Clima Equatorial

Clima tropical de altas temperaturas

O Clima Equatorial é um clima tropical de altas e constantes temperaturas, excessivas chuvas, ventos leves e alta umidade durante todo o ano, com uma pequena amplitude térmica anual.

Esse tipo de clima ocorre na zona mais quente do planeta, quase sempre na linha do Equador. Também conhecido como clima de floresta tropical e as regiões que possuem esse tipo de clima, geralmente são caracterizadas como florestas tropicais.

Clima Equatorial
Floresta Amazônica é um importante Bioma mundial. (Foto: Wikipédia)

O clima equatorial é especificamente quente e úmido e se caracteriza pela alta temperatura média do ar, que gira em torno de 24°C e 28°C, com uma média mensal superior a 18°C por causa da elevada pluviosidade. Os lugares onde se predomina esse tipo de clima estão situados na faixa de 10º de latitude da linha do Equador.

O que é clima?

Clima é a continuidade dos distintos estados do tempo, quando são repetidos e se sucedem na atmosfera no decorrer do ano e em uma região específica. Para descobrir o clima de um determinado local, é preciso observar o tempo atmosférico continuamente, por muitos anos, para analisar a regularidade das associações dos seus componentes.

Componentes que formam o clima:

  • Precipitações (chuva, granizo, neve);
  • Pressão atmosférica (ação gerada pela força do ar);
  • Temperatura;
  • Ventos.

Subtipos do Clima Equatorial

Clima Equatorial é comum em regiões florestais, como a Floresta Amazônica, no Brasil, Floresta do Congo, na África e na região sudeste da Ásia. Registrado na faixa em volta da linha do Equador, cobrindo uma média de 6% da superfície terrestre.

Há dois subtipos do clima Equatorial:

  • Clima Equatorial Úmido
  • Clima Equatorial Semiúmido

Clima Equatorial Úmido

É um tipo de clima que apresenta altas temperaturas durante todo o ano. Predominante na região amazônica. Com uma boa distribuição de chuvas ao longo dos 12 meses do ano e a estação seca bem curta, provoca médias pluviométricas altas. O processo de evapotranspiração garante uma umidade continua em regiões onde predominam esse clima. (Exemplo: Região Amazônica).

Clima Equatorial Semiúmido

É um clima bem quente e menos chuvoso que o Equatorial Úmido. Isso acontece quando o relevo é acidentado e as correntes de ar deslocam as massas equatoriais, nas regiões onde esse clima é predominante. Diferente do úmido, por que possui a média pluviométrica mais baixa e possui duas estações bem definidas, a chuvosa mais longa e a seca. (Exemplo: Planalto Norte-Amazônico).

Regiões com Clima Equatorial

  • América do Sul: Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela;
  • América Central: Jamaica, Panamá, Porto Rico, República Dominicana;
  • África: Camarões, Congo, Gabão, Libéria, Nigéria, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Ilha de Madagascar;
  • Ásia: Índia, Indonésia, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia;
  • Oceania: Ilhas do Pacífico (Linha do Equador) – Ilhas Salomão, Papua Nova-Guiné.

Características do Clima Equatorial

  • Pluviosidade alta, com muita chuva, (2.000 a 3.000 milímetros por ano);
  • Temperatura média anual em torno de 26°C, com pouca variação;
  • Umidade relativa do ar é elevada, (média anual de 90%);
  • Úmido, com alto índice de evaporação e altas temperaturas por todo o ano;
  • No verão, as temperaturas podem chegar a 35°C durante o dia;
  • No inverno, as temperaturas podem chegar a 18°C durante a noite.

Florestas Equatoriais

São florestas desenvolvidas próximo à linha do Equador, encontradas na América do Sul, África e sudeste da Ásia. Suas temperaturas são de características elevadas e chuvas fartas no decorrer de todo o ano, mantendo assim, a floresta bem úmida.

Essa umidade promove o desenvolvimento da vegetação rica e densa no tocante a espécies vegetais, com uma flora bastante variada e diversificada. Além disso, possuem uma vasta e rica fauna. As florestas equatoriais são grandes e largas, isso ajuda na absorção maior da luz do sol, o que ajuda a subir as taxas de fotossíntese.

O desmatamento é o grande vilão das florestas equatoriais, muitas áreas já foram transformadas em pastos e terras de cultivo agrícola. Como são praticadas queimadas para desmatar, o solo acaba sendo prejudicado e perde qualidades como a fertilidade.

Com a baixa qualidade do solo por causa do desmatamento, essas florestas possuem tempo determinado de uso e depois são abandonadas. Com o abandono é necessário fazer outro desmatamento o que provoca um efeito dominó, onde não se repõe as espécies perdidas e o quadro só piora.

As principais florestas equatoriais são: a Floresta Amazônica, localizada na América do Sul e a Floresta do Congo que se localiza na África.

Floresta Amazônica

Nome científico: Floresta Latifoliada Equatorial.

Possui esse nome por sua vegetação ser de folhas grandes e largas, também por ser próxima da região do Equador. É densa, perene (não perde folhas durante o ano, nem em nenhuma estação) e hidrófila (adaptada à presença de água em abundância). Ela tem composição heterogênea, com fitofisionomias, podendo ser classificadas de acordo com a proximidade de cursos d’água.

A Amazônia possui uma fauna muito rica e ocupa cerca de 40% do território brasileiro, além de fazer parte de territórios da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa e Venezuela. No Brasil, ela abrange quase toda a região norte, ocupando os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, além do norte do Mato Grosso e oeste do Maranhão.

Floresta do Congo

É a segunda maior floresta tropical do mundo e fica atrás somente da Floresta Amazônica, na América do Sul. Ocupa boa parte da África Central, totalizando uma média de 1.800,000 quilômetros quadrados e abrange seis países: Camarões, Gabão, Guiné Equatorial, República Centro Africana, República Democrática do Congo e República do Congo.

Clima Equatorial
Imagem de satélite da Floresta do Congo na República Democrática do Congo – África. (Foto: Flickr)

A floresta do Congo é um ecossistema dos mais ameaçados do mundo, por causa de pressões econômicas. Queimadas praticadas pelo interesse de desenvolvimento da agricultura destrói cada vez mais a área florestal. Desde o final do século XX, a Floresta do congo aponta as maiores taxas de desflorestamento do mundo.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Clima Equatorial; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/clima-equatorial >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:26.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]