Citoplasma

Material gelatinoso localizado no interior da célula

O citoplasma é uma parte da célula onde está contido o núcleo e as organelas. Nele também se encontram estruturas com funções distintas. O citoplasma é composto pelo citosol, um líquido transparente e fluido.

O citosol é mais viscoso no contorno do citoplasma, apresentando uma consistência de gelatina mole. Essa região é chamada de ectoplasma. Na região central da célula está situado o endoplasma, que apresenta uma consistência mais fluida.

Citoplasma: conceito

A citologia, área da ciência que estuda as células, apoiava-se na ideia de que a célula dos seres vivos comportavam um líquido viscoso onde se localizava o núcleo. Esse líquido, portanto, foi designado de citoplasma. A origem do termo vem do grego, onde ‘kytos’ significa vasos e ‘plassos‘ quer dizer moldes.

Com a progressão da ciência e tecnologia, os cientistas conseguiram se aprofundar nos detalhes das células vivas. Após investigações precisas feitas em um microscópio eletrônico, os cientistas conseguiram identificar pequenas cavidades que continham proteínas, bolsas membranosas, além de filamentos e granulações que distribuem substâncias pela célula.

Citoplasma
O citoplasma é uma parte da célula onde está contido o núcleo e as organelas. (Foto: Wikimedia Commons)

Citoplasma: função

É no citoplasma que acontecem boa parte da síntese das enzimas e atividades metabólicas da célula. Ele armazena as substâncias químicas que são fundamentais para a manutenção da vida. Delimitado pela membrana plasmática, o citoplasma preenche todo o interior das células eucariontes.

O citoplasma consiste na sustentação esquelética celular por meio de uma estrutura formada por microfilamentos e túbulos proteicos. As estruturas encontradas no citosol possuem características distintas que promovem na célula a realização de alguns movimentos.

Outra função importante do citoplasma é a respiração celular, responsável pela produção de energia útil para todas as células do corpo.

Ficou com alguma dúvida? Assista ao vídeo:

Citoplasma: composição

O citoplasma, como dito acima, é a região onde está localizada um material viscoso, na qual a maior parte é composta de água, além de outras substâncias como proteínas, íons, sais minerais, açúcares, aminoácidos e outros nutrientes.

O citoplasma é diferente em cada espécie, em razão disso, é necessário diferenciá-lo em dois tipos de células. São elas:

Células eucariontes

As células eucariontes ou eucarióticas apresentam membrana celular separada e vários tipos de organelas. 

A maior parte dos seres vivos são dotados desse tipo celular (Reino Animal, Reino Vegetal e Reino Fungi). Essas células são compostas por várias estruturas membranosas conhecidas como organelas citoplasmáticas, além de tubos e filamentos de proteína chamada de citoesqueleto.

Células procariontes

Nas células procariontes, o citoplasma é constituído de citosol e não apresenta membrana celular, diferente das células eucariontes.

Mais comum em bactérias e arqueas, as células procariontes não possuem núcleo, uma vez que o material genético (DNA) está dentro do citosol. Esse componente contém ribossomos e granulações que são ligadas ao RNA, responsável pela produção de proteína.

Citoesqueleto

O citoesqueleto é um sistema de estruturas complexas presente nas células. Ele é constituído por tubos e filamentos proteicos com espessura bem fina. Apenas as células eucariontes dispõem dessa estrutura.

O citoesqueleto tem como principais funções definir o formato da célula e estruturar sua organização interna, possibilitar que a célula se junte a outras, além de promover a circulação de materiais intracelulares.

Além disso, o citoesqueleto também auxilia na movimentação da célula eucarionte. Os quatro principais tipos de deslocamento realizados por essa célula são a contração dos músculos, o movimento ameboide, o movimento dos cromossomos durante a divisão celular, além dos movimentos dos cílios e flagelos.

Organelas do citoplasma

As organelas são pequenas estruturas que funcionam como órgãos. Elas realizam diferentes funções como a respiração, nutrição, secreção, etc.

O Guia Estudo reuniu as principais organelas. Confira abaixo:

O Complexo de Golgi é uma organela do citoplasma constituída por seis a vinte bolsas membranosas em formato achatado, colocadas umas às outras. Além de separar moléculas para serem secretadas, essa organela sintetiza lipídeos e proteínas.

Os lisossomos são organelas compostas por enzimas digestivas e sua função, obviamente, é digestão de grande parte das substâncias orgânicas. Os lisossomos apresentam duas funções digestivas distintas:

  • A primeira função, chamada de heterofágica, ocorre quando o material capturado por fagocitose ou por pinocitose na região externa da célula é digerida.
  • A segunda função, chamada de autofágica, se refere a digestão dos restos da própria célula.

É importante salientar que a produção dessa organela acontece através de bolsas que se separam do Complexo Golgiense.

As mitocôndrias possuem a função da respiração celular, além disso fornecem energia para as células através da síntese de glicose e oxigênio. Apresentam formato alongado e fazem parte de todas as células eucariontes.

Os peroxissomos são membranas que fazem parte de células animais e células vegetais. Sua principal característica consiste em oxidar os ácidos graxos para sintetizar o colesterol e para o uso na respiração celular.

O retículo endoplasmático liso tem esse nome pois não apresenta ribossomos aderidos. Entre as principais funções dessa organela está a síntese de lipídeos e hormônios, além do armazenamento de cálcio e a desintoxicação da célula. Essa organela é muito encontrada nos hepatócitos (células do fígado).

O Retículo Endoplasmático Rugoso (ou Granular) é uma organela que atua na produção e transporte de proteínas celulares através do citoplasma. Apresenta formato parecido ao do retículo endoplasmático liso, pois possui polirribossomos presos na membrana externa da célula.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDES, Maria. Citoplasma; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/citoplasma >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 17:50.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]