Energia Hidrelétrica

Saiba como esse sistema transforma água em eletricidade

A energia hidrelétrica se aproveita do curso gerado pela energia cinética durante a queda da água. Para que haja esse tipo de energia é necessário a construção de usinas. As usinas hidrelétricas são responsáveis por fazer todo o processamento (cinético, mecânico e potencial) da água e transformá-la em energia elétrica. 

A energia hidrelétrica é indispensável nos dias atuais. Diante da demanda resultante do avanço tecnológico, é necessário que cada vez mais se produza energia para dar conta de tantas aparelhagens.

Além da energia gerada pela usina hidrelétrica, outras formas de produção bem comuns são as das usinas eólicas, solares, termoelétricas, nucleares.

A energia elétrica é representada em joule (J), mas para fazer essa referência a essa unidade de medida mais utilizada é o quilowatt/hora (kWh).

Como calcular a Energia Elétrica

Para realizar essa equação é preciso utilizar a fórmula:

Eel = P. ∆t

Eel: energia elétrica
P: potência
∆t: variação do tempo

A equação fica dessa forma:

K = T.P ÷ 1000

K= quilowatt/hora

T = tempo

P = Potência

Observe com o modelo abaixo:

Qual o consumo mensal de energia elétrica de um chuveiro, sendo sua potência de 4000 watts e o tempo diário de utilização 60 minutos?

Em primeiro lugar, é preciso saber a quantidade de horas mensais. Por isso, calculamos os minutos pela quantidade de dias no mês:

 60 x 30 = 1.800 minutos mensais

Agora transformamos em horas:

1800 ÷ 60 = 30 horas

Agora vamos aplicar os valores na forma de energia elétrica:

K = 30 x 4000 ÷ 1000

K = 120 kWh

Algumas usinas de Energia Hidrelétrica do Brasil

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu

Essa usina fica localizada na fronteira entre o Brasil (Foz do Iguaçu) e o Paraguai (Ciudad del Est, Guaíra e Salto del Guairá).  Foi construída entre os anos de 1975 e 1982.  O nome Itaipu tem origem indígena. Itaipu é junção de “Ita” (pedra), “i” (água) e “pu” (barulho). Dessa forma, Itaipu significa “pedra que faz barulho”.

Essa usina produz energia hidrelétrica limpa e renovável. Em média são 98,6 milhões de Megawatts anualmente. Ocupando 7.919 metros e 225 metros de elevação da crista, essa barragem se divide em seis seções:

  • A lateral direita
  • A barragem principal (com 196 metros de altura)
  • A estrutura de desvio
  • Barragem de terra direita,
  • Barragem de enrocamento 
  • Barragem de terra esquerda

Além da produção de energia hidrelétrica, essa usina é um forte ponto turístico que atrai visitantes de todas as regiões do mundo.

A Usina de Itaipu é a maior produtora de energia hidrelétrica do Brasil
50% da produção de energia hidrelétrica de Itaipu pertence ao Paraguai. (Foto: wikipédia)
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Belo Monte também foi programada para ser uma das grandes usinas hidrelétricas do mundo. Localizada no estado do Pará, no rio Xingu, será a maior inteiramente brasileira quando estiver em total funcionalidade.

Em 2017, mais de 96% das obras estavam concluídas e metade de suas turbinas já estavam produzindo energia. De acordo com as previsões, assim que as demais turbinas estivessem produzindo, até o meio do ano de 2020, Belo Monte poderá atender a mais de 17 estados brasileiros.

O projeto inicial da barragem no Rio Xingu determina a formação do reservatório do Xingu. A partir dele, a água vai ser destinada para um canal de derivação.  Do canal, a água segue para diques menores.

Com um vertedouro principal, para medir e controlar a vazão da água, a barragem também conta com uma escada para peixes, facilitando a transposição natural das espécies e o período de reprodução, conhecido como piracema.

Impactos das Usinas Hidrelétricas

Desde o planejamento até a execução, a construção de usinas hidrelétricas sempre causaram conflitos. Em primeiro lugar porque as usinas produzem energias limpas e renováveis mas não são em sua geração. A instalação da infraestrutura da barragem e das obras de apoio causam poluição

Em segundo lugar estão as consequências. Para construir uma obra como essa são necessárias uma série de processos que causam impactos econômicos e socioambientais.

Um deles é a inundação de cidades para construção de barragens. A barragem é construída para interromper o clico natural de um rio. Para que isso aconteça é necessário o deslocamento de populações indígenas e ribeirinhas que dependem economicamente do lugar onde vivem.

Há também a redução e mudança de rota dos rios, que altera a flora e fauna dos locais e a qualidade da água. Mesmo diante da alta produção de energia, uma necessidade no mundo globalizado, é preciso considerar todos os prós e contras antes de planejar uma construção como essa.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Santana, Esther. Energia Hidrelétrica; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/energia-hidreletrica >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 19:54.

Copiar referência

Outros Artigos de Física

Alicate feito com isolantes e condutores de energia.

Condutores e isolantes

Os materiais condutores e isolantes fazem parte do estudo da […]

Panela no fogão

Condução térmica

A condução térmica é o processo de transferência de calor […]

Modelo atômico.

Carga Elétrica

A carga elétrica é uma propriedade das partículas que estabelece […]

Capacitores

Associação de capacitores

A associação de capacitores é a combinação de vários capacitores […]