Cores frias

Cores que transmitem sensação de frio

As cores frias, segundo a Temperatura das Cores, são tonalidades que transmitem sensação de frio. Por isso, é dito que elas estão associadas ao gelo, a água, ao céu e a outros elementos da natureza.

Elas são: violeta, verde e azul. No que se refere às emoções, as cores frias normalmente estão associadas à calma, à tranquilidade, à tristeza ou à solidão, ao distanciamento, etc. Inclusive, alguns artistas utilizam essas cores quando querem transmitir tais emoções.

As cores são definidas como impressões de faixas luminosas captadas pelos olhos. Isso significa que a cor transmite uma sensação visual por meio da presença da luz. O termo “cor” é de origem latina (color), que significa colorir.

Antes de explicarmos como as cores frias podem ser obtidas, é importante saber a classificação das cores, ou seja, de que maneira elas se dividem e quais as características que elas possuem em comum.

Classificação das cores

Cores primárias

As cores primárias são aquelas que não podem ser obtidas por meio de outras cores, por isso também são denominadas de “cores puras”. São elas: vermelho, amarelo e azul. No entanto, as cores primárias podem originar outras cores.

Cores secundárias

As cores secundárias, como o próprio nome sugere, são cores originadas da união de duas cores primárias. Elas são: verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).

Cores terciárias

Por fim, as cores terciárias são aquelas obtidas através da junção de um cor primária mais uma cor secundária. Sabendo disso, as cores terciárias são as seguintes: amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).

Ao fazer uma análise baseada na classificação das cores, é possível identificar que as cores frias estão distribuídas entre as cores primárias, como é o caso do azul, e cores secundárias, como é o caso das cores violeta e verde.

O azul, como foi mencionado, é um cor pura, logo não é obtida por meio de nenhuma mistura. Por outro lado, o verde é obtido por meio da mistura entre o azul e o amarelo, e a cor violeta é obtida através da mistura entre a cor vermelha e o azul.

Note que ambas cores frias -verde e violeta- possuem a cor azul e outra cor fria em sua mistura, comprovando o que a classificação das cores explica: cores secundárias e terciárias misturam-se às cores primárias.

Além da sensação de frio, as cores frias correspondem às atitudes de introspecção e seriedade. Somado a isso, elas também transmitem sensações de relaxamento e de tranquilidade.

Quadro com cores frias.
Noite estrelada, quadro de Van Gogh, utiliza cores frias. (Foto: Wikipedia)

Característica da cores

Além das classificações, as cores frias, bem como todas as cores possuem três principais características. São elas:

  • Intensidade: a intensidade da cor é medida através da presença de brilho que ela possui. Ela pode ser considerada fraca (baixa) ou forte (alta). Um exemplo de alta intensidade é a cor amarela, enquanto a cor marrom é um exemplo de cor com baixa intensidade;
  • Tom: a tonalidade, por sua vez, é representada por meio da quantidade de luz presente na cor. Elas são classificadas em clara e escura. Assim, quando o preto é acrescentado a uma matiz ele adquire uma tonalidade mais cura. Já se for adicionada a cor branca, a matiz terá um tonalidade mais clara;
  • Matiz: a matiz é o que determina a tonalidade das cores. Dessa forma, todas as cores (primárias, secundárias e terciárias) são matizes, a exemplo do verde, vermelho, roxo, amarelo, etc.

Simbologia das cores

Não há nenhum estudo científico que comprove as sensações causadas pelas cores. No entanto, para a psicologia, elas podem interferir diretamente no humor das pessoas causando sensações de leveza, alegria, bem-estar ou tristeza. 

No caso das cores frias, a cor azul estimula a amabilidade, a serenidade e a paciência. Ela representa purificação e expulsa energias negativas. A cor verde representa a esperança, estimulando momentos de paz e equilíbrio. A cor roxa, por sua vez, está relacionada a momentos de reflexão e espiritualidade.

Círculo das cores ou Círculo Cromático

O círculo cromático ou círculo das cores é composto por 12 cores que ajudam na visualização das cores primárias, secundárias e terciárias que formam o espectro. O círculo está dividido em dois blocos: cores quentes e cores frias

Do lado esquerdo do círculo cromático estão as cores frias, enquanto que do lado direito estão as cores quentes.

No vídeo abaixo, acompanhe a diferença entre as duas classificações:

Os tons branco e preto, por sua vez, não passam de um resultado obtido através da presença ou ausência de luz. A cor branca é considerada um luz pura. Por meio dela é possível enxergar uma reflexão total das sete cores.

Já a cor preta consiste na ausência total de luz, visto que as cores não se refletem, elas são apenas absorvidas. Além das três cores frias básicas que já foram mencionadas, existem ainda as cores terciárias que são obtidas por meio da mistura entre elas, que são: amarelo-esverdeado, vermelho-alaranjado e amarelo-alaranjado.

A temperatura das cores classifica também as cores neutras, que não transmitem nenhum tipo de sensação, uma vez que elas apresentam pouca reflexão da luz, a exemplo dos tons marrons, pastéis e acinzentados.

Cores complementares

As cores complementares , conforme o círculo de cores, são aquelas que se posicionam de maneira oposta umas às outras. Dessa forma, é possível dizer que a cor complementar da cor secundária será sempre a cor primária ou vice-versa.

As cores terciárias, ao contrário destas, possui outra cor terciária como cor complementar. Exemplo: a cor complementar do vermelho é o verde, do azul é o laranja e o roxo, e assim por diante.

As cores complementares, de um modo geral, são usadas para diminuir a intensidade de outras cores e para obter cores neutras quando são misturadas. Normalmente, elas possuem um contraste maior e absorvem espectros com mais facilidade. 

Nas artes plásticas, elas são usadas para gerar movimento e harmonia ou desenvolver pontos de destaque.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Cores frias; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/cores-frias >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 15:00.

Copiar referência

Outros Artigos de Artes

Monumento à Terceira Internacional.

Construtivismo nas artes

O construtivismo nas artes está relacionado com o movimento artístico […]

A Commedia dell’arte fazia a utilização do humor e críticas à sociedade em palcos improvisados.

Commedia Dell’Arte

A Commedia Dell’Arte iniciou-se a partir do início do século […]

Circo armado

Circo

O circo é o lugar onde acontecem expressões artísticas que […]

características das cores matiz

Características das Cores

As características das cores podem ser descritas como matiz, tonalidade […]