Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Enfim ou em fim
Língua Portuguesa
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Língua Portuguesa » Enfim ou em fim
Postado por o_autor2019 em 15/04/2019 e atualizado pela última vez em 23/09/2020
Saber quando usar “enfim” ou “em fim” é a dúvida de muitos estudantes, que geralmente recorrem à internet para esclarecer essa confusão. Esse não é um caso de erro de grafia, pois os dois termos existem na gramática da Língua Portuguesa.
Esse não é um caso de erro de grafia, pois os dois termos existem na gramática da Língua Portuguesa
Usar “enfim” ou “em fim” da maneira adequada é importante não só para pontuar na redação de vestibulares e concursos. Ambas as palavras têm finalidades diferentes, portanto se forem usadas em contextos equivocados darão sentido errado à frase.
Ambas as palavras têm finalidades diferentes, portanto se forem usadas em contextos equivocados darão sentido errado à frase
Independentemente de optar por escrever “enfim” ou “em fim”, essas palavras podem ser classificadas como homônimas do tipo homófonas porque apresentam pronúncia igual. Seu entendimento na frase, principalmente no discurso oral, depende do contexto.
A palavra “enfim” é um advérbio de tempo, cujo significado é de “finalmente”, “principalmente” e “por fim”. Essa forma de grafia refere-se, também, a uma conclusão de pensamento possuindo sinônimo de “em suma”, “por último” e “em síntese”. É usada para referir-se a conclusões de discurso.
Exemplos de frases com enfim
Nota: A palavra “enfim” não deve ser confundida com “en fim”, pois essa última forma não existe na gramática, por isso é incorreta e jamais deverá ser usada.
Nota
Já a expressão “em fim” é uma locução adverbial formada pela preposição “em” e o substantivo “fim”. Na dúvida sobre quando usar esse termo, deve-se identificar se no contexto a palavra admite o sentido de “no final” ou “no fim de”.
Exemplos de frases com “em fim”:
Na gramática existe uma área chamada semântica, que visa estudar o significado das palavras conforme a sua interpretação. Por meio dela torna-se possível compreender as palavras homônimas – como é o caso de enfim e em fim.
A semântica estuda as palavras, frases, os sinais e símbolos conforme as suas respectivas representações no sentido denotativo da palavra. Por denotativo entende-se que é o termo com o seu significado real, aquele conforme o dicionário. É o oposto do conotativo, em que a palavra apresenta-se no sentido figurado.
A semântica é o oposto da sintaxe e divide-se em:
Na gramática existem palavras que possuem sonoridade igual, mas são escritas de formas diferentes e também têm significados distintos como “cem” e “sem”. A esse tipo de palavras dá-se o nome de homônimas.
Quanto às palavras que são escritas de formas parecidas, mas têm som e significados diferentes, cabem-lhes a classificação de parônimas, como é o caso de “comprimento” e “cumprimento”.
As palavras homônimas são divididas em homógrafas quando são iguais na escrita, mas diferentes na pronúncia; homófonas quando possuem pronúncia igual, mas com diferença na escrita e no significado e as homônimas perfeitas são iguais tanto na escrita como na pronúncia.
As palavras homônimas são divididas em homógrafas quando são iguais na escrita, mas diferentes na pronúncia; homófonas quando possuem pronúncia igual, mas com diferença na escrita e no significado e as homônimas perfeitas são iguais tanto na escrita como na pronúncia
Exemplos
O “enfim” é um advérbio de tempo. O termo pode significar palavras como “por fim”, “finalmente” e “por último”.
Exemplo: “Enfim” saquei o FGTS. “Finalmente” saquei o FGTS.
A expressão “em fim” é uma locução adverbial. Pode-se substituir a expressão pelo uso de “no final”, por exemplo.
Exemplo: “Em fim” de filme romântico, todo mundo chora. “No final” de filme romântico, todo mundo chora.
Embora enfim e em fim existam no vocabulário brasileiro e estejam corretas, algumas questões de exames sobre esse assunto costumam ser como “pegadinhas” para o candidato desatento. Sem contextualização as duas expressões são aceitas, mas o que irá definir o acerto da questão está relacionado com o contexto em que irá pedir o uso de enfim ou em fim.
O mesmo acontece com outros homônimos como sessão, secção, seção ou cessão; trás ou traz; por que ou porque; encima ou em cima; mal ou mau e mais ou mas.
Uma dica que ajuda a identificar a expressão correta para utilizar, seja enfim ou em fim ou outra expressão que cause dúvida semelhante, é usar a substituição de palavras. Fazendo isso, será mais fácil perceber qual termo usar e evitará erros.
Uma dica que ajuda a identificar a expressão correta para utilizar, seja enfim ou em fim ou outra expressão que cause dúvida semelhante, é usar a substituição de palavras
De forma resumida, a substituição de enfim ou em fim pode ser feita por “finalmente” para o caso da primeira opção e “no final’ para o segundo caso. Assim, se na frase for possível encaixar “finalmente”, a opção a ser escolhida será enfim, mas se só for possível substituir a palavra por “no final”, a melhor opção será “em fim”.
, . Enfim ou em fim; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/enfim-ou-em-fim >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 18:32.
As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]
As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]
As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]
As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]