Cavalo

Animal que pertence ao grupo dos equinos

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um determinado grupo da família Equidae, da mesma família dos asnos e também das zebras. E em se tratando do gênero Equus, também inclui os jumentos.

Trata-se de um animal quadrúpede herbívoro, que significa, aqueles animais que se alimentam somente de vegetal (capim e ervas) e ainda, não são ruminantes. Os equídeos costumam pastar cerca de dois terços do dia, aproximadamente 16 horas, quando estão em liberdade, isso ocorre porque eles têm o estômago pequeno e por esse motivo, se alimentam aos poucos.

O cavalo é muito utilizado na prática de esportes.
Os cavalos árabes, além da beleza, são os mais obedientes e os preferidos para treinar. (Foto: Wikipédia)

O Cavalo e suas Características

O cavalo é um animal pode apresentar diversas raças e no Brasil é possível identificar algumas dessas raças. Linhagens como Crioulo, Manga-larga, Pantaneiro e Brasileiro de Hipismo, são alguns exemplos de raças que existem no Brasil. O cavalo brasileiro de hipismo foi criado na década de 70, através do cruzamento de raças que tinham uma melhor atividade esportiva.

Um cavalo pode atingir a altura em média de 1,40 metro até cerca de 1,85 metro até o topo da cabeça. O animal que apresentar uma altura inferior a 1,46 metro, ele será considerado um pônei. Já o animal que mede cerca 1,50 metro, tem em média o peso de 350 a 500 quilos.

Ele também, costuma medir aproximadamente, cerca de 2,25 metros de comprimento, fora o tamanho da cauda. O peso do cavalo também pode variar conforme a raça que possui, as raças musculosas como a Quarto de Milha, são bem mais pesadas.

O pelo desse animal é curto, liso e costuma apresentar diversas tonalidades, é possível perceber em colorações, como: avermelhado, branco, castanho e negro. Existem ainda, as raças que possuem várias manchas por todo o corpo. A cabeça do animal é alongada, com os olhos bem separados e as narinas são abertas. As orelhas são pontudas e podem se movimentar no sentido do som.

A égua, fêmea do cavalo, possui uma gestação que pode durar uma média de 335 a 345 dias, ou seja, são cerca de 11 meses de prenhez. Se a égua ficar prenha de um jumento, o tempo de gestação é relativamente maior, chegando a durar cerca de 360 a 375 dias. O cavalo possui uma expectativa de vida de cerca de 25 a 40 anos.

São animais bastante velozes, um puro sangue inglês, por exemplo, é capaz de atingir até cerca de 60 km/h. É comum encontrar essa espécie de animal em qualquer parte do mundo, exceto nas regiões que são extremamente frias, como a Antártida.

Os Cavalos no Brasil

Há indícios de que os ancestrais dos cavalos são datados de cerca de 55 milhões de anos atrás. Os animais chegaram ao território brasileiro, junto com os bovinos, na Caravela Galga. Eles foram extremamente importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Eles chegaram no território brasileiro, por volta do ano de 1549, quando o militar e político português Tomé de Souza (1503 – 1579), que foi o primeiro governador-geral, ainda no período do Brasil Colônia, foi o responsável pela determinação de que os animais fossem de Cabo Verde para a Bahia.

Desde os primórdios, o cavalo serve ao homem.
Cavalos da raça manga larga paulista, são ótimos animais para passeios. (Foto: Pixabay)

Domesticação

O cavalo é um tipo de animal que manifesta um importante papel na vida e na história do ser humano e da humanidade em geral. A sua domesticação foi um avanço essencial para a sociedade. Quando são criados pelos homens, costumam ser alimentados com rações, milho e também, sal mineral.

As primeiras práticas de domesticação de cavalos ocorreram por volta do ano 3000 a. C., na Ásia Central, porém existem vários desencontros de informações, com relação ao começo de fato, da domesticação desses animais, por parte de pessoas especialistas no assunto, pelo mundo afora.

Quando se fala de domesticação, trata-se de um processo que faz com que uma espécie qualquer, entre os seres vivos, é levada a viver sob o domínio do ser humano. No caso dos cavalos, eles passaram a servir ao homem, sobretudo, como animais de tração e carga, além de serem utilizados também, em batalhas e na prática de esportes.

A Importância para os Humanos

No mundo animal, o cavalo é um dos animais que mais auxiliou no desenvolvimento da humanidade. O referido animal sempre teve grande importância na vida dos seres humanos. Existem algumas atividades desenvolvidas pelos equinos que sempre contribuíram com os homens, na rotina cotidiana, são elas:

  • Ajudam no manuseio com o gado, embora esteja se usando bastante a motocicleta, atualmente.
  • Eram utilizados para ajudar na movimentação dos mecanismos elaborados para moer grãos.
  • São usados como animais de carga.
  • São utilizados para o desenvolvimento de atividades esportivas, como: hipismo, rodeios, saltos e vaquejadas.
  • O cavalo é utilizado para a produção de soros, a exemplo do soro antiofídico, cuja maneira de se obter é extraindo o veneno da serpente e inserindo no cavalo. Depois que ocorre a produção dos anticorpos, uma parte do sangue é retirada e o plasma sanguíneo é processado. Depois, as hemácias são devolvidas para o corpo do cavalo.

 

O vídeo abaixo, apresenta alguns grupos de cavalos selvagens, que são animais em extinção e vivem no estado de Roraima, região Norte do Brasil:

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Cavalo; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/cavalo >. Acesso em 24 de janeiro de 2020 às 11:40.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]

Catalase

A Catalase é uma enzima intracelular que normalmente é detectada […]