Doenças causadas por protozoários

Conheça as enfermidades transmitidas por seres unicelulares

As doenças causadas por protozoários, também consideradas protozoonoses, são aqueles adquiridas através de organismos eucariontes que possuem uma única célula (unicelular), encontrados em zonas úmidas ou no solo e que podem atacar os sistemas do corpo humano causando, em muitos casos, a morte.

Apesar de serem elementos de vida livre, os protozoários são caracterizados por adotarem uma forma inativa de sobrevivência até o momento adequado em que se alojam no corpo hospedeiro (sendo estes outros animais ou os seres humanos).

Na maioria dos casos, as doenças causadas por protozoários ocorrem porque esses microrganismos são seres heterotróficos, ou seja, não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento e dependem de outros seres.

Por este motivo, se alojam em animais e seres humanos para ingestão de compostos orgânicos.

A contaminação ocorre na maioria dos casos ocorre através da ingestão de alimentos mal cozidos que contêm fezes do parasita, água infectada com o cisto dos microrganismos, por meio da picada de insetos, transfusão de sangue e, ainda, através de relação sexual sem o uso de métodos de prevenção da saúde.

 Dentre as doenças causadas por protozoários, as mais comuns são: malária, doença de Chagas, toxoplasmose, amebíase, tricomoníase, disenteria, giardíase e leishmaniose.

Tipos de doenças causadas por protozoários

  • Amebíase: é causada por tipos variados de parasita ameboide do gênero Entamoeba. Este cisto tem a capacidade de sobrevivência de forma inativa por até 30 dias no solo ou 45 dias embaixo das unhas do ser hospedeiro, o ser humano. Caso o parasita se instale na corrente sanguínea, poderá circular e chegar até o fígado da pessoa contaminada, causando abcessos amebianos.

Sintomas: algumas doenças causadas por protozoários podem não apresentar sintomas, mas a amebíase esboça alguns sinais em estágios mais graves. Os mais comuns são diarreia com sangue e dores na região abdominal.

O agravamento da enfermidade pode registrar quadros de inflamação e ulceração, e perfuração gastrointestinal. As vítimas podem ainda desenvolver anemias, leves ou moderadas por causada perda de sangue através das fezes.

  • Doença de Chagas: também conhecida como tripanossomíase americana, é uma das doenças causadas por protozoários transmitida por insetos da família Triatominae. Este protozoário é transmitido aos seres humanos e outros mamíferos por meio de contato com as fezes de insetos da família biológica triatominae, conhecidos popularmente como “barbeiros”, muito comum em áreas rurais.

Os principais meios de contágio são através de transfusão de sangue, transplante de órgãos, da mãe para o feto e a ingestão de alimentos infectados.

Sintomas: este tipo de doença tem os sintomas alterados e agravados com o passar dos anos. Na fase inicial, a vítima apresenta febre, gânglios linfáticos alterados e dor de cabeça. Com o passar do tempo, a maioria das pessoas não apresenta mais nenhum sinal, entrando na fase crônica e sem a possibilidade de cura.

Apesar de uma fase assintomática, a doença permanece instalada e após dez a trinta anos os sintomas tornam-se gravíssimos, podendo causar a morte.

Dentre eles estão fragilidade no funcionamento do coração, dilatação do esôfago e alargamento do cólon.

  • Leishmaniose: também faz parte das doenças causadas por protozoários, esta é transmitida por parasitários do tipo Leishmania, através de insetos da subfamília biológica Phlebotominae. O ser humano é infectado através da picada de insetos do gênero feminino.

Sintomas: o principal sintoma é o surgimento de úlceras. Nos casos mais avançados, aparecem períodos de febre, redução do número de glóbulos vermelhos no sangue e aumento do baço e fígado.

  • Giardíase: também denominada como giardiose, esta doença atinge diretamente o intestino delgado através do cisto do protozoário Giardia lamblia.

Sintomas: geralmente não manifestam reações, mas podem ocorrer diarreias e fezes com acúmulo de gorduras, cólica intestinal e perda de peso.

  • Malária: é uma das doenças causadas por protozoários que mais matam pessoas em todo o mundo.  Ela é replicada pelo Plasmodium Vivax, transmitido por meio da picada do mosquito Anopheles. Há também casos de transmissão através de transfusão de sangue.

Sintomas: dentre os principais sintomas estão dores no corpo, sudorese, náuseas, diarreias, calafrios e dores na região abdominal.

Doenças causadas por protozoários
Ciclo do protozoário que causa malária. (Foto: Pixnio)
  • Toxoplasmose: esta é outra enfermidade que faz parte do grupo das doenças causadas por protozoários. A toxoplasmose é causada pelo parasita Toxoplasma dondii. Sua principal via de transmissão ocorre pela ingestão de alimentos mal cozidos e que estejam contaminados com os cistos infectados do Toxoplasma. A vítima também pode contrair a doença em contato com fezes de gato contaminadas ou, ainda, de mãe para filho, durante o período gestacional. 

Sintomas: podem ocorrer dores musculares e sensibilidades nos gânglios linfáticos ao longo de algumas semanas ou meses. Em algumas pessoas podem surgir também sinais semelhantes ao da gripe.

  • Tricomoníase: este tipo de infecção afeta o sistema íntimo feminino ou trato genital masculino através do protozoário Trichomonas vaginalis. O organismo transmissor pode se manter por longos períodos sem que a vítima da contaminação esboce qualquer tipo de reação.

Sintomas: na mulher, infecta principalmente o trato vaginal. Pode permanecer sem causar nenhum sintoma ou apresentar estágios graves de inflamação, chamados de vaginite.

No homem, o contágio é feito através da relação com a parceira, sendo considerada uma DST-doença sexualmente transmissível. Os sintomas não avançam das leves infecções.

Curiosidades sobre os protozoários

  • Pertencem ao Reino Protista
  • São seres vivos heterotróficos, ou seja, não sintetizam seu próprio alimento
  • São microscópicos, unicelulares e eucariontes
  • Fazem digestão por meio de vacúolos digestivos
  • Fazem parte de um grupo formado por mais de 45 mil espécies

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Neves, Juliete. Doenças causadas por protozoários; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/doencas-causadas-por-protozoarios >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 17:51.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]