Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Destruição da camada de ozônio
Geografia
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Geografia » Destruição da camada de ozônio
Postado por o_autor2019 em 11/06/2019 e atualizado pela última vez em 15/09/2020
A destruição da Camada de Ozônio compromete a cobertura de gás do planeta que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Essa camada fica a aproximadamente 25 km de altitude e sem ela os raios ultravioletas destruiriam todas as formas de vida do Terra.
Essa camada fica a aproximadamente 25 km de altitude e sem ela os raios ultravioletas destruiriam todas as formas de vida do Terra.
A camada de ozônio defende o Planeta Terra dos efeitos da radiação solar, absorvendo os raios ultravioletas emitidos pelo sol, que fazem mal aos animais e vegetais que habitam o planeta. Aos seres humanos os efeitos seriam danos na pele (como câncer) e nos olhos (como a catarata).
Aos seres humanos os efeitos seriam danos na pele (como câncer) e nos olhos (como a catarata).
Essa camada desempenha a função de um protetor solar natural.
Essa camada desempenha a função de um protetor solar natural
O Ozônio (O3) é um dos gases que formam a atmosfera. É uma forma molecular de oxigênio bastante reativa.
O Ozônio (O3) é um dos gases que formam a atmosfera.
A sua produção ocorre por duas maneiras:
O efeito e função do gás ozônio também se modifica de acordo com o local em que se encontra. Na troposfera, em níveis altos, provoca a poluição do ar e chuva ácida, prejudicando as plantas e saúde humana. Já na estratosfera, absorve quase toda radiação ultravioleta do Sol.
O efeito e função do gás ozônio também se modifica de acordo com o local em que se encontra
De acordo com cientistas, as substâncias fabricadas pelo homem estão causando a destruição da Camada de Ozônio. Em 1977, pesquisadores britânicos identificaram, pela primeira vez, a presença de um buraco na Camada de Ozônio sobre a Antártida.
De acordo com cientistas, as substâncias fabricadas pelo homem estão causando a destruição da Camada de Ozônio.
A partir daí, foram feitos registros de que essa camada está ficando mais fina em vários pontos do planeta, principalmente nas áreas próximas ao Polo Sul e Polo Norte.
foram feitos registros de que essa camada está ficando mais fina em vários pontos do planeta, principalmente nas áreas próximas ao Polo Sul e Polo Norte
Várias substâncias químicas podem causar a destruição da Camada de Ozônio. Essas substâncias também provocam o aquecimento global, que intensifica o Efeito Estufa.
Fazem parte da lista de substâncias que provocam a destruição da Camada de Ozônio os óxidos nítricos e nitrosos, lançados pelos exaustores dos veículos, e o CO2 gerado pela queima de combustíveis fósseis – carvão e petróleo. Porém, o mais prejudicial à camada é o grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.
Fazem parte da lista de substâncias que provocam a destruição da Camada de Ozônio os óxidos nítricos e nitrosos, lançados pelos exaustores dos veículos, e o CO2 gerado pela queima de combustíveis fósseis
Os CFCs são usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos. Após serem lançados no ar levam aproximadamente oito anos para chegarem à estratosfera, local onde é atingido pelos raios ultravioletas.
Os CFCs são usados como propelentes em aerossóis, como isolantes em equipamentos de refrigeração e para produzir materiais plásticos.
Ao reagir com a radiação ultravioleta, os CFCs se dissolvem e lançam cloro, que ao reagir com o ozônio é transformado em oxigênio. Porém, o oxigênio não tem a capacidade de proteger o planeta dos raios ultravioletas.
A diminuição de O3 na atmosfera resulta no aumento da quantidade de raios ultravioletas (UV) que atingem a superfície terrestre, o que pode provocar vários efeitos no planeta, entre eles pode-se destacar:
A diminuição de O3 na atmosfera resulta no aumento da quantidade de raios ultravioletas (UV) que atingem a superfície terrestre, o que pode provocar vários efeitos no planeta
Após constatarem a destruição da Camada de Ozônio, diversos países traçaram estratégias para reduzir o uso dos CFCs e halogênios. Em 1987, várias nações assinaram o Protocolo de Montreal, onde prometeram acabar com o uso de substâncias que provocassem a destruição da Camada de Ozônio e adotar medidas para proteger essa camada de proteção da atmosfera.
Após constatarem a destruição da Camada de Ozônio, diversos países traçaram estratégias para reduzir o uso dos CFCs e halogênios.
Atualmente, esse protocolo é adotado por mais de 150 países, sendo o único acordo multilateral com adesão mundial.
O protocolo de Montreal possui mais países que o Protocolo de Kyoto, que tinha como objetivo estabelecer medidas para reduzir a emissão de gases que aceleravam o efeito estufa.
O Efeito Estufa e a Camada de Ozônio são dois fenômenos naturais que ajudam na manutenção da vida na Terra.
O Efeito Estufa e a Camada de Ozônio são dois fenômenos naturais que ajudam na manutenção da vida na Terra
A Camada de Ozônio protege a Terra dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol; já o efeito estufa assegura uma temperatura apropriada para a sobrevivência dos seres vivos.
No entanto, o aumento do efeito estufa, através da liberação de gases poluentes, resulta na elevação da temperatura média do planeta, caracterizando o aquecimento global.
No entanto, o aumento do efeito estufa, através da liberação de gases poluentes, resulta na elevação da temperatura média do planeta, caracterizando o aquecimento global
, . Destruição da camada de ozônio; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/destruicao-da-camada-de-ozonio >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 18:40.
O Mar de Bering tem um formato triangular e fica […]
O Capitalismo Informacional teve o seu conceito apresentado na obra […]
O Canal do Panamá situado no Panamá, país mais meridional […]
O Canal de Suez é uma via navegável, artificial e […]