Deus Hermes

Mensageiro dos deuses do Olimpo

Deus Hermes é uma divindade da mitologia grega. Filho do deus supremo do Olimpo, Zeus, com Maia, a mais jovem das Plêiades.

Nascido em uma caverna do monte Cilene, no sul de Arcádia, Hermes revelou-se um dos mais inteligentes entre os deuses gregos, a quem é atribuída diversas habilidades como o poder da oratória e da negociação.

Após o domínio de Roma, Hermes tornou-se o deus Mercúrio, que até então era a divindade do comércio. Após ser incorporado à cultura da Grécia antiga passou a adquirir todas as características do deus grego. Sobre a influência dos deuses egípcios, o deus Hermes é identificado como Tot.

Habilidades do deus Hermes

No início, Hermes era o deus da fertilidade, da fortuna, do presságio, da magia e dos pastores. Além disso, era também atribuído a ele o poder de proteger as estradas e os andarilhos.

Séculos mais tarde, o deus Hermes recebeu outros atributos como a divindade dos comerciantes, dos diplomatas, dos ladrões, da astronomia e da ginástica.

Cabia ao deus Hermes o papel de conduzir as almas até o rio Stix, lugar que ligava o reino dos vivos ao reino de Hades. Devido a sua rapidez tornou-se mensageiro e interprete dos desejos dos deuses.

Foi o único filho que Zeus teve fora do casamento que não aguçou a ira de Hera, sendo, inclusive, amamentado pela deusa quando criança. Graças as suas habilidades e ao seu carisma ganhou o direito de viver entre os deuses olímpicos.

Embora seja conhecido por suas diversas qualidades, é atribuído ao deus Hermes também muitos defeitos, sendo considerado uma divindade na qual não se podia confiar, pois muitas vezes ele desviava os viajantes dos seus caminhos. Ele podia utilizar a sua eloquência para fraudar ou privilegiar-se diante de uma negociação.

Representação de Hermes

A medida que a arte e a cultura grega evoluiu, as representações do deus Hermes transformou-se. Primeiro ele era representado como um senhor barbudo com uma longa túnica.

Já no Período helenístico e no classicismo, foi retratado como um homem nu de porte atlético, que às vezes aparecia com um manto.

 
Escultura de deus Hermes
Nas escultura Hermes é retratado como um homem forte com um chapéu alado. (Foto: Pixabay)

Nos tempos mais modernos, o deus Hermes é um jovem de uma beleza irradiante, forte e possuidor de uma túnica curta. Sua imagem é muito retratada na escultura grega.

Hermes utiliza um capacete com duas asas, chamado de Pétaso, que torna-o invisível. Isso conferia a ele o poder de controlar e analisar as atitudes de todas os deuses e mortais.

Possuía sandálias aladas, que o permitia ser mais veloz em suas missões. Carregava, ainda, um bastão com duas serpentes entrelaçadas chamado de Caduceu.

A divindade trás consigo uma bolsa e está sempre acompanhado de um galo (portador de um novo dia), de um carneiro (símbolo da fertilidade) e de uma tartaruga (uma alusão à sua lira).

Descendentes

Assim como o seu pai Zeus, o deus Hermes é conhecido pelo seu poder de sedução colecionando diversos amores durante a sua história. 

Entre eles estão os romances com Acacalis, Herse, Eupolêmia, Peitho Antianira e Afrodite. Ele tentou até mesmo um relacionamento com a sua meia-irmã, a deusa Perséfone, que recusou o seu pedido de casamento.

Desses relacionamentos nasceram:

  • Evandro (Carmena)
  • Eros (Afrodite)
  • Príapo (Afrodite)
  • Gêmeos Lares (Lara)
  • Hermafrodito (Afrodite)
  • Equíon (Antianira)
  • Êurito (Antianira)
  • Autólico (Quíone)
  • Cidão (Acacális)
  • Céfalo (Herse)
  • (Driopéia)
  • Elêusis (Daíra)
  • Eudoro (Polimela)
  • Mírtilo (Faetusa)
  • Cérix (Aglauro)
  • Dáfnis (eromenos)
  • Keryx (mãe desconhecida)
  • Ekhion (mãe desconhecida)
  • Eurytos (mãe desconhecida)
  • Norax (Erytheia)
  • Mirtilo (mãe desconhecida)
  • Pherespondos (mãe desconhecida)
  • Lykos (mãe desconhecida)
  • Pronomos (mãe desconhecida)

De acordo com os mitos, Hermes também teve envolvimentos com homens como Krokos, a quem matou por acidente, e depois transformou em um flor, Anfitrião e Perseu.

Deus dos viajantes e do roubo

Desde que nasceu, o deus Hermes mostrou ser uma criança precoce e astuta, quase todas as suas habilidades foram evidenciadas ainda no primeiro dia de vida.

Na sua primeira noite, Hermes revelou o seu lado andarilho, viajando de Arcádia até a Tessália. Chegando lá, ele roubou 50 vacas que pertencia ao rei Admeto, de Ferras, sobre o domínio de Apolo. Daí vem o atributo de divindade protetora dos ladrões.

Durante o seu retorno, o recém-nascido resolveu apagar as pegadas do rebanho e as suas. Quando chegou em Pilo, ele encontrou um viajante chamado Bato com quem foi negociar um bezerro para não ser denunciado. O andarilho aceitou a proposta.

Mas o pequeno deus resolveu testar a fidelidade de Bato, foi até a caverna, escondeu o gado e transformou-se em um pastor. Diante do peregrino ele simulou ter sido roubado oferecendo uma recompensa para quem soubesse pista do ladrão.

Sem pensar duas vezes, Bato revelou a identidade do ladrão, o que levou Hermes a transformar o homem em rocha.

Ao regressar para Arcádia, o menino criou a lira a partir da carcaça de uma tartaruga e de pedaços de cana. Cansado da longa viajem o bebê adormece com a certeza de que não seria descoberto. 

No dia seguinte, Apolo fica sabendo do roubo e utilizando os seus dons divinos descobriu que Hermes era o autor do desagradável feito.

Furioso, Apolo interrogou o seu irmão, um hábil orador precoce, que acabou negando tudo. Após diversas tentativa de fazê-lo falar a verdade, Apolo recorreu a Zeus para fazer o pequeno confessar e devolver o rebanho.

Vencido pela insistência de Apolo, Hermes confessa e como forma de desculpar-se, entrega a Apolo a lira um instrumento cujo som era perfeito.

Admirado com tamanha astúcia, Apolo consagrou o irmão como deus dos ladrões, que mais tarde tornou-se o seu maior companheiro.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

RIBEIRO, Lohana. Deus Hermes; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/deus-hermes >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 23:52.

Copiar referência

Outros Artigos de Religião

Dez Pragas do Egito 7

Dez Pragas do Egito

As Dez Pragas do Egito foram dez desastres que ocorreram […]

catolicismo

Catolicismo

O catolicismo é uma religião cristã que se tornou oficial […]

Sincretismo e Religiões Afro-brasileiras

O sincretismo é definido como a fusão de várias religiões. […]

Igreja Ortodoxa

Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa reúne a segunda maior comunidade cristã do […]