Como falar inglês

Técnicas simples e econômicas ajudam na aprendizagem

É normal querer saber como falar inglês, principalmente na atualidade em que esse idioma é importante para as relações internacionais.

A importância de saber falar inglês vai além do âmbito do mercado de trabalho, sendo necessário para navegar por alguns sites na internet, assistir aos filmes e séries sem tradução (que muitas vezes acaba confundindo), para prestar Mestrado e Doutorado, etc.

No decorrer do texto será discorrido o que é preciso saber para falar inglês, além de técnicas de aprendizagem para aprender a falar de forma rápida e gratuita, com diversas dicas exclusivas para auxiliar no aprendizado.

Como aprender inglês sozinho

O melhor jeito de aprender inglês e qualquer outro idioma é trabalhando o “listening”, que trata-se de ouvir o idioma que se quer aprender, diversas vezes, sem recorrer à tradução imediata. Para isso, deve-se observar o contexto das falas, as expressões, tentar identificar palavras já conhecidas e ouvir, ouvir e ouvir!

No começo do aprendizado pelo listening (escuta), o idioma estudado pode ser entendido como um ruído, quando pouco do que é ouvido é entendido e assimilado.

Com o contínuo hábito de escuta, chega-se ao passo em que as palavras começarão a ser identificadas, aos poucos, até que tornem-se facilmente assimiladas em diálogos posteriores.

O que acanha algumas pessoas na hora de falar inglês é o medo de errar na concordância e de pronunciar a palavra de forma errada. Acredite: isso é o que os nativos do idioma menos prestam atenção, principalmente se souberem que trata-se de um estrangeiro aprendendo a falar uma nova língua.

O mais importante na comunicação do novo idioma é entender o seu contexto. Analisando um diálogo em português, por exemplo, ocorre de, muitas vezes, uma pessoa não entender tudo o que foi dito e, mesmo assim, conseguir responder porque entendeu o contexto da situação ou da pergunta.

É só lembrar de quantas vezes alguém te fez uma pergunta e você não ouviu todas as palavras mas conseguiu dar a resposta.

Como falar inglês
Uma das melhores formas de aprender a como falar inglês é escutando o idioma. (Foto: Pixabay).

A explicação para o caso acima é que, em algumas situações, nem os fluentes do próprio idioma ou de outra língua conseguem ouvir 100% do que foi dito, principalmente se estiverem fazendo atividades paralelas à conversa. Contudo, a comunicação torna-se possível porque a pessoa conseguiu identificar palavras-chaves ou trechos do que foi dito e assimilou ao contexto do diálogo. Isso tudo de forma natural e rápida.

Assim deve ser no aprendizado do idioma. Se você quer saber como falar inglês, deve-se atentar às palavras-chaves, que permitam a identificação da frase, ao invés de tentar traduzir palavra por palavra. Acredite: nem os fluentes em inglês entendem todas as palavras de uma frase mas, sim, o seu contexto.

Por falar em tradução, outro quesito relevante para saber como falar inglês é evitar a tradução mental. Durante a conversação com um indivíduo que fala outro idioma, muitas pessoas ouvem e começam o processo de tradução interna mental, tentando traduzir palavra por palavra.

A consequência disso é a tensão, proveniente de não dar conta de prestar atenção nas frases seguintes e, ainda, responder com atraso já que a informação precisa chegar ao cérebro, depois ser traduzido para o idioma do aprendiz, para depois ser pensado na resposta com o idioma do ouvinte.

Esse processo torna-se desgastante e impede uma comunicação fluída, além do que as palavras em inglês (assim como em outros idiomas) nem sempre podem ser traduzidas ao pé da letra.

Como falar inglês de forma fluente

Já pensou que a resposta para essa pergunta pode estar em “como falar português?”. Durante a fase em que a criança aprende o seu idioma nativo ela está em constante contato com a língua, seja pela audição ou leitura e escrita.

Já parou para pensar que na fase em que uma pessoa começa a se comunicar com os seus semelhantes ela não começa pela gramática, muito menos pelos verbos ou memorização das palavras mais usadas?

Se no idioma natural do indivíduo ele aprende naturalmente pelo contanto com o ambiente, compreendendo e respondendo às situações que o envolvem, como os dias da semana em inglês, por que para falar outro idioma é comum ver pessoas tentando decorar verbos?

Assim, a forma mais recomendada para aprender a falar inglês  fluentemente é estar em contato com conversações. Uma boa forma de treinar é por meio de clubes de conversação em inglês que existem tanto de forma presencial (por meio de encontros de estudantes e nativos) ou virtual (por meio de aplicativos e grupos em redes sociais).

Clubes de conversação em inglês

Para treinar o inglês ou outro idioma, dê preferência a participar de clubes de conversação. Em diversas cidades do Brasil existem grupos de brasileiros e intercambistas que reúnem-se para praticar. Nessa modalidade, existem os clubes pagos e gratuitos.

Há, ainda, a possibilidade de treinar por  meio de aplicativos específicos, em que aprendizes da nova língua trocam mensagens em inglês com intuito de aprender mais. Essa é uma das formas mais fáceis de saber como aprender a falar inglês rápido e grátis.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Chérolet, Brenda. Como falar inglês; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/como-falar-ingles >. Acesso em 01 de fevereiro de 2020 às 18:51.

Copiar referência

Outros Artigos de Inglês

frase com verbo to have

Verbo to have

O verbo to have indica posse e é o segundo […]

Mulher lendo

Reflexive pronouns

Reflexive pronouns são os pronomes reflexivos em inglês, utilizados nas […]

Pronomes pessoais em inglês i love you

Pronomes pessoais em inglês

Os pronomes pessoais em inglês (personal pronouns) são termos usados […]

Ordinal numbers

Ordinal Numbers

Ordinal numbers ou números ordinais fazem parte dos primeiros assuntos que […]