Clima Subtropical

Tipo climático que abrange as regiões ao sul do Trópico de Capricórnio

O clima subtropical, também chamado de clima temperado, é predominante nos seguintes lugares: ao norte do Trópico de Câncer da América do Norte; na Península Arábica; no sudeste da América; na Austrália; no norte da Índia; no sudeste chinês; e nas regiões norte, centro e sul no continente africano.

Na América do Sul, o clima subtropical abrange os países da Argentina, o Uruguai, o Paraguai e o Brasil.

Essas localidades do globo terrestre, que possuem clima subtropical, têm latitudes médias de 25ºC ao norte e 35ºC ao sul. Isso significa que as quatros estações do ano – verão, outono, inverno e primavera, são bem definidas.

No clima subtropical a amplitude térmica no ano tem grande variação, ou seja, a diferença da temperatura mínima e da temperatura máxima é bem acentuada.

A estação mais quente costuma atingir altas temperaturas, em torno de 30ºC. Ao passo que no inverno os termômetros marcam baixíssimas temperaturas que podem atingir 0ºC, ocasionando geadas e neves.

As chuvas têm boa distribuição anual, com alto índice pluviométrico que pode atingir 1250 e 2000 milímetros. A umidade relativa do ar costuma apresenta-se em torno de 60% e 85 %.

As massas atmosféricas tropicais e polares controlam o clima subtropical.

Características do clima subtropical

  • Estações do ano bem definidas;
  • Distribuição regular pluviométrica;
  • Verões quentes e curtos, em torno de 22ºC;
  • Inverno com baixas temperaturas, em torno de 0ºC a 10ºC;
  • Nas regiões mais alta pode ocorrer geadas e neves.

Clima subtropical no Brasil

Os climas do Brasil variam em cada região e com o tipo climático subtropical não é diferente. Essa denominação é devido a sua área de abrangência e localização no país. Ele ocorre na parte ao sul do Trópico de Capricórnio.

Os estados que possuem esse clima são predominantemente da região sul: as regiões sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As temperaturas médias, normalmente, costumam ficar abaixo dos 21°C. A ocorrência de neve é rara, mas pode nevar na parte de maior altitude.

As estações do ano não são bem definidas. O outono e a primavera não são sentidos pelas suas condições climáticas. Assim, são períodos que favorecem o processo vegetativo das plantas e não necessariamente perceptível pelas pessoas.

Clima Subtropical Amplitude Térmica
Ocorre grande variação de amplitude térmica nas regiões de clima subtropical. (Foto: Wikipedia)

Os verões são de elevadas temperaturas, aproximadamente 40ºC. Já nos invernos a temperatura diminui consideravelmente, podendo ocorrer até neves e geadas em algumas localidades. Isso configura uma grande variação da amplitude térmica, o que é característico do clima subtropical.

Conforme a classificação mais utilizada na geografia, ecologia e climatologia, chamada de classificação climática de Köppen-Geiger, o clima subtropical no Brasil é dividido em:

  • Clima subtropical com verões quentes: ocorre na região sul do país;
  • Clima subtropical de verões amenos: ocorre na parte mais acima da região sul do país.

Clima subtropical com verões quentes

O clima subtropical com verões quentes apresenta-se com temperaturas maiores que 22ºC. Os índices pluviométricos são elevados.

Clima subtropical de verões amenos

Já o clima subtropical de verões amenos tem verões mais suaves, isso significa que a temperatura não ultrapassa os 22ºC. As chuvas são uniformes ao longo do ano.

Vegetação do clima subtropical

A vegetação do clima subtropical não é uniforme. É possível encontrar vários tipos de vegetação ou até mesmo áreas com pequenas e poucas espécies arbóreas. Veja a vegetação típica desse clima:

  • Florestas subtropicais;
  • Araucárias;
  • Pampas;
  • Florestas temperadas;
  • Pradarias.

A falta de padronização dos tipos de vegetação do clima subtropical ocorre devido a localidade onde desenvolvem-se e da latitude de cada região ou localidade.

O Hemisfério Norte é a região do desenvolvimento mais comum das florestas temperadas. Elas são caracterizadas de florestas caducifólia e de perenifólia.  Na primeira, ocorre a perda periódica das folhas no outono e no inverno e na segunda, as folhas das árvores não caem periodicamente. 

As florestas subtropicais são típicas nos países da Argentina, no Paraguai e Uruguai.

Vegetação do clima subtropical no Brasil

No Brasil, a vegetação também diferencia-se conforme a altitude e a localização geográfica. As florestas subtropicais desenvolvem-se nos estados da região sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As araucárias são típicas da região meridional do país, região mais alta. Embora com muita devastação ambiental, esse tipo de vegetação apresenta solo diversificado, rios perenes e muita fertilidade natural. Nas regiões mais baixas encontram-se as planícies.

Os pampas ou campos da região sul são um tipo de vegetação composta de gramíneas rasteiras, algumas árvores e as herbáceas. Eles localizam-se nas planícies e ocupam 63% do território do Rio Grande do Sul.

Os pampas apresentam características climáticas específicas. As temperaturas médias são de 18ºC, o clima é temperado e formado pelas coxilhas. Nessa região dos pampas a principal atividade econômica é a pecuária, ou seja, criação de gados.

As padrarias também são um tipo de vegetação comum no Brasil. Elas localizam-se nas regiões meridionais e caracterizam-se pela abundâncias de espécies herbáceas.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

ARAÚJO, Andréa. Clima Subtropical; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/clima-subtropical >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 15:46.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]