Deusa Grega Atena

Divindade dotada de inteligência e senso estratégico

A deusa grega Atena, também chamada pelos romanos de Minerva, é a senhora da sabedoria, justiça e artes. Filha de um dos principais deuses do Olimpo, Zeus, era a protetora dos heróis, arquitetos, tecelões e da cidade que carregava seu nome, Atenas.

Foi reverenciada em diversos templos da Grécia Antiga, colônias na Ásia, alguns países da África e Índia. Além disso, era uma das maiores inspirações dos pintores e escultores gregos. A coruja, seu animal preferido, tornou-se o símbolo da sabedoria.

A vida da deusa grega Atena

Quando descobriu a gravidez da esposa, Zeus lhe propôs uma brincadeira, no qual cada um se transformaria em animal. Astuciosa, a deusa Métis transmutou-se em mosca, pois suspeitava que o marido acreditara na profecia de Gaia. O oráculo disse ao deus que poderia nascer um filho mais forte e roubaria seu reinado.

Em forma de mosca, Métis foi engolida por Zeus, indo para a sua cabeça. Com o passar dos tempos ele começou a sentir fortes dores, pedindo ao filho Hefesto que lhe cortasse. O filho então deu uma machadada na cabeça do pai e Atena, já crescida, saiu armada e entonando um grito de guerra.

Mitologia da deusa grega Atena
Atena era tão imbatível que nem o deus da guerra e dos caos, Ares, conseguia derrotá-la. (Foto: Pixabay)

A deusa grega manteve uma vida de invencibilidade e foi uma das poucas que preservou a virgindade. Mesmo assim, teve um filho com o irmão Hefesto. Como era ferreiro, Atena o procurou para produzir novas armas, no entanto, a visita ocorrera logo após ele descobrir a traição da esposa, a  Deusa Afrodite.

Segundo a mitologia, o ferreiro tentou agarrá-la, mas Atena conseguiu fugir. Durante a luta, para que ele a deixasse ir, Hefesto ejaculou em suas coxas. A deusa limpou-se com um pedaço de lã e descartou no solo. Nesse local nasceu Erictônio, o semideus que a deusa acolheu como filho.

Os triunfos da deusa grega Atena

A deusa grega Atena possuía grande capacidade mental e física. Por isso, lutou pela consolidação das instituições sociais, sobretudo o Estado, e foi a mente brilhante por detrás das invenções voltadas para as produções agrícolas e industriais.

A criação das plantações de oliveiras, do arado, das formas e caminhos de condução do gado e o domínio sobre os cavalos são alguns dos avanços proporcionados pela inteligência de Atena. Na ciência, forneceu embasamento para a descoberta dos números, navegação e foi a inventora dos carros de guerra e charretes.

plantação com arado
O arado teria sido uma invenção da Deusa Grega Atena. (Wikipedia)

Inclusive, tornou-se a padroeira de uma das principais cidades-estados da Grécia Antiga em consequência desses feitos. Em disputa com seu tio Poseidon pelo domínio da região, ofertou de presente uma oliveira. A população a escolheu, pois a planta produzia madeira, óleo e ainda servia de alimento. 

A sabedoria e a esperteza fizeram da deusa a padroeira dos filósofos e poetas, mas também reconhecida pelas alas que demandavam de trabalhos manuais, como o bordado e tecelagem.

Atena e os heróis

Estrategista e habilidosa, a deusa grega Atena travou diversas lutas. Em uma delas, ao lado de Zeus, derrotou os gigantes Encélado e Tifão, sendo o primeiro criado especialmente para ser seu castigo, pois era o mais inteligente.

Protetora dos que se destacavam pela conduta, força e coragem, a deusa ajudou muitos heróis em missão. Ela tinha grande amizade com Héracles e o indicou ao pai como um eficiente guerreiro.  

Durante a batalha contra os gigantes que desafiaram o Olimpo, forneceu as armas para Héracles capturar Cérbero – um dos cães de Hades – e matar a Hidra de Lerna. Também foi Atena quem ofereceu a rédea de ouro ao semideus Balerofonte, para domar o cavalo voador Pégaso. O animal o levou até o esconderijo de Quimera, um mostro que despejava fogo pela boca e nariz.

A Perseu, seu irmão, entregou o escudo que o ajudou a matar Medusa – a criatura que transformava em pedra todos aqueles que a olhavam. Na guerra de Troia ficou ao lado dos gregos, mas os puniu com tempestades no mar durante a volta para a casa.

Isso aconteceu em função do péssimo comportamento do guerreiro Ájax, o filho do rei de Lócrida. Ele violentou, dentro do templo de Atena, a princesa troiana Cassandra. Ao descobrir a fatalidade procurou Poseidon, que atirou o barco de Ájax contra rochas e o matou.   

Apesar desses eventos, o principal objetivo da deusa grega Atena era manter os homens afastados de guerras, por isso controlava os desmandos de Ares e protegia os heróis, como Hércules, Aquiles, Diomedes e Odisseu.

A imagem de Atena

A deusa grega Atena é representada como uma mulher bela e de olhar corajoso. No corpo é revestida de um capacete, lança e um escudo presenteado por Perseu – instrumento mágico com a imagem da cabeça de Medusa.

A lança em sua mão simboliza o poder das estratégias na busca de vitórias. Como não envolveu-se em relações amorosas e mantinha uma posição de seriedade, as estátuas da deusa estão sempre cobertas por completo.

Curiosidades sobre a Deusa Atena

  • O escudo de Atena, Égide, é considerado o mais poderoso da mitologia grega. Ele foi criado por Hefesto através da pele de Amaltéia, a cabra que amamentou Zeus;
  • A criação da flauta também é atribuída a Atena. De acordo com a lenda, quando a deusa soprou o instrumento pela primeira vez algumas pessoas presentes riram da expressão da cara dela. Furiosa, ela jogou o instrumento de cima do Olimpo, que foi encontrado pelo sátiro Marsias;
  • O Partenon, na cidade de Atenas, é considerado o templo mais importante já erguido em homenagem à Deusa. Suas ruínas existem até hoje.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

SANTOS, Thamires. Deusa Grega Atena; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/deusa-grega-atena >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 21:25.

Copiar referência

Outros Artigos de Religião

Dez Pragas do Egito 7

Dez Pragas do Egito

As Dez Pragas do Egito foram dez desastres que ocorreram […]

catolicismo

Catolicismo

O catolicismo é uma religião cristã que se tornou oficial […]

Sincretismo e Religiões Afro-brasileiras

O sincretismo é definido como a fusão de várias religiões. […]

Igreja Ortodoxa

Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa reúne a segunda maior comunidade cristã do […]