Biologia no Enem

A prova de Biologia no Enem é uma das mais importantes para quem sonha em trilhar carreira nas áreas de Saúde, Ciências e Natureza, por exemplo. Juntamente com Química e Física, essa disciplina compõe a prova de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” do Exame Nacional do Ensino Médio, que reúne uma gama de assuntos escolares e também da atualidade.

Então, para gabaritar as questões de Biologia no Enem é muito importante organizar um cronograma de estudos com os assuntos mais cobrados no certame e, principalmente, entender como esse caderno de provas é estruturado.

O Guia Estudo já fez isso para você! Acesse os artigos na nossa página Biologia Enem e confira artigos atualizados e completos para você se dar bem na prova.

Ah! Vale lembrar que muitas universidades concedem peso dois à disciplina e o seu desempenho pode ser determinante para a aprovação. Então, se joga nos estudos!

Como é a prova de Biologia no Enem?

O conteúdo de Biologia no Enem é bem extenso, pois comporta grandes áreas do conhecimento, como Ecologia, Genética e Bioquímica.

Mas isso não é problema para quem realiza os estudos de forma otimizada e acompanha os artigos publicados no Guia Estudo.

Todo mundo está cansado de saber que uma das características mais marcantes do Enem é a interdisciplinaridade, e isso não é diferente com a prova de Ciências Biológicas. As questões do Enem apresentam enunciados longos e abordam informações sobre outras disciplinas.

Isso pode ajudá-lo em alguns momentos, mas também pode dificultar a compreensão do candidato diante do tema, caso não tenha prática e nem familiaridade com o estilo de prova do Enem.

Por isso, planeje-se e saiba como é a avaliação com antecedência. Faça pesquisa não apenas sobre o assunto de Biologia estudado durante o ensino médio, mas também sobre temas atuais e que estão relacionados à área, como: sustentabilidade, uso da água, aquecimento global, entre ouros. E lembre-se: leia atentamente os enunciados, pois podem conter alguma dica para a resolução da questão.

Plano de estudo para Biologia Enem

Agora que já sabe como estudar Biologia, confira os principais assuntos de Ciências Biológicas apresentado durante todo o ensino médio. Assim você não terá dúvidas do que aprender e revisar para acertar todas as questões do Exame Nacional do Ensino Médio.

(Gif: Giphy)

Moléculas, células e tecidos

Essa é uma das grandes áreas da Biologia que certamente terá uma questão na prova do Enem. Por isso, é importante compreender seus conceitos.

Além das definições de moléculas, células e tecidos, siga os estudos sobre a estrutura e fisiologia celular (membrana, citoplasma e núcleo), e depois as duas formas de divisão celular, como Mitose e Meiose.

Outros tópicos importantes são: Metabolismo Energético, Organelas Celulares, Respiração Celular e Fotossíntese.

Aproveite os conceitos anteriores para estudar sobre a origem e a evolução das células, e correlacionar com os assuntos atuais: Células-Tronco, Clonagem, Genética e Tecnologia do DNA Recombinante.

O Exame também costuma perguntar sobre as aplicações de Biotecnologia na produção de alimentos, e também na determinação da paternidade, investigação criminal e identificação de indivíduos. Além disso, não deixe de analisar por meio de artigos e noticiários os aspectos éticos relacionados aos temas acima.

Hereditariedade e diversidade da vida

Após compreender os conceitos básicos sobre células, é hora de aprofundar-se na hereditariedade e diversidade da vida. As Leis de Mendel podem ajudá-lo a compreender os princípios desse assunto.

Ainda para a prova de Biologia no Enem é indispensável aprender sobre Mutações Gênicas e Cromossômicas, e Fundamentos Genéticos da Evolução para entender a manutenção da diversidade biológica.

Vale também reforçar os conhecimentos sobre Grupos Sanguíneos, Transplantes e Doenças Autoimunes, além de suas implicações na sociedade.

Identidade dos seres vivos

Outro tópico que não pode ficar de fora da sua lista de assuntos para o Enem é sobre os níveis de organização dos Seres Vivos, desde os mais simples até os mais complexos. Leia sobre Reino Protista, Reino Vegetal, Reino Fungi e Reino Animal.

A nutrição dos seres vivos (autótrofos e heterótrofos) merece também atenção, assim como características dos seres unicelulares e seres pluricelulares.

Contemplando esse bloco de conteúdo, confira ainda as seguintes áreas da Biologia: Embriologia, Anatomia Humana e Fisiologia.

Ecologia

O estudo da relação entre os seres vivos e o meio ambiente é uma das áreas biológicas mais lembradas pelo Enem, principalmente com questões relacionadas aos Ecossistemas e aos Fatores Bióticos e Abióticos.

A Ecologia é um dos assuntos que costuma ser cobrado no certame, não apenas nas questões de múltipla escolha de Biologia, mas também na prova de redação. E como as questões ecológicas podem servir de base para o tema da prova discursiva, é importante conhecer além das causas, as consequências e principalmente os possíveis tratamentos para os problemas ambientais enfrentados hoje em dia.

Entre eles é possível destacar a poluição, aquecimento global, mudanças climáticas, efeito estufa, entre outros.

Também é recorrente perguntas sobre habitat natural e comunidade biológica, e os danos causados pelo crescimento das cidades, desmatamento, abertura de estradas e a expansão agropecuária, valorizando assim a interdisciplinaridade.

Os estudantes precisam ter consciência do histórico de exploração e uso de recursos naturais dessas áreas, além de noções sobre como amenizar os danos causados no meio ambiente. Desta forma, mergulhe fundo nos estudos sobre Biodiversidade e as Relações Ecológicas, que podem ser classificadas em Intraespecíficas ou Homotípicas (mesma espécie); e Interespecíficas ou Heterotípicas (espécies diferentes); Relações Harmônicas (ambos participantes são beneficiados) ou Relações Desarmônicas (há prejuízo para uma ou ambas as espécies envolvidas).

Já deu para perceber que para ter um bom desempenho na prova de Biologia no Enem é imprescindível conhecer as teorias e conceitos, mas também possuir alto poder de interpretação e conhecimentos gerais para o embasamento das suas respostas.

Então, além dos assuntos vistos em sala de aula mantenha-se antenado com as notícias atuais e dê uma atenção especial atenção aos problemas ambientais enfrentados pela população.

Ecologia
Ecologia é uma das áreas biológicas mais lembradas na prova do Enem. (Pixabay)

Veja também:

Biomas Brasileiros
Biomas do Mundo
Nicho Ecológico
Amazônia
Educação Ambiental

Origem e evolução da vida

A origem do universo, da Terra e dos seres vivos é um assunto curioso não apenas para nós enquanto estudantes, mas também para a Ciência. Ao longo do tempo surgiram hipóteses na tentativa de explicar a evolução de tudo isso, como o Criacionismo e o Evolucionismo. Desta forma, vale a pena incluir no seu cronograma de estudo a Teoria da Evolução.

Vale ressaltar que o Enem costuma cobrar não só as teorias Pré-Darwinianas para a modificação das espécies, mas também a teoria de Charles Darwin, naturalista inglês que desenvolveu uma teoria evolutiva de Seleção Natural.

Essa presunção está relacionada à ideia de que os seres mais bem adaptados ao ambiente têm mais chances de sobreviver, pois eles conseguem deixar maior número de descendentes para perpetuar a espécie.

Além disso, tendo como base a Teoria de Darwin, é importante analisar também a Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo, que inclui noções de genética nos estudos.

Populações humanas

Os temas de Biologia relacionados a populações humanas incluem conhecimentos interdisciplinares. Para a compreensão dessas questões é necessário estudar, além dos aspectos biológicos da pobreza, fatores socioeconômicos e de desenvolvimento humano.

Nesse contexto, aparecem os indicadores sociais, ambientais e econômicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Também é importante analisar as doenças que afetam a população, sobretudo brasileira, como: obesidade, câncer, diabetes, dengue, depressão, ansiedade, hipertensão, entre outros. Os enunciados devem cobrar do estudante não só a caracterização, mas também a prevenção e a cura das doenças apontadas.

A área de Saúde merece atenção, principalmente para os conteúdos relacionados à DST (Doença Sexualmente Transmissível), gravidez na adolescência, uso de drogas. Com o novo cenário voltado à prevenção, assuntos como Exercícios Físicos e Vida Saudável também são tópicos importantes e que podem ser abordados.

Levando-se em consideração que a prova do Enem costuma lembrar assuntos factuais, é sempre bom estar atento às informações das enfermidades cada vez mais comuns na sociedade, como a dengue, a gripe H1N1 e a chikungunya.

Assuntos mais abordados

Já deu para perceber que o conteúdo programático de Biologia no Enem é extenso e complexo, pois compreende várias áreas. O ideal é que você se programe e estude todos os tópicos. Mas se o tempo está curto ou se você deseja apenas revisar as partes mais importantes, a dica é dar prioridade aos temas que historicamente sempre foram cobrados no Exame.

Se você está se perguntando quais são esses assuntos, fique tranquilo! O Guia Estudo já organizou tudo para te ajudar!

Citologia

Citologia ou Biologia Celular é o ramo da Biologia voltado ao estudo de todas as propriedades da célula. O assunto é considerado básico e geralmente é ensinado nos primeiros semestres do ensino médio. Por isso, vale a pena revisar os termos e refrescar a memória para mandar bem na prova de Biologia no Enem.

Então, diferenciar as células eucariontes e procariontes é indispensável, pois possivelmente uma das questões do Enem pode apresentar esse tópico. Além disso, se você não pretende deixar nenhuma questão em branco, conheça as partes da célula e saiba identificá-las. A dica é: observe com bastante atenção as imagens celulares e aprenda tudo sobre:

Veja também:

Teoria Celular
Divisão Celular
Célula Animal
Organelas Celulares
Permeabilidade Seletiva
Ciclo de Krebs

Fisiologia

Fisiologia é a parte da Biologia que estuda o funcionamento dos organismos vivos. Para o Enem o destaque vai para a Fisiologia Humana, assunto recorrente no certame.

Entre os temas que costumam aparecer na prova, os Sistemas do Corpo Humano tem ganhado destaque. Dessa maneira, vale intensificar os estudos principalmente sobre Sistema Circulatório, Sistema Digestório, Sistema Imunológico, Sistema Nervoso e Sistema Endócrino, que já foram questões cobradas em muitas edições do Exame.

E mais do que conhecer os sistemas que formam o corpo, compreender suas funções é extremamente importante para a compreensão das perguntas. Como as provas do Enem são bastante contextualizadas, as questões buscarão adequar os conceitos biológicos ao cotidiano. Dessa forma, poderá ser cobrado o assunto relacionando-o com doenças, vacinas e vírus, por exemplo.

Veja Mais:

Tecidos do Corpo Humano
Órgãos do Corpo Humano
Sistemas do Corpo Humano

Microbiologia

Outro ramo da Biologia que cai no Enem é a Microbiologia. A área envolve o estudo dos seres vivos que não podem ser vistos a olho nu. Como exemplo de micro-organismos estão as bactérias, fungos, protozoários e vírus.

Mas como esse assunto é cobrado na prova? Como de costume, as perguntas do Enem geralmente relaciona o assunto da disciplina com situações do cotidiano. Logo, é muito provável que exista questões sobre doenças provocadas por esses seres, como: tuberculose, aids, febre amarela, catapora, sarampo, entre outras.

Para aprofundar mais no assunto, não deixe de conferir nossos artigos sobre:

Genética

Dentre os assuntos importantes para a prova de Biologia no Enem está a Genética, campo que estuda a hereditariedade. As questões sobre o tema costumam ser simples, contudo é importante que você saiba os conceitos básicos de Genética, como Células Haploides e Diploides, Cromossomos, Cromossomos Homólogos, Genes Alelos, Genes Múltiplos, Homozigotos e Heterozigotos, Genes Dominantes e Recessivos.

Além disso, o Exame Nacional costuma apresentar perguntas relacionadas ao DNA e sua estrutura, e sobre as novas descobertas científicas. Mantenha-se informado sobre biotecnologia, clonagem, alimentos transgênicos, células-tronco, etc.

A genética é um dos assuntos de Biologia no Enem
A genética é um tema bastante explorado no Enem. (Foto: Pixabay)

Enriqueça seu conhecimento lendo sobre:

Não se esqueça!

Agora que você já sabe o que estudar para o Enem, confira as dicas que podem te ajudar a manter o equilíbrio emocional para encarar a avaliação.

É comum que ansiedade tome conta de você nos dias que antecedem o Exame, afinal de contas a preparação para o ingresso ao curso superior começa desde o período escolar.

Além da dedicação ao longos dos três anos do ensino médio, há quem complemente os estudos com cursinhos pré-vestibulares. Tudo para encarar a maratona da prova do Enem e conquistar a tão sonhada vaga universitária.

(Gif: Giph)

Mas, como driblar essa inquietação?

Primeiro, é fundamental entender a importância do sono e da alimentação. Estar descansado e bem alimentado pode fazer toda a diferença. Dormir poucas horas pode diminuir o rendimento cognitivo e ficar sem comer pode dificultar o raciocínio.

Portanto, deve-se estabelecer um horário certo para dormir, evitando levar aparelhos eletrônicos para a cama, e optar por alimentos leves e de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras, sem esquecer de se hidratar.

Outra dica é tentar relaxar na véspera da prova. Se você estudou todas as disciplinas, tem conhecimento o suficiente para superar este desafio. Reconheça o seu potencial e confie em si mesmo!

Quando a ansiedade der os seus primeiros sinais, pare e respire profundamente. Inspire até perceber a expansão da barriga e expire bem devagar. Isso te ajudará a retomar a calma e o foco.