Esportes Individuais

Atletismo, natação, ciclismo, dentre outros

Os esportes individuais, como o próprio nome diz, são aqueles praticados por um único atleta. Além de serem comuns para o entretenimento, são ainda utilizados como forma de terapia à saúde, como por exemplo: tratamento de fisioterapia aquática.

Uma das características da modalidade esportiva individual é que não precisa, necessariamente, depender de outro atleta (ou amador) para praticá-la. Existem vários esportes individuais, sendo alguns deles: atletismo, natação, ciclismo, judô, ginástica.  

Neste artigo trataremos com mais detalhes os três primeiros.

Esportes individuais: atletismo

O atletismo é uma modalidade de esporte constituída por um conjunto de desportos: corrida (pista, obstáculo, revezamento, maratona), lançamentos e saltos. As atividades acontecem em grande parte nos estádios e, as corridas, por sua vez, geralmente são realizadas em vias públicas.

A organização responsável pelos eventos desse esporte é a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF). Já no âmbito nacional, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é a entidade responsável.

As modalidades do atletismo

A corrida

A corrida no atletismo possui subdivisões, elas podem ser: pista, obstáculo, revezamento, maratona.

  • Corrida de pista: é um dos esportes individuais mais tradicionais no atletismo. Essa modalidade acontece em pista oval, com marcações em linhas paralelas. Geralmente possuem 100m, 200m ou 400m.
  • Corrida com obstáculo: é uma corrida que acontece nos estádio e as pistas possuem obstáculos para os atletas saltarem.
  • Corrida com revezamento: essa modalidade, não é individual, é disputada por uma equipe composta por quatro atletas. Nela, um jogador deve correr até um quarto da pista e, em seguida, passar o bastão para o outro companheiro de equipe. Esse, por sua vez, dará continuidade a corrida até passar para o outro parceiro. A disputa deve ocorrer até o final do percurso.
  • Maratona: essa modalidade é uma corrida de longa distância. Assim como na de pista, a maratona acontece em ruas.

Lançamentos

O lançamento é uma modalidade do atletismo no qual o atleta deve lançar um objeto no alvo determinado ou o mais perto possível da marca estabelecida. O lançamento pode ser de: disco, peso, martelo ou dardo. 

Saltos

Os saltos podem ser divididos na vertical ou horizontal.

  • Salto horizontal ou salto à distância: o atleta nessa modalidade corre uma pista de cerca de 40m. Ao chegar na marca limite ele deve saltar na areia.  
  • Salto vertical ou salto em altura: o esportista dessa modalidade de atletismo corre por uma pista com distância mínima de 20m. Ao chegar em determinado ponto ele precisa saltar por uma barra horizontal chamada de sarrafo.  

Natação

A natação é um desporto aquático praticado geralmente em praias e piscinas. Esse, que é um dos principais esportes individuais praticados atualmente, teve início na Grécia Antiga. Porém ainda não era realizado como uma prática de competição, mas para o treinamento de soldados. Foi somente no século XVII que as primeiras regras foram definidas.

No Brasil, a primeira competição realizada foi em 1898, no Rio de Janeiro. A prova tinha como percurso a travessia de 1.500m entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia.

No país quem é responsável pelas disputas é a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Já em competições internacionais a Federation Internationale de Natation (Fina) é quem organiza.

A natação é um dos esportes individuais
A natação é um esporte individual, mas também apresenta modalidades com jogos coletivos (Foto: Pixabay)

As modalidades da natação

A natação é considerada como um dos principais esportes individuais, no entanto também é praticado coletivamente. Veja as modalidades desse desporto abaixo:

Natação desportiva ou pura

É uma modalidade praticada na piscina que envolve quatro estilos: bruços, crawl, costas e mariposa.

Polo aquático

Esporte coletivo praticado por duas equipes em uma piscina. O objetivo do jogo consiste em arremessar a bola dentro da baliza adversária.

Saltos ornamentais

Essa modalidade da natação corresponde a um salto de um trampolim ou plataforma, em direção à água. Os saltos podem ser:

  • Para frente: o atleta tem a saída de frente à água e a execução é também para frente;
  • De costas:  o atleta tem a saída de costas à água e a execução é também de costas;
  • Parafuso: diz respeito ao salto em que o atleta gira o corpo em tono de si, independente da saída;
  • Equilíbrio: saída com parada de mãos;
  • Revirado: o atleta tem a saída de costas à água e execução é para frente;
  • Ponta pé a lua: o atleta tem a saída de frente à piscina e execução é para trás.

Natação sincronizada

É um desporto conhecido como natação rítmica que inclui técnicas de dança, ginástica e natação. Pode ser praticado individualmente ou em equipes e as apresentações são acompanhadas por músicas. 

Natação de águas abertas

É uma natação chamada de maratona aquática realizada em águas livres, ou seja, no mar, rios ou em lagos.  O Brasil possui atletas destaques nessa modalidade como Allan do Carmo, Ana Marcela e Poliana Okimoto.

Ciclismo

O ciclismo também faz parte da categoria de esportes individuais. Como o nome sugere, esse esporte é praticado com o uso de uma bicicleta. O objetivo é pedalar um determinado percurso em um menor tempo. Vence quem primeiro finalizar.

Existem três modalidades do ciclismo, são elas: estrada, mountain bike e BMX (bicicross).

A primeira corresponde a competição de ciclismo na estrada baseada em dois tipos de provas: tempo e resistência (com 195 km para homens e 70 km para mulheres). A segunda corresponde a competição realizada em pista com irregularidades (montanhas, buracos e obstáculos). E, por último, BMX são provas realizadas em pistas com irregularidades, porém o percurso é menor: entre 300 e 400 metros.

Curiosidade do ciclismo

O ciclismo, como um esporte, surgiu na Inglaterra no século XIX. Em 1890 foram realizadas as primeiras provas, mas em 1891 foi quando aconteceu uma grande prova chamada de “Randonneurs” (conhecida como Audax no Brasil).  Essa competição foi realizada na França com o percurso de ida e volta de 1200Kms.

Esportes individuais ciclismo
O ciclismo é considerado um dos principais esportes individuais (Foto: Wikipédia)

Nos Jogos Olímpicos, a primeira edição do ciclismo foi realizada em Atenas, em 1896. Até então a disputa era realizada apenas por homens. Foi somente em 1988 que as mulheres passaram a participar das competições.   

Esportes Individuais
Atletismo Judô Ciclismo
MMA (artes marciais mistas) Natação Taekwondo
Motocross Automobilismo Canoagem
Capoeira Esgrima (luta com armas brancas) Jiu-jitsu
Golfe Tênis Box
Surf Tênis de mesa Rally 
Hipismo Futebol de mesa Alpinismo
Esqui Ginástica rítmica  Ginástica
Skate Rapel Base Jump (salto com paraquedas)

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

ALVES, Jéssica. Esportes Individuais; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/esportes-individuais >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 16:39.

Copiar referência

Outros Artigos de Educação Física

Importância da atividade física para saúde

A importância da atividade física para a saúde

A importância da atividade física para a saúde está diretamente […]

esportes-paralimpicos-atletismo-pista

Esportes Paralímpicos

Os Esportes Paralímpicos melhoram a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora […]

beisebol

Beisebol

Em uma partida de beisebol o objetivo  é pontuar batendo […]

ginástica laboral

Ginástica laboral

A ginástica laboral é o alongamento de várias partes do […]