Densidade Demográfica

Relação entre a demanda populacional e o território

Densidade demográfica, também chamada de população relativa, corresponde ao cenário de distribuição populacional em certos territórios, permitindo as análises socioeconômicas das regiões mais e menos povoadas.

Além disso, possibilita os estudos sobre as taxas de natalidade e mortalidade, fluxo de migratório e êxodo rural, problemas de habitação e infraestrutura, entre outros. No entanto, como qualquer cálculo estatístico, apresenta limitações.

Uma das principais é a generalização dos dados, já que o contingente de pessoas não costumam organizar-se de maneira uniforme em unidades regionais ou territoriais.

Como determinar a densidade demográfica?

A densidade demográfica é o resultado da razão entre o número de habitantes e a área da região ou país analisada (habitantes por quilômetros quadrados). No Brasil, por exemplo, a população é de aproximadamente 208,5 milhões e o território é  8. 516.000 Km², logo:

D = 208.500.000 / 8. 516.000

D = 24,5

A densidade da população brasileira em 2018 era de aproximadamente 24,5 hab/km².  

Alguns elementos afetam as taxas de densidade dos territórios. São eles:

  • Clima
  • Urbanização
  • Problemas ambientais
  • Fatores socioeconômicos
  • Endemias e epidemias
  • Guerras e conflitos

Densidade demográfica no mundo

Estima-se que, em 2017, a população mundial atingiu a marca de 7,6 bilhões. Sendo assim, a densidade demográfica do planeta era de 14,9 hab/km², pois a área é de 510.100.000 km².

As regiões mundiais com maiores densidades demográficas são:

  • Macau
  • Mônaco
  • Cingapura
  • Hong Kong
  • Barein
  • Malta
  • Maldivas
  • Bangladesh
  • Estado da Palestina
  • Barbados

Lembre-se que densidade não é sinônimo de tamanho da população. Ela se refere, exclusivamente, ao território. A China, por exemplo, é o país mais populoso do mundo, mas ocupa a 57° posição no ranking das densidades demográficas.

Entre os continentes a Ásia é o mais populoso, pois estão situados China e Índia. No entanto, a densidade é baixa por conta da extensão territorial. Já o país com maior taxa de densidade é Mônaco, no sul da França. Em 2018, chegou a 19.250 habitantes/km².

As menores densidades estão atreladas aos fatores que impedem a ocupação habitacional da localidade, a exemplo da Groenlândia, que possui 1 habitante por quilômetro quadrado por causa da proximidade com o oceano Glacial Ártico. A ilha tem a segunda maior concentração de gelo do planeta, perdendo somente para Antártida.

Densidade demográfica do Brasil

Em um mesmo espaço geográfico pode haver grandes diferenças nas densidades. Isso é recorrente no Brasil, que apresenta disparidades entre as regiões.

A Região Norte possui baixa densidade (4,70 hab/ Km²), diferentemente da Região Sul (51,38 hab/km²), Região Sudeste (94,63 hab/ Km²) e Região Nordeste (36,49 hab/Km²). Se a mesma quantidade de habitantes do Sudeste fosse realocadas para Norte, a densidade continuaria baixa, pois sua superfície é de grandes proporções. Já se o fenômeno fosse inverso, as taxas de população relativa aumentariam.

A cidade com maior densidade do país é Taboão da Serra, em São Paulo. Ela chegou a 14.012 habitantes por quilômetros quadrados. Em segundo e terceiro lugar, respectivamente, estão Diadema (13.696 hab/ Km²), também em São Paulo, e São João do Miriti (13.399 hab/ Km²), no Rio de Janeiro.

O Distrito Federal, segundo senso do IBGE de 2017, é a unidade federativa de maior densidade (525,9 hab/ Km²), seguidos do Rio de Janeiro (381,87 Km²), São Paulo (181,7 hab/Km²), Alagoas (121,2 hab/ Km²) e Sergipe (104,4 hab/ Km²).

Densidade demográfica do Distrito Federal
Apesar da elevada taxa de densidade, o Distrito Federal não tem municípios. (Foto: Wikipédia)

Já os estados de Roraima (2,33 hab/Km²), Amazonas (2,61 hab/ Km²), Mato Grosso (3,70 hab/ Km²), Acre (5,05 hab/ Km²) e Tocantins (5,58 hab/ Km²) são os de menor densidade demográfica.

Considerando os dados acima, é possível notar que o Brasil apresenta uma concentração populacional, especificamente, na faixa litorânea. Isso é um dos reflexos históricos das políticas de povoamento em direção ao centro do país, que foram insuficientes na tentativa de estabelecer um equilíbrio no espaço geográfico.

A densidade demográfica e suas aplicações

O estudo da densidade demográfica no Brasil é de extrema importância, pois serve de base para os projetos de infraestrutura urbana. Ao avaliar os locais em que as populações estão distribuídas, torna-se viável e eficiente a elaboração de políticas públicas para atender as demandas.

Além disso, são indispensáveis nas observações dos impactos ambientais provocados pela ação humana. Afinal de contas, quanto maior o contingente de pessoas, maior a circulação, apropriação e utilização de recursos naturais.

Os problemas ambientais urbanos são resultados desse aumento desenfreado e da falta de estrutura física e social (acesso à educação, saúde, direito à moradia, entre outros.), sendo os país menos desenvolvidos os mais atingidos.

O crescimento desordenado das áreas urbanas tem gerado mais poluição e alterações climáticas (Efeito Estufa, ilhas de calor, inversão térmica, chuva ácida, etc.). Segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) com a consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers), 53% dos resíduos são descartados de maneira inadequada em lixões do Brasil.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

SANTOS, Thamires. Densidade Demográfica; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/densidade-demografica >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 15:47.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]