Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Deusa Afrodite
Religião
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Religião » Deusa Afrodite
Postado por o_autor2019 em 30/01/2019 e atualizado pela última vez em 22/09/2020
A deusa Afrodite é uma figura da Mitologia Grega considerada como a divindade do amor e da beleza, assim como também da sexualidade. Já na Mitologia Romana é vista como a deusa de Vênus.
Existem duas histórias que relatam o nascimento da deusa Afrodite. A primeira versão é contada por Hesíodo, um poeta da Antiguidade. De acordo com ele, essa divindade nasceu quando o deus Cronos cortou os órgãos genitais do deus Urano e jogou no mar.
o deus Cronos cortou os órgãos genitais do deus Urano e jogou no mar
A partir disso, foi formado no oceano espumas que deram origem a Afrodite. É por essa razão que o nome dela significa “nascida da espuma” ou “espuma do mar”.
Existe, porém, outra versão para narrar a história do nascimento dela: a interpretação de Homero, poeta da Grécia Antiga. De acordo com ele, Afrodite era filha de Zeus com Dione.
De acordo com ele, Afrodite era filha de Zeus com Dione.
A história em torno de Afrodite a aponta como quem já nasceu na fase adulta. Os aspectos mencionados para descrevê-la geralmente são marcados como uma divindade sedutora, vaidosa e ainda charmosa.
A história em torno de Afrodite a aponta como quem já nasceu na fase adulta
As características dela são atribuídas no Hino Homérico de numeração seis como uma mulher que fazia nascer flores por onde pisava. Além de pontuá-la como uma divindade maternal que fazia de tudo para proteger o filho Eneias. Há mitos também que a descrevem como temperamental.
Há duas versões também que narram a história do casamento entre Afrodite e Hefesto. A primeira diz respeito a uma união arranjada.
a história do casamento entre Afrodite e Hefesto
Com base na mitologia, a deusa Afrodite era uma mulher muito charmosa e, por conta disso, os deuses passaram a brigar uns com os outros para disputá-la. Por essa razão, o deus Zeus a forçou a casar com Hefesto, outro deus da Mitologia Grega, caracterizado por ser feio e mal-humorado.
Outra versão do casamento dela com Hefesto aponta que a mãe de Afrodite, Hera, a deusa da maternidade, lançou Hefesto da montanha do Olímpio, por considerá-lo feio. Por vingança Hefesto prendeu Hera em um tronco mágico criado por ele. Para libertá-la ele pediu para casar-se com Afrodite que aceitou a troca.
a mãe de Afrodite, Hera, a deusa da maternidade, lançou Hefesto da montanha do Olímpio, por considerá-lo feio
Com base na mitologia, a separação entre Afrodite e Hefesto foi ocasionada em detrimento de um adultério.
Esse fato foi gerado porque ela estava descontente com o matrimônio e, a partir de então, buscou a companhia de Ares. No entanto, um dia os amantes foram flagrados pelo deus do sol, Hélio. Ele, por sua vez, contou para o marido Hefesto.
Por vingança, após flagrar Afrodite e Ares, Hefesto os prenderam em uma rede. Outros deuses presenciaram a cena e zombavam dos amantes. Após isso, Afrodite fugiu para Chipre, enquanto Ares escapou para Trácia.
Por vingança, após flagrar Afrodite e Ares, Hefesto os prenderam em uma rede
Obs.: a mitologia grega aponta que Harmonia era a filha de Afrodite com Ares. Ela nasceu na época em que a deusa Afrodite estava casada. Portanto, a gravidez foi fruto de um adultério.
A deusa Afrodite representava na Grécia Antiga a divindade ligada aos desejos carnais. Na história ela vivenciou outros relacionamentos amorosos como, por exemplo: com o deus Hermes. A história aponta que dessa união foi gerado o filho Hermafrodito (mistura do nome dos pais).
Ela relacionou-se ainda com Apolo, o deus da luz com quem gerou um filho chamado de Himeneu, o deus do casamento. Além disso, ela também manteve uma relação com Dionísio, considerado como a divindade do prazer e do vinho. Dessa união nasceu Príapo, visto como o deus da fertilidade. Outro amor de Afrodite foi Posídon e com ele concebeu os filhos Rode e Herófile.
Ela relacionou-se ainda com Apolo, o deus da luz com quem gerou um filho chamado de Himeneu, o deus do casamento
A deusa Afrodite também relacionou-se com homens mortais, um deles foi Andônis, um jovem formoso com quem gerou os filhos Golgos e Béroe. Além dele, ela vivenciou uma relação com o príncipe de Troia, Anquises. Desse amor nasceu Eneias e Liros. De acordo com a mitologia, Afrodite deixou de amar Anquises assim que nasceram os filhos.
A deusa Afrodite é representada em diversos trabalhos artísticos. Durante o Renascimento, o artista Sandro Botticelli produziu pinturas importantes como: O Nascimento de Vênus, A Primavera e Vênus e Marte. Esses trabalhos tem Afrodite como figura principal.
A deusa Afrodite é representada em diversos trabalhos artísticos
Não apenas Sandro Botticelli, mas outro artista que retratou a deusa Afrodite em telas, foi Ticiano. Ele elaborou o quadro famoso chamado de Vênus e Adônis, de 1560. O trabalho representa a sensualidade de Afrodite e revela a súplica dela por um beijo de Adônis. Além dele um pintor renascentista que desenvolveu o quadro com a figura de Afrodite foi Paolo Veronese.
Ticiano. Ele elaborou o quadro famoso chamado de Vênus e Adônis, de 1560.
Já no Barroco, Diego Velázquez foi quem criou representações dessa divindade. Uma das obras artísticas mais conhecidas realizadas por ele é o quadro: Vênus ao espelho (1647-1651). O trabalho releva uma Afrodite com cabelos escuros, ou seja, morena. Já no quadro de Peter Paul Rubens denominado de Vênus do espelho (1614-1615) expõe a deusa com cabelo loiros.
, . Deusa Afrodite; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/deusa-afrodite >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 17:24.
As Dez Pragas do Egito foram dez desastres que ocorreram […]
O catolicismo é uma religião cristã que se tornou oficial […]
O sincretismo é definido como a fusão de várias religiões. […]
A Igreja Ortodoxa reúne a segunda maior comunidade cristã do […]