Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Encima ou em cima
Língua Portuguesa
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Língua Portuguesa » Encima ou em cima
Postado por o_autor2019 em 26/02/2019 e atualizado pela última vez em 23/09/2020
“Encima ou em cima”? As duas expressões estão corretas e fazem parte do vocabulário da língua portuguesa. "Encima e em cima" são palavras homófonas que possuem a mesma fonética, embora apresentem grafias e significados diferentes.
As duas expressões estão corretas e fazem parte do vocabulário da língua portuguesa. "Encima e em cima" são palavras homófonas que possuem a mesma fonética, embora apresentem grafias e significados diferentes.
É frequente a dúvida se a expressão correta é encima ou em cima. A palavra ‘encima’ vem do verbo encimar, sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do modo imperativo.
O termo em cima é uma locução adverbial e significa na parte mais elevada, na parte superior, sobre. Em cima é antônimo de embaixo.
"Em cima" é uma locução adverbial de lugar, indica a parte superior ou mais elevada de alguma coisa. A expressão transmite a ideia de que algo está em um lugar mais alto de que outro. Portanto, “em cima”, escrita de forma separada, é o antônimo da palavra embaixo (veja também embaixo ou em baixo).
"Em cima" é uma locução adverbial de lugar, indica a parte superior ou mais elevada de alguma coisa.
Exemplos com a expressão em cima:
A casa tem dois andares e os quartos ficam lá em cima. Deixei o livro em cima da mesa para você pegá-lo. Fala, amigo! Tudo em cima? Ele não quer se pronunciar sobre o assunto porque está sempre em cima do muro.
A casa tem dois andares e os quartos ficam lá em cima.
Deixei o livro em cima da mesa para você pegá-lo.
Fala, amigo! Tudo em cima?
Ele não quer se pronunciar sobre o assunto porque está sempre em cima do muro.
Observações:
Por proximidade, usa-se a expressão em cima da hora para indicar que aquele é o momento exato do acontecimento.
Exemplo:
Venha logo porque já está em cima da hora!
Na linguagem coloquial usa-se a expressão dar em cima para se referir a alguém que está cortejando ou interessado em uma pessoa.
Aquela mulher está dando em cima de você!
O oposto da expressão em cima é a palavra embaixo. Diferentemente de em cima que é escrita separadamente, embaixo deve ser colocado em apenas uma palavra.
Exemplos:
O livro está em cima da mesa. O cartão está embaixo do livro.
O livro está em cima da mesa.
O cartão está embaixo do livro.
A palavra “encima”, escrita junto, é a forma conjugada do verbo “encimar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.
Pouco utilizado, o verbo significa ato de estar em cima ou de colocar no alto. O verbo "encimar" tem como sinônimos os verbos coroar, alçar, elevar e rematar. “Encimar” quer dizer colocar ou se situar em cima ou no alto.
o verbo significa ato de estar em cima ou de colocar no alto. O verbo "encimar" tem como sinônimos os verbos coroar, alçar, elevar e rematar.
Eu encimo Tu encimas Ele encima Nós encimamos Vós encimais Eles encimam
Ele encima
Eu — Tu encima Ele encime Nós encimemos Vós encima Eles encimem
Tu encima
A coroa de brilhantes encima a cabeça da princesa. A igreja encima a serra. O laço rosa encima a cabeça da menina. Uma cruz encima o monte.
A coroa de brilhantes encima a cabeça da princesa.
A igreja encima a serra.
O laço rosa encima a cabeça da menina.
Uma cruz encima o monte.
Embora as duas palavras façam parte da língua portuguesa e estejam escritas corretamente, a depender do contexto que forem empregadas, podem apresentar erros.
A chave está em cima da mesa. A chave está encima da mesa.
A chave está em cima da mesa.
A chave está encima da mesa.
O exemplo acima demonstra a intenção enunciativa de dizer que a chave foi deixada sobre a mesa. Desse modo, a expressão em cima exerceu a função de um advérbio de lugar.
Escrita assim, de forma separada, em cima transmite a ideia de que algo está em uma posição mais elevada, ou seja, em um lugar mais alto. Portanto, a primeira frase está correta e a segunda frase está errada.
Portanto, a primeira frase está correta e a segunda frase está errada.
O chapéu branco em cima a cabeça do sambista. O chapéu branco encima a cabeça do sambista.
O chapéu branco em cima a cabeça do sambista.
O chapéu branco encima a cabeça do sambista.
Observe no exemplo que a palavra “encima”, escrita de forma junta, é a forma do verbo “encimar” conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. Portanto, das duas orações, a primeira está errada e a segunda está escrita de forma correta.
Portanto, das duas orações, a primeira está errada e a segunda está escrita de forma correta.
Muitos confundem as duas formas por se tratar de palavras que possuem a mesma pronuncia, mas com grafias e significados diferentes. “Encima e em cima”, portanto, são chamadas de palavras homônimas homófonas.
As palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora tenha outro significado e sejam escritas de formas diferentes. Ou seja, são duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.
Para não ficar na dúvida sobre escrever “encima ou em cima” é necessário atenção e lembrar que as duas palavras tem origens distintas. “Encima" é um verbo conjugado na terceira pessoa do modo indicativo, enquanto "em cima" é uma locução adverbial.
Encima" é um verbo conjugado na terceira pessoa do modo indicativo, enquanto "em cima" é uma locução adverbial.
, . Encima ou em cima; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/encima-ou-em-cima >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 18:28.
As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]
As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]
As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]
As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]