Doenças causadas por bactérias

Conheça as principais enfermidades provocadas por esses microrganismos

As doenças causadas por bactérias, também chamadas de bacterioses, são provocadas por microrganismos procariontes. As bactérias patogênicas (que causam doenças) podem adentrar no organismo humano por meio da relação sexual desprotegida ou ingestão de alimentos e/ou água contaminados.

Pode até parecer estranho, mas o corpo humano abriga 40 trilhões de bactérias, número que supera até a quantidade de células. Estima-se que apenas 1% desses microrganismos causam metade de todas as doenças humanas.

A maioria das doenças causadas por bactérias podem ser tratadas com a prescrição médica de antibióticos, mas se a posologia for feita de maneira inadequada ou tardia pode levar à morte. De acordo com CAMPBELl, Neil A. et al.(2010) mais de 1 milhão de pessoas morrem ao ano de tuberculose pulmonar. 

Tuberculose uma das doenças causadas por bactérias
“Mycobacterium tuberculosis”, bactéria causadora da tuberculose. (Foto: Wikipédia)

Bactérias: mocinhas ou vilãs?

As bactérias são organismos que fazem parte do Reino Monera. Elas surgiram há aproximadamente 4 bilhões de anos e caracterizam-se pela adaptabilidade, sendo encontradas na atmosfera, em altitudes de 32.000 m, e no interior da superfície terrestre, em profundidades de 3.000 m.

As bactérias possuem diversos formatos (coco, bacilo, vibrião, etc.) e podem viver de forma isolada ou em colônias (diplobacilos, estreptococos, sarcina, etc.). Alguns tipos são consideradas boas (saprófitas) e outras ruins (patogênicas) para os humanos. Confira dois exemplos:

  • Lactobacilos: esses microrganismos fazem parte do grupo das “bactérias boas” e estão localizadas no trato intestinal. Elas são responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal, proteção contra diversas doenças, eliminação de substâncias tóxicas e defesa do organismo.
  • Bacilo de Koch: também chamada de Mycobacterium tuberculosis, pertence ao grupo das “bactérias ruins” e causa a tuberculose. Essa bactéria é do tipo bacilo, pode suportar desinfetantes fracos e é capaz de sobreviver em um estado seco durante semanas, além de ser resistente à luz ultravioleta (UV).

As principais doenças causadas por bactérias

As doenças causadas por bactérias, no caso as patogênicas, podem ser contraídas de diversas formas, mas os principais meios de transmissão são:

  • Respirar o ar infectado por tosse ou espirro de indivíduos contaminados;
  • Consumo de alimentos mal higienizados;
  • Mordida e/ou arranhões de animais, como pulgas e carrapatos, além do contato com fluídos (sangue, saliva, pus, etc.) infectados;
  • Relação sexual desprotegida;
  • Contato com superfícies contaminadas.

Existe uma infinidade de doenças causadas por bactérias. Por isso, o Guia Estudo listou as principais doenças provocadas por esses agentes infecciosos, bem como sintomas, tratamento e formas de prevenção. Confira abaixo:

Pneumonia

De acordo com dados do Ministério da Saúde, essa é uma das doenças causadas por bactérias que mais acarretou óbitos no Brasil entre os anos de 2000 e 2010. A bacteriose é causada pela Streptococcus pneumoniae, também causadora da bronquite.

Essa doença é caracterizada pela infecção nos pulmões e afeta, principalmente, os alvéolos pulmonares. A transmissão acontece por meio do espirro, saliva e tosse de indivíduos contaminados. Os principais sintomas são tosse com catarro, febre, dor no tórax, cansaço e dificuldades de respiração.

A prevenção da pneumonia é através de uma alimentação rica em nutrientes, cuidado com os resfriados, moderação na exposição ao ar-condicionado, bem como às mudanças bruscas de temperatura. O tratamento é realizado com antibióticos e, se necessário, internação.

Pneumonia uma das doenças causadas por bactérias
Radiografia indicando pneumonia no lobo inferior direito. (Foto: Wikipédia)

Cistite

Escherichia coli (E. coli), naturalmente presente no intestino, é a bactéria causadora dessa doença crônica caracterizada pela inflamação na parede da bexiga. Os sintomas gerais são vontade frequente de urinar, ardor e febre.

A pouca ingestão de água - necessária para limpar as bactérias presentes na bexiga -, bem como o uso de roupas íntimas apertadas ocasionam a cistite. A prevenção consiste em beber muita água e usar roupas folgadas. O tratamento, como na maioria das doenças causadas por bactérias, é com uso de antibióticos.

Meningite

Essa doença acomete as meninges – membranas de tecido conjuntivo que protegem o encéfalo e a medula espinhal -, e pode ser provocada por bactérias, vírus ou fungos. No caso da infecção bacteriana, os agentes causadores são Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Mycobacterium tuberculosis ou Haemophilus influenzae.

As principais formas de transmissão acontecem através de espirro, saliva e tosse. Os sintomas apresentam-se como febre acima de 38º, dor de cabeça, manchas roxas na pele e rigidez na nuca. A prevenção é por meio de vacinação e evitar contato com doentes. O tratamento é o uso de antibióticos na veia.

Sífilis

O agente causador da sífilis é bactéria Treponema pallidum e a transmissão ocorre pela relação sexual sem o uso de preservativo. Se infectada, a mãe pode transmitir para o bebê a doença durante a gestação ou na hora do parto. Em casos raros, também há a contaminação por transfusão sanguínea e objetos contaminados.

As lesões podem aparecer no ânus, boca e outros locais da pele. Nas mulheres, as feridas podem se manifestar na vulva, vagina e colo uterino, enquanto em homens, no pênis. A prevenção dessa e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) podem ser realizadas com uso de preservativos.

Quando a doença está em estado inicial, o tratamento é feito com o uso de antibióticos. Já no último estágio da sífilis, que pode causar risco de vida ao indivíduo, o tratamento requer internação hospitalar.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença provocada pela bactéria Leptospira interrogans. É transmitida pela urina de animais (principalmente roedores), além da ingestão de água e alimentos contaminados. Quanto ao sintomas, essa doença é considerada assintomática.

90% dos pacientes sentem febre alta com calafrios, dor de cabeça e dor muscular. 15% têm complicações mais graves como hemorragias, complicações renais, torpor e coma. O tratamento é com uso de antibióticos e a prevenção consiste em evitar contato com águas potencialmente contaminadas.

Leptospirose é uma das doenças causadas por bactérias
Vista microscópica da “Leptospira interrogans”. (Foto: Wikipédia)

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

CAIUSCA, Alana. Doenças causadas por bactérias; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/doencas-causadas-por-bacterias >. Acesso em 22 de janeiro de 2020 às 23:37.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]