Esportes Coletivos

Modalidade de esporte praticada por mais de um jogador

Esportes Coletivos são jogos oficializados e sua prática demanda a participação de duas ou mais pessoas em oposição a equipe rival.

O esporte não é somente uma atividade recreativa, hoje, passou a ser um método de desenvolvimento social. Dentro dessa linha, o esporte é tratado de forma educativa, com o objetivo de influenciar de forma positiva o desenvolvimento pessoal e coletivo. Promove bem-estar corporal e mental, além de melhorar, consideravelmente, o estilo de vida das pessoas.

Futebol é um dos esportes coletivos
Conhecido no mundo inteiro, o futebol é a modalidade de esporte coletivo que possui o maior número de praticantes. (Foto: Wikipedia)

Esportes coletivos e seus benefícios

Os esportes coletivos podem ser realizados de forma competitiva ou como atividade recreativa e de lazer. O foco principal é a tarefa em equipe, agilidade, coordenação, bem como a organização técnica e estratégica do jogo. Conforme as particularidades de cada modalidade, algumas outras qualidades e habilidades físicas são destacadas como: impulsão, precisão, força, destreza, entre outras.

Os benefícios do esporte coletivo são diversificados, desde o bem-estar a interação entre os esportistas. O exercício regular diminui o risco de muitas doenças sérias, principalmente doenças cardíacas crônicas.

Além de condicionar o corpo e aliviar as tensões, os esportes coletivos melhoram raciocínio, agilidade, autoestima, bem como outras propriedades essenciais para a formação do indivíduo.

A chave principal do esporte coletivo é a relação entre as pessoas. A atividade física ajuda na comunicação interpessoal.  Dentre as várias modalidades, pode citar: vôlei, futebol, handebol e basquete.

Confira mais informações abaixo:

Esporte coletivo muito conhecido e praticado. O Brasil possui um das melhores seleções mundiais, tanto masculina como feminina. É realizado em uma quadra com duas equipes divididas por uma rede e o objetivo é que a bola caia dentro do chão da equipe adversária.

A principal particularidade é o uso das mãos. O bloqueio, manchete, toque e os saques são algumas das habilidades desse esporte e podem ser ensinados pelo profissional de Educação Física. As regras delimitam que cada equipe deve conter seis jogadores em cada time.

Dentre as principais regras, é que o jogo tenha início quando uma equipe saca a bola e o time adversário a recebe, tendo direito a dar três toques na bola antes de arremessá-la de volta. Ganha quem vencer três sets de 25 pontos cada. A finalidade é impedir que a bola encoste no chão dentro da parte da quadra delimitada, rebatendo-a com o corpo.

Esportes coletivos
O vôlei é considerado o segundo, dentre os esportes coletivos mais conhecidos do mundo. (Foto:Wikipédia)

O futebol é considerado um dos esportes coletivos mais assistidos e mais praticados em todo o mundo. É também classificada a atividade mais popular. Mais de 270 milhões de pessoas participam das competições.

O Brasil tem uma das melhores seleções do mundo, assim como no voleibol. Os jogadores brasileiros são internacionalmente conhecidos por suas habilidades.

O futebol é jogado entre dois times de 11 jogadores cada um, com um árbitro principal e dois assistentes para a aplicação das regras corretas. O jogo acontece em um campo retangular e possui um gol em cada lado. O objetivo deste desporto é levar, com o pés, a bola através do campo até entrar dentro do gol adversário. O time que marca mais gols vence o jogo.

Assim como o futebol, o basquete é um dos esportes coletivos mais conhecidos do mundo. O nome de origem inglesa ‘basketball’ quer dizer ‘bola na cesta’.

O jogo é realizado por duas equipes, cada qual com cinco jogadores, e tem por objetivo passar a bola por dentro de um cesto que é colocado nas terminações da quadra. Pode ser jogado em um ginásio ou ao ar livre. O basquete é muito exercitado em praças, parques e quadras poliesportivas.

Os jogadores caminham ou correm no campo de forma que driblem – no caso do basquete é o ato de bater a bola contra o chão-, a cada passo dado. Neste esporte o jogador pode executar um passe, que é atirar a bola em direção a seu companheiro de time.

O handball é um dos esportes coletivos mais conhecidos, mas não tanto populares, quando comparado ao voleibol, futebol e basquete. Tem características semelhantes ao futebol, com a diferença de que o handebol é realizado com as mãos.

Esse esporte também utiliza uma bola. Vence quem mais marcar mais gols. É composto por duas equipes de sete jogadores. Um dos objetivos é quicar, arremessar a bola ou recebê-las com as mãos de forma que alcance o gol do time adversário. O goleiro, nesta modalidade, é o único que pode encostar a bola no pé ao fazer as defesas.  

Outra regra importante é que o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos e dar mais de três passos com ela. Esse desporto pode ser realizado em quadras de futebol de salão, visto que as marcações são semelhantes.

  • Peteca

Não tão conhecido como esporte, a peteca também é uma modalidade coletiva e tem origem indígena.

O jogo de peteca guarda possui semelhanças com o voleibol, pois é realizado em um campo dividido por uma rede. O elemento principal do desporto é a peteca, que se arremessa com golpes para cima com a mão.

Os jogos podem ser com um jogador ou de duplas. A altura da rede é de acordo com a idade e o sexo dos participantes. A duração de um jogo de peteca é variável: são 3 sets com 16 minutos cronometrados. Contudo, caso a equipe que estiver competindo consiga atingir 25 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set.

Parecido com o vôlei, no jogo de peteca, as regras básicas consistem no jogador se posicionar atrás da linha de fundo e arremessar a peteca, fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária. Ao receber a peteca, a equipe pode fazer apenas um movimento para retornar ao campo rival. Se não conseguir com um toque, o árbitro declara ponto da equipe adversária.

Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da equipe adversária.

Ficou curioso e quer saber mais sobre os esportes coletivos? Neste link você encontra uma série com modalidades e suas principais regras.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDES, Maria. Esportes Coletivos; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/esportes-coletivos >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:24.

Copiar referência

Outros Artigos de Educação Física

Importância da atividade física para saúde

A importância da atividade física para a saúde

A importância da atividade física para a saúde está diretamente […]

esportes-paralimpicos-atletismo-pista

Esportes Paralímpicos

Os Esportes Paralímpicos melhoram a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora […]

beisebol

Beisebol

Em uma partida de beisebol o objetivo  é pontuar batendo […]

ginástica laboral

Ginástica laboral

A ginástica laboral é o alongamento de várias partes do […]