polar

O polo norte é o centro do mapa e a partir dele as distâncias estão em escala verdadeira, bem com os ângulos azimutais.

Tipos de Mapas

Os mapas não mostram somente informações sobre relevo, eles podem retratar aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais de uma região. Veja alguns tipos de mapas.

Mapa político

Esse tipo de mapa retrata as divisões entre as cidades, estados ou países, isto é, mostra suas fronteiras. Através desse mapa é possível saber das condições geopolíticas de um local. O principal propósito desse mapa é o de formação, uma vez que ele é usado nas matérias de História e Geografia.

Mapa físico

Esse tipo de mapa demonstra a parte física terrestre. O mapa físico apresenta informações como: rios, relevo, vegetação, altitude, etc.

Mapa do mundo

Esse mapa mostra toda cartografia do planeta, de maneira esférica e com leve achatamento dos polos. No mapa-múndi, como também é conhecido, é possível observar os oceanos, os continentes com seus países e ilhas. Aqui também é possível enxergar as fronteiras entre os países e suas capitais.

Mapa-múndi é um exemplo dos tipos de cartografia
Mapa-Múndi. (Foto: Wikimedia Commons)

Coordenadas Geográficas

As coordenadas geográficas servem para localizar um local na superfície terrestre. Para que possa ser feita essa localização, são usadas as medidas que indicam a latitude e a longitude. As duas mostram a medida em relação à Linha do Equador e ao Meridiano de Greenwich.

As medidas são demonstradas em graus. A latitude retrata os paralelos do Equador na latitude de 0° a qualquer ponto na direção do Hemisfério Norte (N) ou Hemisfério Sul (S). A latitude aumenta em direção ao Hemisfério Norte e diminui em direção ao Hemisfério Sul. As medidas podem variar de -90º a 90º.

A longitude é utilizada para demonstrar os meridianos, saindo do Meridiano de Greenwich a qualquer ponto da superfície da terrestre no sentido Leste (E) ou Oeste (W).  Suas medidas variam de -180º a 180º. Ele tem longitude de 0°, aumentando para o leste (direita) e diminuindo para o oeste (esquerda).

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Cartografia; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/cartografia >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 23:17.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]