Catação

Método de separação de misturas heterogêneas sólidas

A catação é um dos métodos utilizados na química para separar os diversos componentes de uma mistura. Dependendo da complexidade da mistura, o método da catação já é suficiente para fazer a separação.

Lembrando que a maior parte das substâncias da natureza estão na forma de mistura. O ar atmosférico é uma mistura homogênea, a água e a areia são misturas heterogêneas.

A catação é um dos processos mais simples dentro da separação de misturas e está comumente presente no cotidiano.

Contudo, muitas pessoas não pensam como um processo de separação dentro da disciplina da química. Isto porque, muitos acham que a química se trata de procedimentos complexos, mas não é o caso da catação.

Processo de catação na triagem de lixo.
Catação é um procedimento presente na triagem de lixos. (Foto: Wikipédia)

O que é catação?

A catação é um processo simples em que usando a mão, uma colher ou uma pinça, separa-se os componentes da mistura. Ou seja, é um procedimento rudimentar e manual.

Exemplo de atividade do cotidiano: o ato de catar feijão, arroz, soja, grão de bico, etc. Isso mesmo! O ato de separar componentes/impurezas desses alimentos para serem cozidos, é um processo de catação.

A separação de lixo também é um exemplo de catação. Isto é, a separação de material reciclável de catadores de rua ou que trabalham nos lixões é uma separação de misturas. É uma atividade triste, mas que infelizmente, ainda é realizada.

A catação é um procedimento físico que não envolve reações químicas. Ou seja, é um processo em que a mistura não sofre alterações na sua composição química, apenas física.

Além disso, a catação é o método utilizado na separação de misturas heterogêneas em que as substâncias estão no estado sólido. Ou seja, separa substâncias sólidas de outras substâncias sólidas (sólida + sólida).

Catação: outros métodos de separação de misturas

Além da catação, é importante ressaltar que há outros métodos de separação de misturas que é entre sólido e sólido, e que também são processos físicos.

São: ventilação, levigação e peneiração ou tamisação.

Ventilação

O processo de ventilação é dado entre um sólido menos denso que é separado do sólido mais denso por uma corrente de ar.

Esse processo é utilizado na separação de grãos da sua casca ou de outras impurezas. Exemplo dos criadores de passarinhos, as aves comem as sementes e deixam as casas, os criadores ao soprar a gaiola retiram os restos deixados pelos passarinhos.

O mesmo acontece nas indústrias de grãos, só que com máquinas de ventilador. Entretanto, por muito tempo, esse procedimento foi feito por meio de peneiras.

Levigação

A levigação é o mesmo processo da levitação, é a separação do sólido menos denso do sólido mais denso, contudo a separação é feita por uma corrente de água.

Ou seja, na levigação a separação é feita ao passar a mistura por água com o intuito de manter a substância mais densa no fundo do recipiente, enquanto a menos densa é retirada pela água.

Esse processo é bem frequente nos trabalhadores de garimpos para separar metais preciosos como ouro, de impurezas, como as pedras.

No caso do ouro que tem uma densidade grande, ele é separado de partículas como a areia. Nesse processo, o material que não tem utilidade para o garimpeiro é descartado.

Há um outro processo que usa a mesma lógica, mas ao invés de usar água é usado mercúrio. Contudo, o mercúrio é um elemento químico tóxico, então a levigação com ele é altamente ofensiva ao meio ambiente.

Peneiração ou tamisação

Também um processo entre substâncias sólidas heterogêneas, a peneiração, como o nome já revela, é o ato de peneirar as misturas.

Na peneiração, a substância mais grossa é mantida no instrumento, enquanto que a substância mais fina é eliminada pelos pequenos furos da peneira.

Se você já viu alguém fazer um bolo, por exemplo, muitos peneiram a farinha de trigo para que ela fique mais pura e fina. Ou seja, é um processo de tamisação para retirar as impurezas da substância, no caso, as pelotas que vão interferir na maciez da massa de bolo.

Nas indústrias e nos laboratórios também são usados para separar os diferentes tamanhos de granulações, que variam de acordo com peneiras de diferentes malhas.

Nas construções, o procedimento também é usado para separar a areia de pedregulhos e tornar a areia mais fina, pois esse material é utilizado para o acabamento da construção.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Lima, Cleane. Catação; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/catacao >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 18:47.

Copiar referência

Outros Artigos de Química

formula estrutural condensada linear

Fórmula Estrutural

A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]

Forças intermoleculares

Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]

Filtração

Filtração

Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]

Explosão causada por elementos radioativos

Fissão Nuclear

A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]