Divisão da História

Cronologia dos períodos históricos da humanidade

A divisão da história é uma periodização da história da humanidade utilizada pela historiografia tradicional para separar as épocas com características em comum.

Os critérios utilizados para divisão entre um período e outro, geralmente, são as mudanças significativas no âmbito cultural, político ou social da humanidade.

Essa periodização atende a fins didáticos e convenções sociais. Ela é feita a partir da indicação de períodos, da demarcação do tempo histórico com fatos marcantes e do apontamento de elementos característicos do período demarcado.

Cada período histórico apresenta aspectos particulares que os diferenciam de outras épocas. Todavia, é comum que eles apresentem características em comum com épocas anteriores ou posteriores.

Com base na historiografia tradicional, a divisão da história é feita em períodos que compreendem a Pré-história e a História.

A Pré-história divide-se em: Período Paleolítico, Período Neolítico e Período Mesolítico. Já a história é dividida em idades que são: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

Pré-história

Criado em 1851, o termo pré-história foi usado designar o período da vida humana anterior à invenção da escrita. Esse período durou cerca de 5 milhões de anos e vai desde o início dos tempos históricos registrados até aproximadamente 4000 a.C.

Alguns estudiosos da atualidade não adotam o termo pré-história. Eles preferem chamar esse período de história dos povos pré-letrados ou povos ágrafos.

Por falta de documentos desse período, a pré-história é estudada pela antropologia, arqueologia e paleontologia. Arqueólogos, antropólogos, paleontólogos e geneticistas realizam estudos com fósseis e objetos encontrados a fim traçar a cultura, os costumes e os credos de seres humanos que viveram nesse período.

Através de estudos multidisciplinares com figuras deixadas nas cavernas – chamadas pinturas rupestres – e vestígios de utensílios e ferramentas, os pesquisadores concluíram que na pré-história, o homem desenvolveu habilidades como produzir alimentos, dominar o fogo, viver em comunidade e domesticar animais.

A pré-história foi dividida em três fases: Paleolítico ou Período da Pedra Lascada, Neolítico ou Período da Pedra Polida e Idade dos Metais.

Período Paleolítico

O período Paleolítico também conhecido como Idade da Pedra Lascada foi o período em que surgiram os primeiros hominídeos. Nessa época, os antepassados do homem começaram se destacar dos outros animais, produzindo os primeiros objetos em pedra lascada.

Durante a Idade da Pedra Lascada, os primeiros humanos eram essencialmente nômades. Eles viviam da caça e da coleta, tendo que se deslocar em busca de alimentos. Nessa época foram desenvolvidos os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.

O período Paleolítico durou cerca de 3 milhões de anos, terminando por volta de 10.000 a.C., quando houve a chamada Revolução Neolítica.

Divisão da História: período pré-histórico
Pintura rupestre no interior da Caverna de Lascaux, na França (Foto: Wikipedia)

Período Neolítico

O período Neolítico ou Idade da Pedra Polida tem início na por volta do ano 10.000 a.C. Foi nessa época que o homem deixou de ser dependente da caça e da coleta, passando a praticar a agricultura.

Esse período foi caracterizado pelo surgimento das primeiras civilizações. Essa foi a época em que o home passou a dominar o fogo.

Idade dos Metais

A Idade dos Metais foi marcada pelo início da fabricação de ferramentas e armas de metais. Nesse período, o homem começou a dominar, de forma rudimentar, as técnicas de fundição.

A princípio, utilizou como matéria prima o cobre, o estanho e o bronze (uma liga de cobre e estanho), metais cuja fusão é mais fácil.

Durante esse período, houve um crescimento da população em algumas partes da terra. Assim surgiram as primeiras cidades, que deram origem às civilizações da história da humanidade.

Transição da Pré-história para a História

A transição da Pré-História para História recebe o nome de proto-história. Essa foi a época de transição em que as sociedades agrárias reuniram os primeiros elementos para a posterior aplicação da escrita.

Embora preceda o surgimento da escrita, o período chamado proto-história, é descrito em documentos ligeiramente posteriores ou em documentos externos.

Divisão da História

A história tem início com o desenvolvimento da escrita, ocorrido há, aproximadamente, 4.000 anos a.C. a partir dessa data inicia-se o Período Histórico.

A historiografia faz a divisão da história da seguinte forma: Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

É importante frisar que a divisão da história é um referencial para facilitar a compreensão do estudo, todavia, não se trata de uma divisão estática e permanente.

O término de um período e o começo de outro é um momento de transição e não exatamente um momento de modificação do mundo.

Haja vista que alguns aspectos de um determinado período da divisão da história continuam prevalecendo em outras épocas.

Idade Antiga

Idade Antiga ou Antiguidade, na divisão da história, é o período que se estende desde a invenção da escrita, entre 4000 a.C e 3500 a.C até a queda do Império Romano do Ocidente, 476 d.C.

Divisão da História: Antiguidade
Ruínas de construções da Antiguidade (Foto: Pixabay)

Nesse período da história, diferentes povos se desenvolveram, dentre eles as civilizações egípcias, mesopotâmicas, chinesas, gregas e romanas, além dos povos persas, hebreus, fenícios, eslavos e germanos.

A Idade Antiga se subdividiu em Antiguidade Clássica e Antiguidade Oriental.

Idade Média

A Idade Média ou Idade Medieval teve início por volta do ano de 476, com a queda do Império Romano. Esse período se estende até o ano 1453 com a tomada de Constantinopla pelo império turco otomano.

Divisão da História: Idade Média
Capela Palatina é uma capela medieval situada em Aachen, na Alemanha. (Foto: Wikipedia)

Algumas das características desse período foi: supremacia da Igreja Católica, economia rural, enfraquecimento comercial, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada.

Com o passar do tempo, a período medieval recebeu uma série de críticas. A Idade Média foi rotulada como Idade das Trevas devido à visão negativa que intelectuais da época tinham a respeito.

Idade Moderna

Idade Moderna
O massacre da noite de São Bartolomeu, ocorrido na França durante a Idade Moderna como repressão ao protestantismo (Foto: Wikipedia)

A Idade Moderna ou Modernidade tem início com a queda do Império Bizantino e vai até 1789 com a Revolução Francesa.

Durante esse período houve uma série de transformações no continente europeu como a Expansão Marítima e as Grandes Navegações, que resultaram na conquista de outros territórios como a África e a América.

Esse foi um período em que as classes dominantes europeias acumularam riquezas e criaram bases para expandir sua forma de organização pelo mundo.

A Modernidade também presenciou o desenvolvimento do capitalismo e a transição da produção agrária para produção mercantil e industrial.

O período favoreceu o auge das monarquias, mas no mesmo período histórico elas entraram em decadência.

Idade Contemporânea

 Divisão da História: Idade Moderna
O massacre da noite de São Bartolomeu, ocorrido na França durante a Idade Moderna, como repressão ao protestantismo (Foto: Wikipedia)

Na divisão da história, o período que corresponde a Idade Contemporânea tem início com a Revolução Francesa em 1789 e perdura até os dias atuais.

Esse foi o período em que aconteceram mudanças profundas nas formas de organização da sociedade.

Esse período histórico foi marcado por conflitos como o surgimento de disputas territoriais na Europa e a explosão das grandes guerras mundiais.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

DIAS, Fabiana. Divisão da História; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/divisao-da-historia >. Acesso em 22 de janeiro de 2020 às 20:26.

Copiar referência

Outros Artigos de História

Ciclo do Pau-Brasil

O Ciclo do Pau-Brasil foi um período histórico da nação […]

Ciclo do ouro, um dos ciclos importantes do Brasil.

Ciclo do Ouro

O Ciclo do Ouro também era chamado de “ciclo da […]

Um dos ciclos econômicos do Brasil, foi o ciclo do café.

Ciclo do Café

O Ciclo do Café foi a atividade econômica mais importante […]

Ciclo do Algodão no Brasil

O Ciclo do Algodão no Brasil aconteceu entre a segunda […]