Doenças causadas por vírus

São popularmente conhecidas como viroses

Doenças causadas por vírus
Os vírus estão ao redor de todos, por isso é importante ter cuidado. (Foto: Freepik)

Doenças causadas por vírus são, genericamente, chamadas de virose.

Elas podem ser transmitidas de diversas formas: através de insetos, outros animais, contato sexual e a até mesmo pelo ar.

A maioria das viroses pode ser evitada com a profilaxia, que são as medidas preventivas, como uso de vacina, boa alimentação e distância de outras pessoas contaminadas.

As doenças causadas por vírus podem ser graves, como também podem ser leves. Sempre são de fácil disseminação. O contágio da gripe, por exemplo, acontece dentro dos ônibus, ou em qualquer lugar público.

Quadro de doenças

Veja abaixo um quadro com algumas doenças causadas por vírus, como elas acontecem e as formas de profilaxia. A tabela está em ordem alfabética:

Doença

Características

Tratamentos

Profilaxia

AIDS

Também conhecida como SIDA, a Acquired Immunodeficiency Sydrome (síndrome da imunodeficiência adquirida), é causada pelo vírus HIV. É uma DST (doença sexualmente transmissível), que já causou muitas mortes entre os anos 80 e 90, mas hoje é considerada uma doença crônica. O HIV age enfraquecendo o sistema imunológico do portador. O contágio do HIV acontece por mucosas e sangue.

No SUS, Sistema Único de Saúde, e nas redes particulares, existem a administração de coquetéis, que fortalecem o sistema imunológico do paciente, permitindo que ele viva uma vida normal, desde que não abandone as medicações.

Não existe vacina que previna, mas não compartilhar seringas e agulhas (usadas em transfusão de sangue ou tatuagem, por exemplo) e não fazer sexo (vaginal, oral ou anal) sem preservativo evita a transmissão do vírus. Mulher que tenha o HIV, deve consultar o médico caso queira engravidar. Tanto no parto quanto na amamentação o bebê pode ser infectado.

Catapora

Bolhas pelo corpo coçam, às vezes ardem. Moleza, dor no corpo, parece até gripe, se não fossem as bolhinhas. A catapora, ou varicela, é uma doença “de criança”, mas que vez ou outra acontece com adultos. Nas crianças não causam muitos danos. A doença leva cerca de 7 a 10 dias para amadurecer e sarar.

Não há nada que cure, o corpo se trata sozinho. Analgésicos e antitérmicos aliviam possíveis febres, dores e inflamações. A coceira alivia com pomadas e banhos mornos com aveia. A catapora só acontece uma vez.

Hoje já existe vacina tetra viral, que é administrada no primeiro ano da criança. Ela não é garantia que a doença não aconteça, mas se a pessoa contrair, ainda que seja adulta, sendo vacinada, é muito mais leve e sem riscos de complicação. O contágio acontece através da saliva e do líquido que sai das bolhas, então é importante ficar longe de quem está doente.

Caxumba

Também conhecida como papeira, a caxumba é uma das doenças causadas por vírus considerada rara. Ela faz as glândulas salivares incharem, dando a impressão de que o doente está com o pescoço (o papo) maior, por isso o nome papeira. O contagio é feito pela saliva, então evitar proximidade com quem está com a doença ajuda na prevenção.

Em poucas semanas ela sara. É necessário diagnóstico médico, que irá prescrever alguns remédios para aliviar o inchaço.

 

Existe vacina para caxumba, também administrada nos primeiros anos de vida. É tríplice viral, previne sarampo, caxumba e rubéola.

Chikungunya

É uma das doenças causadas por vírus que o mosquito Aedes Aegypti transmite. Causa dores nas articulações, febre, náuseas, vômitos. Quem já teve, pode levar anos com as dores, mesmo depois de a doença ter passado.

Analgésicos são administrados para alívio das dores. É importante tomar muito líquido, para mante-se hidratado. Fisioterapias são indicadas a depender de como a doença se comportou. É tratada em semanas.

Evitar contato como mosquito transmissor, ou seja, evitar água parada expostas onde o Aedes podem se reproduzir.

Dengue

Também transmitida pelo Aedes Aegypti, a dengue é uma doença muito parecida com uma leve gripe, mas quando é do tipo hemorrágica pode levar a morte. Dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, além de  febre são alguns dos sintomas.

Uso de remédios receitados pelo médico, por que existem muitos analgésicos e antitérmicos que não podem ser usados em caso de dengue. Em muitas situações é necessário ficar internado, para receber hidratação, medicação e manter a monitoração da doença. Ela é tratada em semanas.

No caso da dengue não há muita medida preventiva, apenas evitar o contato com o mosquito, batizado como o “mosquito da dengue”. Para isso deve-se manter tudo ao redor longe de água parada: garrafas, pneus, caixa d’água, pratos de plantas são alguns exemplos. Se não for possível evitar os ambientes com focos de mosquito é bom usar repelentes.

Gripes

Existem vários tipos de gripes, a H1N1 (suína), a aviária, espanhola e muitas outras. Os tipos variam em sintomas e gravidade. A gripe é uma das doenças causadas por vírus que pode ser letal se não houver cuidado.

A depender da gripe ela é tratada em alguns dias, com uso de analgésicos e antitérmicos. Nos caso mais graves pode ser necessária internação para um melhor tratamento.

Existem vacinas, principalmente para idosos, mas a melhor forma de evitar é mantendo o sistema imunológico fortalecido, uma boa dieta, por exemplo, e evitar estar perto de pessoas gripadas.

Outras doenças causadas por vírus

A lista de doenças causadas por vírus é grande. Mas a maioria delas tem prevenção e mesmo que esta não resolva há tratamentos.

É muito importante, no caso de haver vacinas, sempre usa-las como precaução. As vacinas foram feitas para proteção. Foram testadas e analisadas por profissionais capacitados para fazer bem e nenhum mal.

Saiba mais sobre doenças causadas por vírus:

Veja outros nomes de doenças causadas por vírus:

  • Ebola
  • Febre Amarela
  • Hepatites
  • Herpes
  • HPV
  • Meningite
  • Pneumonia
  • Poliomielite
  • Raiva
  • Rotavírus
  • Rubéola
  • Sarampo
  • Varíola
  • Zika

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Ana Cláudia. Doenças causadas por vírus; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/doencas-causadas-por-virus >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 17:51.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]