Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Deusa Hera
Religião
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Religião » Deusa Hera
Postado por o_autor2019 em 07/03/2019 e atualizado pela última vez em 22/09/2020
A deusa Hera, também conhecida como a rainha do Olimpo, era muito amada pelo povo pois era a protetora do casamento, da vida e da mulher. Filha de Cronos e Réia, ela tinha o pavão como seu animal predileto e é sempre associada ao signo de Escorpião.
ela tinha o pavão como seu animal predileto e é sempre associada ao signo de Escorpião.
Casada com Zeus, o deus dos deuses, ela tinha a fama de ser bastante ciumenta, principalmente pelo fato de seu marido ser infiel. Com um temperamento vingativo, Hera protagonizou diversas discussões, pois como não podia punir seu marido pelas traições, ela castigava os filhos bastardos e as amantes de Zeus.
Com um temperamento vingativo, Hera protagonizou diversas discussões, pois como não podia punir seu marido pelas traições, ela castigava os filhos bastardos e as amantes de Zeus.
A lenda conta que, além das inúmeras traições e humilhações, Hera ainda sofreu quando seu marido decidiu gerar sozinho sua filha, a deusa grega Atena, para mostrar que não precisava dela para conceber um filho.
Sentada em um trono, com uma coroa de ouro, Hera possuía sempre uma túnica cobrindo seu corpo. O pavão, a vaca e a romã eram seus símbolos, pois representam respectivamente a orgulho e vaidade, prosperidade e por fim, a abundância e fertilidade.
O pavão, a vaca e a romã eram seus símbolos, pois representam respectivamente a orgulho e vaidade, prosperidade e por fim, a abundância e fertilidade.
Ao todo, a deusa Hera teve sete templos em toda a Grécia. O mais importante deles foi o da região de Olímpia, onde havia uma estátua da deusa, sentada em um trono, e em uma escala bem menor, Zeus sendo representado como um guerreiro.
Um dos episódios que retratam o ciúme de Hera foi quando Zeus, com medo de ser pego pela esposa com uma das amantes, chamada de Ió, precisou transformá-la em uma vaca. Desconfiada, ela pediu a vaca de presente. Como não podia lhe negar alguma coisa, ele lhe deu como havia pedido.
A vaca ficou aos cuidados de Argos, um monstro que possuía muitos olhos, e sempre dormia com um deles aberto. Não suportando ver o sofrimento de sua amante, Zeus ordenou que seu filho Hermes matasse Arcos. E ele assim o fez. Após tocar uma canção, o monstro dormiu completamente, e logo após teve sua cabeça decapitada.
Após saber o acontecido, Hera ficou muito triste e decidiu pegar os olhos do mostro e colocá-los na cauda de seu pavão. Apesar do ocorrido, Hera permaneceu perseguindo Ió e decidiu devolvê-la a forma humana somente após Zeus prometer que jamais trairia ela novamente.
Outro episódio foi quando ela transformou a deusa Calisto em uma ursa. Com sua beleza deslumbrante, Calisto acabou conquistando Zeus. Quando soube da relação, Hera a transformou em uma ursa. Com medo dos caçados, Calisto se isolou de tudo e de todos.
Em uma certa ocasião, ao ver seu filho, Calisto foi correndo ao seu encontro para abraçá-lo, mas, sem saber que era sua mãe, ele preparou uma lança para atingi-la.
Temendo que o pior acontecesse, Hera transformou ambos em estrelas, por meio de um feitiço, a Ursa maior e a Ursa menor, e os enviou para o céu. Além disso, ela pediu que Tétis e Oceano, as divindades do mar, que não permitissem que ambos descansassem em suas águas. Por isso, as constelações ficavam em círculos e não desciam para as suas águas como todas as outras estrelas.
Temendo que o pior acontecesse, Hera transformou ambos em estrelas, por meio de um feitiço, a Ursa maior e a Ursa menor, e os enviou para o céu.
, . Deusa Hera; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/deusa-hera >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 20:22.
As Dez Pragas do Egito foram dez desastres que ocorreram […]
O catolicismo é uma religião cristã que se tornou oficial […]
O sincretismo é definido como a fusão de várias religiões. […]
A Igreja Ortodoxa reúne a segunda maior comunidade cristã do […]