Ciclismo

Conheça as principais modalidades

O ciclismo é um dos esportes mais conhecidos em todo o mundo. A atividade praticada com as crianças no parque próximo de casa, durante os finais de semana, ganhou notoriedade e virou um esporte profissional, presente em diversos torneios e competições.

Andar de bicicleta é algo muito comum no cotidiano das pessoas. Para as crianças, aprender andar no brinquedo, sem a ajuda das duas rodinhas, tem o mesmo sabor da vitória de subir em um pódio para os atletas profissionais.

Quando o ciclismo virou um esporte?

O ciclismo surgiu como um esporte, na Inglaterra, meados do século XIX.

A partir dessa época, as bicicletas estavam sendo aperfeiçoadas para ganhar velocidade. A primeira prova de ciclismo foi realizada entre Paris e Rouen, e a distância percorrida foi de aproximadamente 123 Km.

O ciclismo fez parte da primeira edição de Jogos Olímpicos em Antenas, no ano de 1896. No entanto, o primeiro campeonato mundial de pista já havia acontecido na Colônia, Alemanha, em 1895.                                           

Atualmente, as competições de ciclismo são divididas em três modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX. Entenda cada uma delas:

Pista

Essa modalidade é para qu classificam-se de acordo com a velocidade:

  • Velocidade / Sprint: essa é uma prova mais veloz. Nesse modelo, os ciclistas partem de dois em dois, analisando um ao outro. Para completar a disputa, os participantes precisam realizar três voltas, que são cronometradas. Vence a equipe que concluir as voltas primeiro.
  • Velocidade por equipe / Team Sprint: essa prova reúne um maior número de participantes, assim, as equipes posicionam-se com três ciclistas de cada lado. A cada volta realizada os participantes precisam abrir caminho para o colega da mesma equipe poder passar à frente. A vitória vai para o grupo que concluir o circuito em menos tempo.
  • Perseguição por equipes / Team Pursuit: esse modelo é muito parecido com o “Team Sprint”, porém as equipes contam com a presença de quatro integrantes. Nessa competição, os ciclistas alternam a posição entre eles, ficando na frente o atleta que possuir maior resistência ao vento. O objetivo é alcançar o grupo adversário, ou concluir a prova em menos tempo.
Imagem ciclismo
Ciclistas se preparando para competir. (Foto: Pixabay)

Moutain Bike

Essa modalidade surgiu como uma adaptação realizada por jovens americanos. Eles tiveram a ideia de reinventar um exercício que já era praticado nas trilhas de terra da Califórnia. Dessa forma, adaptaram esse estilo de ciclismo para ser praticado em estradas montanhosas e terrenos irregulares.

O americano Gary Fisher foi o principal responsável por adequar as bicicletas do ciclismo de estrada para as pistas acidentadas (montain bike).

A diferença entre as duas modalidades está na qualidade dos pneus. Nas pistas acidentadas, as bicicletas precisam de amortecedores traseiros e dianteiros, e os pneus usados são mais grossos. Além disso, as bicicletas pesam entre 8 kg e 9 kg.

As pistas devem ter, ao menos, 85% de elevações e declives, restando uma pequena parte plana. Essas dificuldades exigem do atleta um esforço maior para concluir a prova, que tem um tempo de aproximadamente 1h30 e 1h45. A distância varia entre 4 e 6 quilômetros.

A inauguração desse esporte nas modalidades olímpicas aconteceu em Atlanta, Estados Unidos, no ano de 1996. Atualmente, o montain bike reúne diversas disputas, espalhando o ciclismo pelo mundo.

Ciclismo de estrada

Foi a primeira modalidade a ser disputada na história do ciclismo. A primeira competição aconteceu em Paris, no parque Saint Cloud. No Brasil, o ciclismo de estrada ganhou notoriedade quando houve a primeira competição oficial do esporte no velódromo brasileiro, em 1895.

Um ano depois, o ciclismo de velocidade estreou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Atenas durante a primeira edição da Era Moderna. Na época, a volta realizada foi de 87 km, partindo da própria capital.

As bicicletas do ciclismo de estrada possuem os guidões mais baixo, o que obriga o atleta a se curvar dos obstáculos. Diferente das outras modalidades, elas possuem um peso de aproximadamente 7 Kg devido à presença do material composto de carbono. Essa modalidade reúne dois tipos principais de provas:

  • Resistência: nessa prova são exigidos 195 km para os homens e 70 km para as mulheres.
  • Contra o relógio: nesse modelo, os ciclistas partem de dois em dois minutos, vencendo aquele que concluir em menos tempo.

BMX

O Bicycle Moto Cross ou BMX é uma variação do ciclismo de terra. Ao contrário das outras modalidades, essa é mais emocionante para o público que assiste. Além de disputar a vitória, no BMX os ciclistas realizam saltos impressionantes ao passarem pelos obstáculos.

As manobras do esporte surgiram na Holanda, final da década de 50, por influência do motocross (esporte realizado com motos). Os jovens holandeses queriam se inspirar, porém criando algo que pudesse usar as bicicletas. Com isso, iniciaram os primeiros experimentos correndo em pistas de terra.

Benefícios para a saúde

Assim como os outros esportes, o ciclismo traz excelentes benefícios para a saúde. Abaixo, o Guia Estudo selecionou os principais deles:

  • Reduz o estresse: as atividades físicas podem proporcionar inúmeras sensações de prazer. Pedalar em grupo é uma ótima forma de melhorar o convívio social, além de relaxar e esquecer os problemas do dia a dia.
  • Auxilia na respiração: o esporte é excelente para quem deseja melhorar o condicionamento físico. O ciclismo auxilia a manter uma respiração com mais ritmo e constância, o que é excelente para o bombeamento do sangue.
  • Fortalece a musculatura: andar de bicicleta exige das pernas muito esforço e auxilia no fortalecimento dos músculos dessa região. Além disso, trabalha outros músculos como os glúteos e coxas, evitando o aparecimento de lesões na realização de outras atividades.

Confira no vídeo abaixo algumas dicas para quem está iniciando no ciclismo:

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Ciclismo; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/ciclismo >. Acesso em 23 de janeiro de 2020 às 18:48.

Copiar referência

Outros Artigos de Educação Física

Importância da atividade física para saúde

A importância da atividade física para a saúde

A importância da atividade física para a saúde está diretamente […]

esportes-paralimpicos-atletismo-pista

Esportes Paralímpicos

Os Esportes Paralímpicos melhoram a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora […]

beisebol

Beisebol

Em uma partida de beisebol o objetivo  é pontuar batendo […]

ginástica laboral

Ginástica laboral

A ginástica laboral é o alongamento de várias partes do […]