Ciclo da Água

Processo ininterrupto que garante a vida na Terra

Ciclo da água, conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico, é o processo de transformação da água na natureza. Esse ciclo é permanente e não tem fim.

A água desempenha papel indispensável na vida de todos os seres humanos e é amplamente encontrada na crosta terrestre em seu estado líquido em mares, rios, lagos, oceanos, além de camadas abaixo da terra ou geleiras.

No entanto, os outros estados da água – gasoso ou sólido – também possuem papéis determinantes na vida na Terra.

Ciclo da água na natureza

O ciclo da água é um processo ininterrupto, sem começo ou fim. Para facilitar a compreensão, divide-se em 5 etapas:

  1. A energia do sol reflete na Terra e esquenta os rios transformando a água do estado líquido para o estado gasoso. Essa mudança de estado ocorre graças ao calor do sol que incide sobre a água. A esse processo dá-se no nome de evaporação.
  2. Quando esse vapor esfria, a água começa a se condensar e a ficar acumulada na atmosfera, formando grandes nuvens e nevoeiros. Neste momento, o ciclo da água já passou por mais uma etapa: a condensação. A condensação é um dos estados físicos da água em que acontece a transformação do estado gasoso para o líquido.
  3. Inevitavelmente toda essa água em forma de vapor irá voltar para atmosfera em forma de chuva. Essas gotículas ficam cada vez mais pesadas e retornam para o estado líquido por meio de precipitação. Em regiões muito frias, é possível que a água volte rapidamente para o estado sólido formando granizos.
  4. Quando a água da chuva cai na crosta terrestre, parte dela vai para os lençóis subterrâneos através de infiltração.
  5. As plantas, aproveitando da abundância de água nos lençóis freáticos, absorvem parte da umidade. Depois de utilizar a água para os seus processos químicos, a devolve para o ar por meio de transpiração.

Nem toda água que cai da chuva vai para os lençóis freáticos. A grande maioria fica acumulada em rios, lagos e oceanos e por meio da evaporação volta para o início do ciclo.

ciclo da água
Processo do ciclo da água na natureza.  (Foto:  Wikipedia Commons)

Transformações do estado da água

O ciclo da água é essencial para o funcionamento do meio ambiente.

É através dele que ocorrem inúmeros processos na Terra, como: variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.

Por isso, é de extrema importância a preservação da água em todos os seus estados.

Confira mais informações sobre os processos de transformação durante o ciclo da água.

Evaporação

É uma importante etapa do ciclo da água. Como explicado acima, o processo de evaporação é iniciado quando o calor irradiado pelo sol aquece as águas da superfície terrestre (rios, lagos, mares e oceano). Neste momento, ocorre a mudança do estado da água: líquido para o gasoso.

Fatores que afetam a taxa de evaporação:

  • A concentração da substância evaporante no ar;
  • A concentração de outras substâncias no ar;
  • Temperatura;
  • Pressão;
  • Superfície de contato;
  • Vazão de ar;
  • Forças intermoleculares;

A água evapora com maior intensidade quando a temperatura é alta. Por isso, a elevada taxa de evaporação dos oceanos está intimamente relacionada a influência das altas subtropicais.

Condensação

É a mudança do estado da água: gasoso para o líquido. Isso pode acontecer, na natureza, quando o vapor d’água se condensa formando nuvens e nevoeiros, ou então em sistemas fechados com o vapor comprimido.

Em ambas situações, o processo depende do equilíbrio entre a pressão e temperatura.

Precipitação

É o fenômeno relacionado à queda de água do céu. Chuva, granizo e neve são exemplos.

A precipitação é uma parte fundamental do ciclo hidrológico, sendo responsável por devolver a maior parte da água doce para o planeta.

Infiltração

A água que chega ao solo tem diferentes destinos. Uma parte é reenviada à atmosfera por meio da evaporação, outra parte fica no interior do solo, nos lençóis freáticos.

O excesso de água das chuvas escoa sobre a superfície em direção às áreas de altitudes mais baixas, desaguando em lagos, riachos, rios, mares e oceanos. No entanto, boa parte desse volume antes é antes absorvido pela terra.

A infiltração é fundamental para regular o escoamento de fluxos repentinos de água, que nas cidades provocam inundações.

Transpiração

As plantas, depois de utilizar a água em seus processos vitais, devolve o elemento à atmosfera por meio do processo de transpiração.

A vegetação tem forte influência no ciclo da água, pois parte da água que cai (das chuvas, por exemplo) é sugada pelas raízes das plantas e retorna para a atmosfera através da transpiração ou evaporação.

Ficou com dúvida? Confira o vídeo sobre ciclo da água.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDES, Maria. Ciclo da Água; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/ciclo-da-agua >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 17:52.

Copiar referência

Outros Artigos de Química

formula estrutural condensada linear

Fórmula Estrutural

A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]

Forças intermoleculares

Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]

Filtração

Filtração

Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]

Explosão causada por elementos radioativos

Fissão Nuclear

A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]