Desenvolvimento sustentável

Avanços sem agressão ao meio ambiente

O desenvolvimento sustentável é o conceito no qual a sociedade se desenvolve social e economicamente sem esgotar os recursos naturais necessários a sobrevivência dos seres vivos no planeta Terra.

Essa ideia foi criada pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1983. Ele diz o seguinte:

“O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

No entanto, vale ressaltar que o conceito de desenvolvimento sustentável não se limita apenas ao uso racional de recursos naturais, mas é preciso manter uma equidade quanto ao desenvolvimento econômico, a justiça social, o incentivo à diversidade cultural e a preservação do meio ambiente.

Objetivos do desenvolvimento sustentável

Os objetivos do desenvolvimento sustentável foram definidos no ano de 2015, com a intenção de orientar as políticas nacionais e atividades de cooperações internacionais até o ano de 2030.

Nessa relação foram priorizados objetivos que colaboram para uma sociedade mais justa, consciente e igualitária, de modo que todos sejam beneficiados. Assim, os dezessete objetivos do desenvolvimento sustentável são:

1.Erradicar a pobreza

2.Erradicar a fome

3.Saúde de qualidade

4.Educação de qualidade

5.Igualdade de gênero

6.Água potável e saneamento

7.Energias renováveis e acessíveis

8.Trabalho digno e crescimento econômico

9.Indústrias, inovação e infraestruturas

10.Redução das desigualdades

11.Cidades e comunidades sustentáveis

12.Consumo e produção responsáveis

13.Ação contra a mudança global do clima

14.Vida na água

15.Vida terrestre

16.Paz, justiça e instituições eficazes

17.Parcerias e meios de implementação

O Brasil esteve presente na negociação que definiu esses objetivos. Em seguida, foi criada a Agenda Pós-2015, cuja a intenção era articular as atividades desenvolvidas.

Ainda tem dúvidas sobre o conceito de desenvolvimento sustentável? Veja o vídeo a seguir:

Sustentabilidade

A sustentabilidade é alcançada por meio do desenvolvimento sustentável. Ela reflete a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. Existem quatro tipos principais de sustentabilidade, que são elas:

Sustentabilidade ambiental e ecológica: esse tipo está relacionado ao cuidado com as águas, a separação correta do lixo, o cuidado para evitar desastres ecológicos (desmatamentos, queimadas, poluição), ou seja, envolve a manutenção do meio ambiente e a harmonização dos ecossistemas.

Sustentabilidade social: está relacionada ao conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade por meio de iniciativas que visam ajudar as pessoas em condições desfavoráveis.

Nesse contexto, a sustentabilidade social incentiva os programas de inclusão social; projetos de qualificação profissional; programas culturais gratuitos e educação pública para pessoas com baixa renda; investimento em saneamento básico, entre outros.

Sustentabilidade econômica: visa alcançar o crescimento econômico de uma sociedade por meio de estratégias que não causam impactos ambientais e nem prejudicam a qualidade de vida das pessoas. Como exemplo desse tipo de sustentabilidade é possível citar a utilização de energias renováveis e a fiscalização de empresas que praticam crimes ambientais.

Sustentabilidade empresarial: é aquela praticada por empresas que se preocupam com a preservação do meio ambiente e praticam um modelo de gestão sustentável. Dessa forma, esse modelo de sustentabilidade reúne todas as atitudes listadas acima. Vale destacar que um empresa sustentável é sempre bem vista aos olhos de seus consumidores.

princípios do desenvolvimento sustentável.
Características do desenvolvimento sustentável. (Foto: Wikipédia)

Desenvolvimento sustentável no Brasil

Comparado aos outros países mais desenvolvidos, a pauta da sustentabilidade no Brasil ainda caminha de forma lenta e gradual. Embora o país desperte a consciência ambiental através de campanhas e participações em conferências internacionais, muitas empresas preferem adotar as mesmas atitudes visando apenas a lucratividade.

Deste modo, ainda é possível ver no país o uso de combustíveis fósseis não renováveis, desmatamento de florestas, poluição dos rios e o do solo, entre outros problemas ambientais urbanos.

O Brasil já foi sede de duas das mais importantes conferências internacionais sobre sustentabilidade da história. Uma foi a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), e a outra foi a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Aliado a isso, participou da aprovação de documentos importantes na luta pela preservação do meio ambiente, como a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; Agenda 21; Declaração de Princípios sobre Florestas, etc.

Inclusive, na Constituição Federal de 1988 está presente o princípio de desenvolvimento sustentável, vigorando até os dias atuais. Pela primeira vez a carta magna do país dedicou um capítulo inteiro ao tema meio ambiente. Assim, o artigo 225 institui que:

Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

No texto é possível perceber a relação entre os aspectos sociais que envolvem a qualidade de vida dos cidadãos e a preservação dos recursos naturais, ambos priorizados no conceito global de desenvolvimento sustentável.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Desenvolvimento sustentável; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/desenvolvimento-sustentavel >. Acesso em 02 de fevereiro de 2020 às 14:02.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]