Clima Semiárido

Clima predominante no Norte e Nordeste do Brasil

O clima semiárido ou tropical semiárido é um clima caracterizado por longos períodos de estiagem, altas temperaturas, chuvas escassas e mal distribuídas. Entre os climas do Brasil, ele é o mais quente e predomina na região Nordeste do país.

No território brasileiro, ele é encontrado em uma região denominada de “Polígonos das Secas”.  Os estados que apresentam clima semiárido são: Bahia, Ceará, Alagoas, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte; além de parte do sudeste do país, a exemplo do norte de Minas gerais.

A nível mundial, o clima semiárido abrange partes da América do Norte, compreendendo Estados Unidos, Canadá e México; América do Sul, atinge a Venezuela, Equador, Argentina e Brasil; África, engloba a região norte, central e sul; Europa, presente na Espanha, Ucrânia, Rússia, Turquia; e Ásia e Oceania.

Antes de conhecer as características que formam o clima semiárido é importante conhecer a diferença entre clima e tempo.

Tempo X Clima

O tempo é um estado da atmosfera manifestado em local determinado e em momento definido, ou seja, embora o clima semiárido seja predominante em uma região, o local pode apresentar dias quentes, que é o mais comum nesse tipo de clima, bem como dias chuvosos.

Por outro lado, o clima é um conjunto de características permanentes na atmosfera por um tempo médio. O clima trabalha com a média de temperatura, pluviosidade, entre outros aspectos, enquanto o tempo considera, por exemplo, os dias quentes e dias frios ao longo de um curto espaço de tempo.

Tanto o clima como o tempo sofrem influências de três elementos básicos, que afetam diretamente as condições climáticas de uma região. Tais elementos são determinantes para a definição do clima semiárido e tantos outros climas do Brasil. Os principais são:

Pressão atmosférica: é a pressão exercida pelo ar sobre a superfície da Terra, ainda que essa ação não seja percebida pelos seres vivos. A pressão atmosférica acontece por causa da gravidade que é exercida sobre as moléculas de ar. Ela interfere na definição do clima e nas condições gerais de meteorologia;

Temperatura: a temperatura é um dos elementos mais importantes do tempo, podendo variar de região para região. Quanto mais próximo à Linha do Equador, maior tende a ser a temperatura. Além disso, a altitude também influencia na determinação das condições climáticas, logo, quanto maior a altitude, menor será a temperatura;

Umidade do ar: a quantidade de água em forma de vapor presente na atmosfera constitui a umidade do ar. As regiões mais úmidas tendem a apresentar menor variação de temperatura. Ao mesmo tempo, as áreas mais quentes tendem a ser mais úmidas, já que quanto mais quente o ar estiver, maior será sua capacidade de absorver água.

Entre tantos aspectos, o clima também possui fatores dinâmicos e estáticos que interagem entre si, influenciando justamente na percepção atmosférica do tempo. São eles:

  • Latitude;
  • Altitude;
  • Maritimidade;
  • Continentalidade;
  • Relevo;
  • Massa de ar;
  • Vegetação;
  • Urbanização.

Características do clima semiárido

O clima semiárido apresenta algumas características principais como: altas temperaturas, índice pluviométrico baixo (com chuvas irregulares ou escassas), e vegetação arbustiva. Acompanhe o resumo de cada uma delas.

Temperatura

A temperatura influencia diretamente na umidade do ar. O clima semiárido varia muito pouco, apresentando temperaturas entre 25°C e 28° C. No Nordeste brasileiro, as massas atuantes são a Equatorial continental (mEc) e Tropical atlântica (mTa).

Além disso, o clima também é influenciado pelas massas Equatorial atlântica (mEa) e Polar atlântica (mPa).

Baixo índice pluviométrico

No Brasil, o clima semiárido apresenta poucas chuvas, mais concentradas nos meses de verão. Porém, o semiárido brasileiro é considerado o mais chuvoso do planeta, quando comparado a outras regiões, já que o índice pluviométrico desses locais pode variar entre 80 a 250 mm/ ano.

O Brasil apresenta uma quantidade de chuva anual, que varia de 200 a 800 milímetros. No entanto, a variação pluviométrica é distribuída de forma irregular, concentrando-se em poucos meses do ano, o que provoca abaixa umidade do ar, rios intermitentes e solo pedregoso.

Vegetação

Entre os biomas brasileiros, a caatinga, com predominância da xerófila e do cerrado, são vegetações típicas do clima semiárido, principalmente no sertão brasileiro, atingindo cerca de 1/3 do território. A caatinga ocupa uma área de aproximadamente 955.000 km².

A caatinga é um bioma do clima semiárido
Xerófila na caatinga, bioma típico do clima semiárido. (Foto: Wikipedia)

O cerrado, por sua vez, apresenta um verão com alto índice de chuva e inverno bem seco. Nesse tipo de vegetação, o solo abriga plantas de aparência seca, árvores baixas e retorcidas, uma vez que o solo é pobre em nutrientes e rico em minérios.

Problemas causados pelo clima semiárido

Por ser muito seco, as regiões que possuem esse tipo de clima sofrem bastante com problemas econômicos, sociais e ambientais. A escassez de água, por exemplo, dificulta o desenvolvimento da agricultura, o que causa falta de emprego e gera pobreza na região.

O êxodo rural é um problema social que atinge muitas famílias no Brasil na tentativa de fugir dos problemas causados pela seca. 

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Clima Semiárido; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/clima-semiarido >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 15:15.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]