Elementos da narrativa

Fundamentais para contar uma boa história

Os elementos da narrativa complementam o relato de acontecimentos e ações dos personagens envolvidos em uma narração.

Por sua vez, a narração é um tipo de texto descritivo de histórias fictícias ou reais, com personagens inseridos em determinados tempo e espaço. São exemplos a fábula, novela, o conto e romance.

Quais são os elementos da narrativa?

Os elementos da narrativa estão presentes em todo texto narrativo. Eles são: enredo, tempo, narrador e personagens.

O enredo, que é o assunto da história contada de maneira linear ou não linear. O que estabelece a forma como esse enredo vai ser contado é o tempo, que determina o período em que a história se passa.

O responsável por conduzir a narração é o narrador. Ele representa a “voz” do texto e pode ser classificado em narrador personagem, que participa da história; narrador observador, conhece a história, observa e relata os fatos na 3ª pessoa do singular; e narrador onisciente, que conhece toda a história, conhece os outros personagens, inclusive comportamentos, pensamentos e ideias, com narração em 1ª pessoa ou 3ª pessoa.

Dentre os elementos da narrativa, os personagens são as pessoas que estão presentes na história. Os personagens principais recebem a denominação de protagonistas, enquanto que os menos importantes são coadjuvantes.

Resumindo:

O elementos da narrativa são:

Enredo: é um dos principais elementos da narrativa. Apresenta o tema ou o assunto da história. Pode ser linear, não linear ou cronológico quando este narrar o psicológico dos personagens.

Tempo: determina o período em que a história se passa.

Narrador: também chamado de foco narrativo. É a “voz do texto”. Pode ser classificado em três tipos:

Narrador Personagem: participa da história no papel de personagem principal ou secundário.

Narrador Observador: conhece a história, observa e relata os fatos.

Narrador Onisciente: conhece toda a história, conta os fatos pelo seu ponto de vista, sabe tudo sobre os outros personagens.

Personagens: pessoas presentes na história. Quando são muito importantes, são chamados de personagens principais ou protagonistas. Quando surgem na história, mas não têm papel de grande destaque são chamados de personagens secundários ou coadjuvantes.

cachorro lendo
Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens. (Foto: Pixabay).

O texto narrativo

Um texto narrativo é um dos tipos textuais. Conta uma história por meio de uma sequência de fatos. Isso é feito obedecendo a uma estrutura dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.

Para isso, o narrador precisa contar os acontecimentos, mostrando para o leitor quem são os envolvidos na história (personagens) e em qual contexto o enredo é abordado (tempo e espaço).

Assim como outros tipos de texto, a estrutura do narrativo também apresenta começo, meio e fim.

A narração

A narração é a forma como a história é contada através do narrador, seja ele personagem, observador ou onisciente.

Para uma narração existem tipos de discurso narrativo. Tratam-se de como a voz dos personagens é introduzida na voz do narrador. O tipo de discurso vai determinar se a narrativa vai assumir o grau de dinamicidade do texto, se mais dinâmico ou mais estático; quão natural ou forçado será; o nível de interesse, se mais ou menos interessante e o grau de objetividade ou subjetividade.  

Existem três tipos de discurso em um texto narrativo:

Discurso direto: faz a transcrição da fala dos personagens de maneira fiel, sem a participação do narrador.

Discurso indireto: nesse discurso o narrador faz uso das suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens.

Discurso indireto livre: possibilita que os acontecimentos sejam inseridos na voz do narrador e na fala direta dos personagens.

Quais são os tipos textuais?

Tipos textuais são formas de apresentação de um texto, seguindo uma estrutura padrão que caracteriza cada tipo. Além do narrativo, os demais tipos de textos são:

Texto descritivo

O texto descritivo apresenta como característica principal descrever algo ou alguém com riquezas de detalhes, para que o leitor consiga criar uma imagem mental do que está sendo dito. 

Para isso, recursos da gramática como adjetivos, verbos de ligação e metáfora podem ser usados.

Nota: o texto descritivo pode ser encontrado dentro de outros textos, quando a ideia é caracterizar um objeto, lugar ou uma pessoa.

Texto dissertativo

O texto dissertativo é a forma que mais cai nas redações do Enem e nas provas de vestibulares. É classificado em dissertativo-argumentativo e dissertativo-expositivo, no qual a primeira classificação traz um ponto de vista e tem, como objetivo, persuadir o leitor a concordar com a posição defendida no texto. São exemplos: texto de ensaios, cartas argumentativas, dissertação-argumentativa e editorial.

Já o texto do tipo dissertativo-expositivo propõe expor um ponto de vista sem a necessidade de convencer o leitor. Assim, possui uma ideia central a ser desenvolvida, com fundamentação do tema e conclusão da ideia.

Texto expositivo

O texto expositivo informa ou esclarece o leitor sobre um determinado assunto ou tema. Dessa forma, expõe conhecimentos, ideias e pontos de vista por meio de uma linguagem clara e concisa. São exemplos desse tipo de texto: artigo científico, reportagem, resumo e fichamento.

O texto expositivo se estrutura em introdução, com apresentação e contextualização do tema e definição do objetivo do texto; desenvolvimento, onde é feita uma explicação detalhada, clara e objetiva do tema e conclusão, que apresenta e reafirma uma síntese dos pensamentos expostos.

Texto injuntivo e prescritivo

Esses tipos de textos têm como objetivo instruir e orientar o leitor. Além de informar e instigar uma ação do leitor.

Os textos injuntivos caracterizam-se pelo uso de verbos no imperativo, no infinitivo ou no presente do indicativo, com sujeito indeterminado. São exemplo: bulas de remédios, manuais de instruções, receitas culinárias, editais, regulamentos, código e leis.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Chérolet, Brenda. Elementos da narrativa; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/elementos-da-narrativa >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 20:03.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]