Destilação simples e fracionada

Método utilizado para separar substâncias diferentes

A destilação simples e fracionada consistem em métodos de separação de misturas entre um sólido e um líquido e entre líquidos, respectivamente. Método em que há necessidade de separar um sólido do líquido, tirando a substância líquida e submetendo-a ao outro em condensação, sendo posteriormente reservado em outro recipiente.

No método de destilação simples e fracionada de separação entre líquidos que se dissolvem entre si, primeiramente a mistura é aquecida, fazendo que ocorra a vaporização dos elementos.

Entretanto, antes da condensação, os elementos integrantes da mistura são separados em uma coluna de fracionamento, equipamento muito utilizado dentro de laboratórios para este tipo de método.

Tanto a destilação fracionada como a destilação simples são métodos de separação de misturas homogêneas, ou seja, aquelas em que somente é possível identificar apenas uma fase.

Nos dois processos apresentados ocorre, basicamente, o aquecimento da mistura até sua ebulição, seguida da condensação dos vapores do líquido.

Destilação Simples: a separação de misturas ocorre de forma prática, em sólido e um líquido de uma mistura homogênea. Esse processo consiste na separação do líquido em forma de vapor, sendo que esse vapor é posteriormente condensado por meio de um aparelho denominado condensador.

Destilação Fracionada: caracteriza-se pelo aquecimento de uma mistura formada por mais de dois líquidos que possuem o ponto de ebulição diferentes, ou seja, fervem em temperaturas diversas.

Logo depois que a mistura é aquecida, é realizada a separação do líquido com menor ponto de ebulição e, depois,  do líquido com o ponto de ebulição mais elevado.

Estão listados abaixo exemplos da utilização da destilação fracionada:

– Um exemplo comum da destilação fracionada ocorre com os derivados e produtos oriundos do petróleo, por exemplo. Cada componente envolvido na solução passa pelo processo de destilação em temperaturas diferentes.

A querosene e a gasolina são separados em temperaturas amenas, enquanto os óleos e parafinas passam por temperaturas bastante elevadas.

– Outro exemplo desse processo é o álcool, obtido pela destilação da cana-de-açúcar, que passa por um processo de fermentação em que é decomposto por microrganismos.

Além desses casos citados, a indústria também utiliza esse processo básico de separação para obter outros produtos derivados do petróleo.

Atenção! O método de destilação do petróleo e o de obtenção do etanol são diferentes de todo processo utilizado para separar água e sal, por exemplo.

Essas diferenças existem porque as soluções compostas por líquido + líquido, ou líquido + gás são mais difíceis de separar do que uma mistura de líquido + sólido.

Isso ocorre porque, na maioria dos casos, as temperaturas de ebulição de dois líquidos são mais próximas do que as temperaturas de ebulição de um líquido e um sólido. Por este motivo foram desenvolvidos dois diferentes métodos de destilação: a destilação simples e fracionada.

Destilação simples e fracionada: entenda a diferença

Destilação Simples

A destilação simples é um método geralmente aplicado  para separar misturas homogêneas de líquido com um composto sólido, porém também pode ser utilizado para separar as misturas homogêneas formadas por dois ou até mais líquidos com valores de ebulição bem distantes um do outro.

O processo acontece da seguinte maneira:

A mistura que será separada é aquecida. A princípio, a substância mais volátil (aquela que tem facilidade de vaporização) irá se vaporizar, separando-se da mistura.

Logo depois esse vapor formado é então resfriado, com a finalidade de ser líquido novamente e reaproveitado. Nesse caso, a substância mais volátil é a que se destila primeiro.

aparelho utilizado para os métodos de destilação simples e fracionada
Coluna de fracionamento utilizada para separar os elementos de uma mistura. (Foto: Wikipédia)

De acordo com a imagem exibida acima, a mistura será aquecida pela chapa de aquecimento até que entre no processo de ebulição. Os vapores formados no balão de destilação irão passar pelo condensador reto, que terá água fria em movimento constante, condensando o líquido.

A parte sólida ou menos volátil da mistura ficará no balão, pois a temperatura atingida não é suficiente para provocar a sua vaporização.

É importante ressaltar que o processo de separação dos componentes deve ser totalmente acompanhado, visto que pode ocorrer algum problema ou então para identificar o momento certo de interromper o aquecimento.

Destilação fracionada

Um pouco diferente do que ocorre na destilação simples, na destilação fracionada é utilizado com mais frequência para separar misturas homogêneas entre líquidos (como é o caso da água e álcool etílico) ou até mesmo entre líquido e gás (como ocorre com o petróleo, sendo uma mistura de vários líquidos e gases).

No processo de destilação fracionada os compostos são separados através de suas temperaturas de ebulição, ainda que sejam temperaturas relativamente próximas, diferente da destilação simples.

Nesse caso, especificamente, será necessária a utilização de uma coluna de destilação fracionada grande e com várias saídas, assim como aquelas utilizadas para a destilação do petróleo.

Resumo sobre destilação simples e destilação fracionada

  • Destilação simples e fracionada são métodos utilizados para separar misturas;
  • Essas misturas são a junção de dois ou mais líquidos existentes na composição entre líquidos e sólidos;
  • A destilação é realizada em, pelo menos, duas fases: na primeira se separa o líquido do sólido e nas posteriores se isola a substância líquida que vai ocorrer a condensação;
  • Logo, destilação simples é a separação do líquido por meio de vaporização durante o ponto de ebulição;
  • E a destilação fracionada ocorre da mesma forma que a simples, contudo, o aquecimento consiste em uma mistura heterogênea, composta por dois ou mais líquidos.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Neves, Juliete. Destilação simples e fracionada; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/destilacao-simples-e-fracionada >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 21:22.

Copiar referência

Outros Artigos de Química

formula estrutural condensada linear

Fórmula Estrutural

A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]

Forças intermoleculares

Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]

Filtração

Filtração

Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]

Explosão causada por elementos radioativos

Fissão Nuclear

A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]