Energia Elétrica

Principal fonte de energia utilizada mundialmente

A energia elétrica é a base produtiva da sociedade atual. Ela permite ligar o interruptor de luz durante a noite, utilizar computadores ou outros aparelhos eletrônicos. Se não fosse esse tipo de energia, a sociedade estaria vivendo no escuro e sem grandes capacidades tecnológicas.

Em sua grande parte, a energia elétrica é produzida em usina hidrelétrica, no entanto, também podem ser geradas em usinas termoelétricas, solares, nucleares. A capacidade total de geração de energia elétrica no Brasil é de mais de 142.610 Megawatts (MW). O país ainda é um dos cinco que mais aproveitam o potencial de energia hidráulica no mundo.

Conceito de energia elétrica

A energia elétrica é a capacidade da corrente elétrica de produzir trabalho. É baseada na formação de diferença de potencial (tensão elétrica) entre dois pontos que produzem uma corrente entre estes. Depois de sofrer transformação, ela pode ser convertida em luz, calor ou movimento.

Um dos principais tipos de energia da atualidade, a energia elétrica é gerada por meio de transformações químicas ou mecânicas e modificada por geradores e turbinas. Uma rede de transmissão composta de fios e torres é necessária para que a energia chegue às casas, lojas e prédios.

Distribuição e transporte de energia

O transporte de energia é realizado por linhas transmissão de alta potência que usam corrente elétrica para distribuir energia pelos estabelecimentos. O sistema de distribuição, por sua vez, é constituído de uma rede integrada e complexa que conecta as unidades geradoras, vias de transmissão e os consumidores.

O sistema de transmissão brasileiro é considerado um dos maiores do mundo e interliga as diversas usinas de geração de energia elétrica a uma rede nacional. O sistema de distribuição de energia brasileiro é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Empresas públicas ou privadas são as responsáveis por entregar a energia nas casas e a Eletrobrás é quem possui a maior parte das linhas de transmissão do país.

Redes de transmissão de energia elétrica
Torre transmite energia elétrica para as casas. (pixabay)

Cálculo da energia elétrica

É possível calcular a quantidade de energia consumida pelos aparelhos. Para tanto, bastar conhecer o valor da potência do eletrônico e o tempo que ficou ligado.

Usa-se a fórmula:

E = P . ∆t

Onde,

E = energia (em joule)

P = potência (em quilowatt)

∆t = intervalo de tempo (em segundos)

O joule é o sistema usado internacionalmente, no entanto, a unidade utilizada pelas companhias para calcular a conta de energia é o quilowatt-hora (kWh).

Exemplo:

Se uma TV plasma de 50 polegadas tem potencia de 380 W e ficou ligada por 2 horas, quanto de energia ela gastou?

Primeiro deve-se transformar whatt em quilowatt. Então temos que 380 w é igual a 0,38 kw.

Então,

E = P . ∆t
E = 0,38 x 2
E = 0,76 KWh

Desta forma, a TV plasma gastou 0,76 KWh de energia no período de duas horas.

 

Principais fontes de energia no Brasil

A principal fonte de energia do Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas. No entanto, as usinas eólicas, solar e nuclear têm grande participação na geração de energia nacional. Conheça abaixo as principais fontes de energia no país.

Energia hidrelétrica

O Brasil tem um dos maiores potenciais hidroelétricos do mundo. Essa fonte é responsável por 64% da matriz energética (conjunto dos recursos energéticos de um país) do Brasil. Contudo, acredita-se que apenas 35% dos recursos hídricos são explorados atualmente no país.

Energia Termoelétrica

A energia termoelétrica produz energia por meio da liberação de calor que é gerado da queima de combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e gás. Quase 27% da energia nacional é criada por meio dela.

Energia Nuclear

O Brasil tem uma das maiores reservas de urânio (elemento utilizado para geração de energia nuclear) do mundo. Mas, devido ao grande perigo radioativo, apenas duas usinas de energia nuclear estão em operação e respondem por apenas 1% do potencial energético do país.

Energia Eólica

Com grande potencial na região norte e no nordeste brasileiro, a energia eólica tem capacidade instalada de mais de 12 GW (gigawatt) e representa 7% da energia gerada no país. Em 2018, essa energia bateu recordes com crescimento de 17,8%.

Energia Solar

Fonte de energia ainda em crescimento no Brasil, a energia solar é responsável por apenas 0,1% da matriz energética. No entanto, estimativas apontam que em 2019 o setor pode crescer até 44%.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Rosa, Joseane. Energia Elétrica; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/energia-eletrica >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 04:32.

Copiar referência

Outros Artigos de Física

Alicate feito com isolantes e condutores de energia.

Condutores e isolantes

Os materiais condutores e isolantes fazem parte do estudo da […]

Panela no fogão

Condução térmica

A condução térmica é o processo de transferência de calor […]

Modelo atômico.

Carga Elétrica

A carga elétrica é uma propriedade das partículas que estabelece […]

Capacitores

Associação de capacitores

A associação de capacitores é a combinação de vários capacitores […]