Espanha

Conhecida como Reino de Espanha

A Espanha também conhecida como Reino de Espanha é localizada na Península Ibérica na Europa. As Ilhas Canárias – Costa da África e a as Ilhas Baleares – Mar Mediterrâneo, são arquipélagos que também fazem parte do território espanhol. Ela é uma das principais economias da Europa e seu território possui aproximadamente uma área de 505.990 km².

Bandeira da Espanha
As cores da bandeira espanhola representam a conquista, a valentia, a alegria e o ouro. (Foto: Wikipédia)

A Espanha é o maior país da Europa Meridional, o segundo maior da Europa Ocidental e da União Europeia (UE), e também o quarto maior de todo o continente europeu. A bandeira espanhola foi adotada em 05 de outubro de 1981 e tem duas faixas vermelhas e uma amarela na horizontal, além do escudo monárquico com o lema “Plus Ultra” – Mais Além.

A Espanha é o único país europeu que faz fronteira com um país africano, o Marrocos. Muitas ilhas do Mar de Alborão fazem parte do território espanhol. Ela é o sexto país mais populoso da Europa e o quinto da União Europeia. Sua capital Madri é também a maior cidade. A língua oficial é o espanhol ou casteliano. Já o Aranês, basco, catalão e galego são consideradas línguas cooficiais.

Barcelona, Bilbao, Málaga, Sevilha e Valência são outras importantes cidades do país. Os limites da Espanha Continental são: ao sul e ao leste com o Mediterrâneo, exceto por uma pequena fronteira terrestre com Gibraltar (Reino Unido); ao norte e ao nordeste com Andorra, França e o Golfo da Biscaia; ao oeste e ao noroeste com Portugal e o Oceano Atlântico.

As religiões oficiais do país são o cristianismo e o islamismo. Monarquia Parlamentarista é o regime do governo espanhol. Depois de ter o século XX marcado por uma Guerra Civil e quarenta anos de ditadura, em 1975 a democracia voltou para o país, que também ingressou em 1986 para Comunidade Econômica Europeia.

História

O nome do país “Espanha” é uma evolução de “Hispânia” designada pelo Império Romano. Até o século XVIII, era um conjunto de todo território ibérico e dos países que estavam incluídos nele, então esse grupo foi chamado de Península Ibérica.

O país foi unificado durante o período do Iluminismo, através de reis católicos. Antes disso, era um conjunto de reinos, jurídica e politicamente independentes dirigidos pela mesma monarquia. Até o dia da unificação, a formação da monarquia era de um grupo de reinos relacionados por herança e união dinástica, ou até por conquista.

Esses reinos individualmente eram governados de forma independente. Cada reino possuía seu próprio sistema legal, sua língua, seus fóruns e seus privilégios. Depois, a Constituição de 1812 aderiu o nome “As Espanhas” para a nova nação que nascia e a Constituição de 1876 aderiu o nome que existe até hoje, “Espanha.

Mapa da Espanha
A Espanha faz fronteira com alguns países como França e Portugal. (Foto: Wikimedia Commons)

Cultura

A cultura espanhola é uma cultura europeia e recebeu várias influências. Ela possui origens em culturas católica romana, celta, celtibera, ibérica, islâmica, latina e visigótica. Além dessas influências, a própria história, os mares e os relevos montanhosos que cercam o país auxiliaram consideravelmente em sua formação cultural.

Há muitas manifestações  relacionadas à geografia e suas regiões que são consideradas um patrimônio cultural popular entre todos os espanhóis. Isso refletiu em diversos campos culturais como: arte, gastronomia, língua e dialetos, literatura, música, tradições e outros. A Espanha é a segunda maior em números de sítios considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Política

A política na Espanha é regida por um grupo de conjunturas administrativas, no qual as leis ditadas pelos órgãos legislativos determinam o desempenho adequado do país. Dessa maneira, a Espanha é uma Monarquia Parlamentarista, já que seu poder legislativo executa a maior parte da responsabilidade de governo.

Como é comum ao sistema parlamentarista, após as eleições legislativas o Rei da Espanha deve fazer a proposta do Presidente do Governo ao Congresso dos Deputados. Se for aprovado, o eleito continua no cargo durante o tempo que os deputados confiarem. Caso contrário, ele tem que renunciar. O Rei pode desfazer as Cortes caso não haja critério uniforme e assim são convocadas novas eleições.

Separatismos  

As reivindicações separatistas de territórios é um dos maiores problemas políticos que existem no país.

  • Catalunha – Incorporada à coroa de Castela com a derrota militar em 1714. A partir daí os catalães buscaram conquistar mais autonomia em relação ao governo central. Em 2017 houve um referendo com intuito de tornar a Catalunha uma república independente. O resultado foi favorável, mas os dirigentes adiaram a separação por tempo indeterminado.
  • Galícia – O movimento separatista galego existe desde a década de 80 como força política, mas não é muito conhecido internacionalmente. O nacionalismo galego é dividido em vários partidos políticos, como o Bloco Nacionalista Galego. O movimento solicita, além de território independente, o mesmo destaque entre os idiomas castelhano e galego, o fim de alguns impostos nacionais e mais autonomia para resolver suas políticas educativas e sanitárias.
  • País Basco – Ou País Vasco é uma região que também solicita a separação da Espanha. Na década de 70, algumas pessoas lutaram pela independência e criaram o grupo terrorista ETA com intuito de praticar atentados e assim conseguir pressionar o governo. Integrantes da Guarda Civil, lideranças civis, militares e cidadãos contrários eram as vítimas preferidas do ETA.

ETA

A sigla ETA se refere ao termo Euskadi Ta Askatasuna, termo basco que significa “Pátria Basca e Liberdade”. Trata-se de uma organização nacionalista basca armada. É a principal organização do Movimento de Libertação Nacional Basco e o principal agente do chamado conflito basco. O ETA foi classificado como organização terrorista pelos governos da Espanha, da França, do Reino Unido dos Estados Unidos e pela União Europeia.

Economia  

A Espanha teve um crescimento relevante no fim da década de 80 por causa da liberalização econômica e a entrada do país na Comunidade Econômica Europeia. Ela era vista como uma das mais promissoras nações da União Europeia e foram feitas grandes obras de infraestruturas, como: aeroportos e ferrovias que melhoraram significativamente a comunicação entre as zonas. Além de exportar vários produtos, o turismo é uma das principais fontes de renda do país.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Espanha; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/espanha >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 15:00.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]