Economia no Brasil

Uma economia bem diversificada

A economia no Brasil é considerada sólida pelo fato do país ser exportador de uma diversidade grande de produtos. A exportação é um fator que aquece e fortalece a economia no Brasil.

Setores como agricultura, pecuária, indústria e serviços são atividades bastante produtivas e promovem um crescimento forte do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região.

O real é a moeda brasileira, representação da economia do Brasil
O surgimento do papel moeda nacional, está ligado ao desenvolvimento da economia no Brasil. (Foto: Pixabay)

Indicadores da economia no Brasil 

De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 2018, a economia no Brasil é a nona no ranking mundial e a primeira da América Latina. Em 1995, o Brasil alcançou a sétima posição na economia mundial e desde então se mantém entre as dez primeiras.

Entre os países da América do Sul, os mais ricos são: Brasil, México e Argentina. Eles são classificados como emergentes e as suas economias somadas correspondem a aproximadamente 75% do PIB dos países sul-americanos.

O fato da economia no Brasil ter bons indicadores, não significa que os indicadores sociais também sejam bons. O Brasil ocupa a 79ª posição no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dados de 2018.

O país é também membro de várias organizações econômicas e blocos comerciais como: G8 + 5, G20, Grupo de Cairns, Mercosul, OMC, Unasul. Além disso, é uma das economias emergentes que fazem parte do grupo Brics. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

Economia no Brasil, Gráfico que Mede o Crescimento Econômico
Quando o crescimento econômico é medido apenas pelo PIB, pode ser muito desigual de um país para o outro. (Foto: Pixabay)

G8 + 5

O G8 + 5 é um grupo internacional que uniu os líderes e/ou chefes de governo dos países membros do G8 – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia com os chefes de governo das cinco economias emergentes mais importantes – África do Sul, Brasil, China, Índia e México. Em março de 2014, a Rússia foi expulsa do Grupo dos Oito, por causa de sua ligação com a Crise da Crimeia.

G20

O G20 é um grupo formado por ministros de finanças e chefes de bancos centrais das 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. Foi fundado em 1999, depois de várias crises financeiras que ocorrem na década nos anos 1990, com o intuito de oportunizar a negociação internacional. O Grupo dos Vinte tem um forte peso econômico e muita expressão, por isso exerce muita influência sobre o comando do sistema financeiro e também da economia global.

Grupo de Cairns

Foi formado no ano de 1986 em Cairns, na Austrália. Trata-se de uma organização que possui 20 países participantes: África do Sul, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Filipinas, Guatemala, Indonésia, Malásia, Nova Zelândia, Paquistão, Paraguai, Peru, Tailândia, Uruguai e Vietnã. Esses países são responsáveis por mais de 20% das exportações mundiais e dos produtos agrícolas.

Mercosul

O Mercosul é uma organização intergovernamental que foi instituída em 1991, a partir do Tratado de Assunção. A princípio, ela determina uma integração econômica representada em uma união aduaneira, onde existe um livre comércio conspiratório e uma política comercial comum entre os países membros.

Os países componentes do Mercado Comum do Sul (Mercosul) são todos da América do Sul, quatro deles são membros absolutos. A formação original do bloco tem Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, depois foi incluída a Venezuela, que atualmente cumpre suspensão.

OMC

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada com o intuito de fiscalizar e liberalizar o comércio internacional. Ela foi oficialmente apresentada em 01 de janeiro de 1995, com o Acordo de Marraquexe e substituiu o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) de 1947.

A OMC trabalha com a regulamentação do comércio entre os países membros, oferece a estrutura para negociação e formalização dos acordos comerciais e o procedimento de solução de solução de conflitos em busca do reforço de aceitação dos integrantes para os acordos da OMC, firmados por representantes dos governos dos países membros e aprovados pelos parlamentos nacionais.

Unasul

A União de Nações Sul-Americanas que antes se chamava Comunidade Sul-Americana de Nações é uma organização intergovernamental composta pelos doze estados da América do Sul. A Unasul foi criada no meio das ideias de integração sul-americana multissetorial, contemplando as duas uniões aduaneiras regionais: o Mercosul e a Comunidade Andina (CAN).

Brics

Brics é um grupo de países que possuem o mercado emergente em relação ao desenvolvimento econômico. Esse agrupamento começou com quatro países componentes e tinha o nome de Bric. Países como Brasil, Rússia, Índia e China e depois a entrada da África do Sul, formam o Brics.

O real é a atual moeda brasileira
O plano Real foi um plano econômico criado para estabilizar a economia no Brasil. (Foto: Pixabay)

Exportação e importação na economia do Brasil

O Brasil exporta e importa uma infinidade de produtos e esse mercado também fortalece a economia no Brasil.

Seguem os principais produtos de exportação:

  • Aço
  • Automóveis de passageiros
  • Aviões
  • Café
  • Cana-de açúcar
  • Carnes bovina e de frango
  • Celulose
  • Minério de ferro
  • Óleos brutos de petróleo
  • Soja e derivados

Seguem os principais produtos de importação:

  • Automóveis
  • Autopeças
  • Compostos heterocíclicos
  • Cloreto de potássio
  • Gás natural
  • Geradores e motores elétricos
  • Hulha
  • Instrumentos de medição
  • Medicamentos
  • Nafta
  • Motores para aviação
  • Óleos combustíveis
  • Peças de recepção e transmissão
  • Petróleo bruto
  • Produtos eletrônicos

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Economia no Brasil; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/economia-no-brasil >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 22:02.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]