Encima ou em cima

Palavras homófonas de grafia e significados diferentes

“Encima ou em cima”? As duas expressões estão corretas e fazem parte do vocabulário da língua portuguesa. "Encima e em cima" são palavras homófonas que possuem a mesma fonética, embora apresentem grafias e significados diferentes.

É frequente a dúvida se a expressão correta é encima ou em cima. A palavra ‘encima’ vem do verbo encimar, sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do modo imperativo.

O termo em cima é uma locução adverbial e significa na parte mais elevada, na parte superior, sobre. Em cima é antônimo de embaixo.

criança entediada com um livro
Por muitas vezes ficamos em dúvida sobre usar “encima ou em cima”. As duas palavras estão corretas, mas os significados são distintos. (Foto: Pixabay)

“Em cima”: locução adverbial

"Em cima" é uma locução adverbial de lugar, indica a parte superior ou mais elevada de alguma coisa. A expressão transmite a ideia de que algo está em um lugar mais alto de que outro. Portanto, “em cima”, escrita de forma separada, é o antônimo da palavra embaixo (veja também embaixo ou em baixo).

Exemplos com a expressão em cima:

A casa tem dois andares e os quartos ficam lá em cima.

Deixei o livro em cima da mesa para você pegá-lo.

Fala, amigo! Tudo em cima?

Ele não quer se pronunciar sobre o assunto porque está sempre em cima do muro.

Observações:

Por proximidade, usa-se a expressão em cima da hora para indicar que aquele é o momento exato do acontecimento.

Exemplo:

Venha logo porque já está em cima da hora!

Na linguagem coloquial usa-se a expressão dar em cima para se referir a alguém que está cortejando ou interessado em uma pessoa.

Exemplo:

Aquela mulher está dando em cima de você!

O oposto da expressão em cima é a palavra embaixo. Diferentemente de em cima que é escrita separadamente, embaixo deve ser colocado em apenas uma palavra.

Exemplos:

O livro está em cima da mesa.

O cartão está embaixo do livro.

“Encima”: conjugação do verbo “encimar”

A palavra “encima”, escrita junto, é a forma conjugada do verbo “encimar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.

Pouco utilizado, o verbo significa ato de estar em cima ou de colocar no alto. O verbo "encimar" tem como sinônimos os verbos coroar, alçar, elevar e rematar. “Encimar” quer dizer colocar ou se situar em cima ou no alto.

Verbo “encimar” – Presente do indicativo

Eu encimo
Tu encimas
Ele encima
Nós encimamos
Vós encimais
Eles encimam

Verbo encimar – Imperativo

Eu
Tu encima
Ele encime
Nós encimemos
Vós encima
Eles encimem

Exemplos com verbo encimar

A coroa de brilhantes encima a cabeça da princesa.

A igreja encima a serra.

O laço rosa encima a cabeça da menina.

Uma cruz encima o monte.

“Em cima ou encima”: Qual destas frases está correta?

Embora as duas palavras façam parte da língua portuguesa e estejam escritas corretamente, a depender do contexto que forem empregadas, podem apresentar erros.

A chave está em cima da mesa.

A chave está encima da mesa.

O exemplo acima demonstra a intenção enunciativa de dizer que a chave foi deixada sobre a mesa. Desse modo, a expressão em cima exerceu a função de um advérbio de lugar.

Escrita assim, de forma separada, em cima transmite a ideia de que algo está em uma posição mais elevada, ou seja, em um lugar mais alto. Portanto, a primeira frase está correta e a segunda frase está errada.

O chapéu branco em cima a cabeça do sambista.

O chapéu branco encima a cabeça do sambista.

Observe no exemplo que a palavra “encima”, escrita de forma junta, é a forma do verbo “encimar” conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo. Portanto, das duas orações, a primeira está errada e a segunda está escrita de forma correta.

“Encima ou em cima”: palavras homófonas

Muitos confundem as duas formas por se tratar de palavras que possuem a mesma pronuncia, mas com grafias e significados diferentes. “Encima e em cima”, portanto, são chamadas de palavras homônimas homófonas.

As palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora tenha outro significado e sejam escritas de formas diferentes. Ou seja, são duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.

Para não ficar na dúvida sobre escrever “encima ou em cima” é necessário atenção e lembrar que as duas palavras tem origens distintas. “Encima" é um verbo conjugado na terceira pessoa do modo indicativo, enquanto "em cima" é uma locução adverbial.

Curiosidades

  • É frequente a escrita da palavra “emcima”, escrita de forma junta e com “m”. No entanto, esta palavra está errada. O erro acontece, pois é comum os falantes erroneamente estabelecerem um paralelismo com o advérbio “embaixo”, que é escrito de forma junta;
  •  Além de “encima ou em cima”, é comum a confusão do uso das locuções “em cima, por cima e acima”.  “Acima” é um advérbio que significa em parte mais alta, e “em cima” e “por cima” são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de na parte superior com contato e de cima sem contato.

Resumo sobre “em cima e encima”

  • Tanto “em cima quanto encima” estão corretas dentro da gramática no Brasil. Contudo, elas possuem significados diferentes e são usadas de formas distintas.
  • A palavra “encima” vem do verbo “encimar”, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do modo imperativo.
  • Já “em cima” é uma locução adverbial e significa na parte mais elevada.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

DIAS, Fabiana. Encima ou em cima; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/encima-ou-em-cima >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 00:56.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]