Dissolução Fracionada

Método de separação de misturas heterogêneas

Dissolução fracionada é o um processo da química utilizada para a separação de misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos.

Lembrando que misturas heterogêneas são aqueles misturas que apresentam mais de uma fase, sendo que seus componentes, geralmente, estão em estados físicos diferentes e por isso podem ser separados por processos físicos.

Desta forma, podemos afirmar que a dissolução fracionada é um processo de separação física, pois não altera quimicamente as substâncias. Esse método é diferente de processos com reações químicas, em que os componentes das substâncias são alterados.

Dissolução fracionada
A dissolução fracionada separa componentes sólidos de misturas heterogêneas. (Foto: Freepik)

O que é dissolução fracionada?

É uma técnica que serve para separar sólidos de uma mistura heterogênea.

Contudo, não é a separação de qualquer sólido. Para que a dissolução fracionada seja feita é necessário que um dos sólidos seja solúvel em um solvente.

Ou seja, é preciso que o solvente tenha a capacidade de dissolver um dos sólidos da mistura ou que um dos sólidos seja solúvel em um determinado solvente.

Há diversas substâncias que servem como solvente, a água é o principal deles, pois é o líquido capaz de dissolver as mais variadas substâncias, por isso é conhecida como um solvente universal.

Contudo, a acetona e o vinagre também são outros exemplos de solventes e que podem ser utilizados no processo de dissolução.

Em outras palavras, a dissolução fracionada é a separação de substâncias solúveis que se diluem com água das insolúveis, que não se diluem com água.

O processo da dissolução fracionada

É um método que não se realiza por si só, pois precisa de outros passos para que o processo seja completado.

Isto é, a separação de misturas heterogêneas por dissolução fracionada é o passo inicial para a separação, para depois passar por outros métodos até completar a total separação de componentes.

Métodos que completam a separação

Após a realização da dissolução fracionada, os outros métodos utilizados para completar o processo de separação dependerão da mistura e dos componentes.

Alguns dos métodos que podem ser utilizados são:

  • Filtração: o mais comum de todos. A filtração é usada quando a mistura apresenta uma fase sólida. Com a ajuda de um filtro, o líquido é filtrado e a parte sólida fica retida no filtro.
  • Decantação: esse processo é utilizado quando a mistura, após o processo de dissolução fracionada, apresenta duas ou mais fases líquidas. A decantação é feita com a ajuda de um funil de bromo.
  • Destilação simples: é o método usado para separar o solvente que foi usado na dissolução e o componente sólido que foi dissolvido pelo solvente.
  • Destilação fracionada: é a técnica usada quando a mistura apresenta mais de uma substância no estado líquido. Isto é, separa o solvente usado na dissolução e o outro líquido que foi dissolvido nele anteriormente.

Aprenda a fazer o experimento

O experimento ensinado aqui será pelo método de separação mais simples e comum: a filtração. Será usado como componentes sólidos o açúcar e a areia, e como solvente, a água.

Vale ressaltar que as escolhas dos componentes se deve a solubilidade de cada um, pois na dissolução fracionada é preciso que o solvente seja capaz de dissolver  um dos sólidos sem que dissolva o outro.

No nosso caso, o açúcar é solúvel em água, e a areia não é. O açúcar poderia ainda ser substituído por sal, que também é solúvel em água.

Ao experimento:

1º Passo: em um recipiente transparente faça uma mistura com o açúcar (ou sal) com a areia.

2º passo: acrescente uma quantidade de solvente, no caso a água, até encobrir a mistura.

A junção de água, açúcar e areia vai formar uma mistura heterogênea em que poderá ser observado que o açúcar é dissolvido pela a água e a areia fica assentada no fundo do recipiente.

3º Passo: em um outro recipiente com a ajuda de um funil e um filtro (pode ser o utilizado para coar café ) separe a mistura usando o funil e o filtro.

Será possível ver que a areia ficou retida no filtro, enquanto que a água e o açúcar dissolvido passam pelo filtro para o outro recipiente.

4º Passo: é necessário que a solução de água e açúcar passe por um processo em que ocorra a evaporação da água.

Pode ser por ebulição, colocando a panela no fogo até que a água evapore ou deixar ao sol. Com o calor solar a água vai evaporar e, por fim, quando toda a água evaporar, restará somente o açúcar no recipiente. Esse processo também conhecido como destilação simples.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Lima, Cleane. Dissolução Fracionada; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/dissolucao-fracionada >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 00:28.

Copiar referência

Outros Artigos de Química

formula estrutural condensada linear

Fórmula Estrutural

A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]

Forças intermoleculares

Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]

Filtração

Filtração

Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]

Explosão causada por elementos radioativos

Fissão Nuclear

A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]