Enxofre

Elemento químico da família dos calcogênios

O enxofre é um elemento químico não-metal da tabela periódica. Representado pela sigla “S”, pertence à família dos calcogênios ou VIA , e está localizado na coluna horizontal do grupo 16. 

A etimologia vem da língua latina sulphur e sua classificação foi dada pelo químico Antoine Lavoisier, no ano de 1777.

Os povos da antiguidade, a exemplo da civilização egípcia,  já faziam uso desse elemento no século XVI a.C. Os alquimistas, durante a Idade Média, acreditavam que com o mercúrio possibilitaria a formação de ouro. Outro registro de conhecimento está na narrativa bíblica. Leia o trecho abaixo:

“O Senhor fez então cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e fogo, vindo do Senhor do céu“. (Livro de Gênesis 19:24, Bíblia Sagrada)

O enxofre tem as seguintes características atômicas: possui 16 átomos, 16 prótons, 16 elétrons, três níveis de energia na sua camada de valência (K, L, M), tem o subnível mais energizado (3p4) e o subnível mais externo (3p4).

Pode-se conferir essas propriedades na distribuição eletrônica a seguir:  

Enxofre Distribuição Eletrônica
Modelo da distribuição eletrônica do enxofre. (Foto: Guia Estudo)

Na crosta terrestre constitui-se em 0,034% de peso e é o 16º elemento químico mais abundante. O sulfeto e o sulfato são as formas mais encontradas. Já na natureza é encontrado com 99% de pureza e de duas maneiras:

  • Enxofre livre: a obtenção dessa forma acontece nas regiões próximas de vulcões ou localidades vulcânicas;
Enxofre Obtenção nas Regiões Vulcânicas
A obtenção do enxofre livre é nas regiões vulcânicas da crosta terrestre. (Foto: Pixabay)
  • Enxofre associado: encontrado no petróleo, gás natural e carvão. Isso porque o elemento está associado a outros e formam o sulfato, sulfito e o sulfeto. Em minerais aparece como dissulfeto de ferro, sulfeto de mercúrio, sulfeto de zinco e sulfeto de chumbo.

Características físicas e químicas 

  • É sólido em temperatura ambiente
  • É um não-metal sem cheiro e sem sabor
  • Tem cor amarelo claro
  • Não dissolve em água
  • Tem densidade de 1,96 g/cm³
  • O ponto de fusão é 388,36
  • O ponto de ebulição é 717,87
  • A massa atômica é 32u
  • Péssimo condutor de eletricidade
  • Se dissolve em dissulfeto de carbono
  • Fácil de ser quebrado

Formas alotrópicas do enxofre

O enxofre, juntamente com outras moléculas, gera substâncias simples chamadas de alotropia ou formas alotrópicas. É o elemento químico com as variações simbolizadas pelas siglas S2, S4, S6 e S8.

As formas alotrópicas do elemento de maior destaque possuem moléculas com oito átomos ligados em forma circular. Veja os alótropos mais importantes:

  • Enxofre rômbico (S8): o tipo mais estável e extraído no formato de cristal amarelo transparente. Apresenta ponto de fusão de 2,07°C, ponto de ebulição de 444,6°C, densidade igual a 2,07 g/mL e baixa dureza;
Enxofre rômbico (S8)
O enxofre rômbico é a forma alotrópica mais estável. (Foto: Pixabay)
  • Enxofre monoclínico (S8): categoria menos estável e extraído na crosta terrestre. Assemelha-se a agulhas na cor amarelas e possui ponto de fusão de 119°C, ponto de ebulição de 444,6°C, densidade igual a 1,96 g/mL e baixa dureza.

Para que serve?

No campo industrial, o enxofre serve para a produção de ácido sulfúrico, que tem ação antibactericida, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha.Além desses, na elaboração de adubos, defensivos para a agricultura e fertilizantes.

O elemento também compõe a  gasolina. Entretanto, os níveis de concentração foram reduzidos desde 2009,  a fim de diminuir a formação de chuva ácida e compostos tóxicos que eram exalados na atmosfera. 

Outra importante utilização do elemento é na composição de sabonetes de enxofre. O  cosmético é indicado no  tratamento da pele, a exemplos da eliminação de cravos e espinhas, remoção de manchas e desobstrução dos poros.

Compostos químicos a base do elemento também têm muitas utilizações. O tiossulfato de sódio é útil como fixador em papel fotográfico e o sulfato de magnésio é usado na fabricação de remédios laxantes, produtos esfoliantes e suplementos de nutrição para plantas.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

ARAÚJO, Andréa. Enxofre; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/enxofre >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 17:55.

Copiar referência

Outros Artigos de Química

formula estrutural condensada linear

Fórmula Estrutural

A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]

Forças intermoleculares

Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]

Filtração

Filtração

Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]

Explosão causada por elementos radioativos

Fissão Nuclear

A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]