Estátua da Liberdade

A Liberdade iluminando o mundo

A Estátua da Liberdade é uma escultura neoclássica colossal que está situada na Ilha da Liberdade (Liberty Island), no porto de Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. De acordo com o livro dos recordes, ela é a escultura mais pesada do mundo, com 24.635 toneladas.

Estatua da Liberdade
A Estátua da Liberdade fica no porto de Manhattan, Nova Iorque – EUA. (Foto: Pixabay)

Ela foi um presente dado pela França, em 1886, aos Estados Unidos em comemoração ao centenário da Independência do país, que ocorreu em 1876.  O motivo do presente foi uma batalha vencida pelos norte-americanos contra os ingleses.

Estátua da Liberdade em inglês significa “The Statue Of Liberty” e em francês significa “Statue de La Liberté”. O nome oficial da estátua é A Liberdade Iluminando o Mundo que em inglês é “Liberty Enlightening The World” e em francês é “La Liberté Éclairant Le Mond”.

A Estátua da Liberdade é um símbolo da liberdade e dos Estados Unidos, além disso ela é um emblema de boas-vindas para os imigrantes que chegam de outros países. Os materiais utilizados na confecção da escultura foram: cobre, aço, ouro e ferro fundido.

O escultor francês Frédéric-Auguste Bartholdi (1834 – 1904) foi quem projetou a famosa escultura de cobre e para edificação da obra, ele tomou como base o Colosso de Rhodes (estátua do titã-deus do sol da mitologia grega).

A estátua foi elaborada e construída pelo engenheiro francês Alexandre Gustave Eiffel (1832 – 1923), que também fez a Torre Eiffel de Paris. Ela tem uma altura total de 92,9 metros, sendo 46,9 m referente à altura da base e 46 m se refere especificamente à altura da estátua.

A Estátua da Liberdade é uma imagem feminina vestida, que simboliza a deusa romana “Libertas”. Ela segura uma tocha e uma tabula ansata (tabuleta que evoca uma lei), nela está inscrito a data de 04 de julho de 1776 – Dia da Declaração da Independência dos EUA.

Em 1984, a estátua foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco e é um símbolo e representa a liberdade, a democracia e a esperança da população norte-americana. Desde o ano de 2007, a Estátua da Liberdade é também considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

Assim como a escultura, o fogo da tocha levantada pela mulher caracteriza a liberdade do povo. Para alcançar o topo dela, é necessário subir 354 degraus, que equivale a um prédio de 22 andares em média. Em sua coroa tem 25 janelas simbolizando as joias encontradas em terras americanas e sete raios que são correspondentes aos sete continentes e os sete mares do planeta.

História da Estátua da Liberdade

Auguste Bartholdi se orientou pelo professor de direito e política, o francês Edouard de Laboulaye que teria afirmado no ano de 1865 que qualquer monumento erguido à independência estadunidense deveria ser um projeto em conjunto dos povos franceses e norte-americanos.

 No ano de 1875, Laboulaye sugeriu uma parceria, em que os franceses iriam financiar a estátua e os estadunidenses iriam oferecer o lugar e construir a base do monumento. Bartholdi concluiu a cabeça e o braço com a tocha, e essas peças ficaram em exposições internacionais para fins de publicidade.

Por fim, a escultura foi construída e concluída em julho de 1884, na cidade de Paris - França, suas 350 partes foram embaladas em várias caixas e transportadas de navio (fragata francesa Isere) até os EUA.

O monumento foi montado por quatro meses, no pedestal construído na ilha que naquela época se chamava Bedloe e foi inaugurado em 28 de outubro de 1886 pelo então presidente norte-americano Grover Cleveland, em Nova Iorque.

A escultura exerceu a atividade de farol entre os anos de 1886 a 1902 e foi pioneira na utilização de energia elétrica dentre os faróis. Já que, antes disso eram usadas as tochas ao invés das lâmpadas elétricas.

 
Estatua da Liberdade Rosto
A Estátua da Liberdade representa democracia, esperança e liberdade do povo americano. (Foto: Pexels)

No início das visitações, era possível subir escadas até chegar à tocha do monumento. Mas em 1916, no decorrer da Primeira Guerra Mundial, aconteceu um boicote comandado pelo governo alemão e isso acabou danificando a tocha e uma parte do vestido da escultura. Depois dessa “Explosão Black Tom” ,como ficou conhecido esse atentado, a visitação à tocha foi proibida.

Estátua da Liberdade no Brasil

No Brasil também existe uma Estátua da Liberdade original. Ela não tem a mesma dimensão da que está no EUA, mas foi feita pelo mesmo escultor. A réplica da famosa estátua é toda feita de bronze e se encontra em Jaraguá, bairro histórico da cidade de Maceió – Alagoas.

Frédéric-Auguste Bartholdi criou três modelos idênticos da escultura e todos com os mesmos materiais. A principal delas está nos EUA e entre as outras duas, uma se encontra em Paris – França e a outra, foi enviada entre os séculos XIX e XX, primeiro para a Praça dos 18, no Forte de Copacabana – Rio de Janeiro e depois, por conta da fina amizade entre o escultor Bartholdi e o pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, foi transferida para Maceió.

Existem muitas Estátuas da Liberdade espalhadas pelo mundo todo. No Rio de Janeiro tem uma que foi feita em homenagem ao escultor francês, mas produzida em liga de níquel. Ao chegar a Maceió, o monumento peregrinou por algumas praças.

Primeiro esteve na Praça Dois Leões e no ano de 1918 foi levada para o local onde hoje está o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA). Em 1939, ela mudou outra vez, para a Praça do Centenário, no bairro do Farol, em 1956 esse local foi ocupado pela estátua do General Góes Monteiro e de novo a escultura teve que se mudar.

A Estátua da Liberdade brasileira original mudou para uma praça nova que ficava entre os bairros de Jaraguá e Pajuçara. E mais uma vez, finalmente, na década de 90, o monumento voltou para seu lugar de origem, próximo ao MISA, onde está até hoje.

Algumas estátuas do mundo

  • Ushiku Daibutsu – está localizada em Tóquio – Japão, foi produzida em aço e bronze e inaugurada em 1995. Seus 120 metros caracterizam os doze raios de luz emitidos pelo corpo de Buda. Os gestos com as mãos simbolizam a aceitação de todas as raças do mundo.
  • Guanyin de Nanshan – está localizada em Sanya – China, mede 108 metros, foi produzida em cobre e inaugurada em 2005. É o “ser da iluminação” ou o bodhisattva da compaixão budista. O monumento tem três expressões faciais: uma olha para a China, outra para Taiwan e a outra para o mundo.
  • Pedro, o Grande – está localizada em Moscou – Rússia, mede 96 metros, foi produzida em bronze e inaugurada em 1997. Ela foi criada para representar Colombo, seria um presente russo aos EUA. Nenhuma cidade americana aceitou o brinde e os russos mudaram o rosto para o de Czar.
  • Buda Wuxi Chinês – está localizada em Ling Shan – China, mede 88 metros, foi produzida em bronze e inaugurada em 1996. Para chegar à base do monumento, é necessário atravessar uma escada de 99 degraus. Fica em uma espécie de parque budista, onde também está o templo de Xiangfu.
  • Cristo Redentor – está localizada no Rio de Janeiro – Brasil, mede 38 metros, foi produzida em concreto e inaugurada em 1931. É um monumento a que apresenta Jesus Cristo em Art Déco e fica no Parque Nacional da Tijuca, no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. O Cristo tem vista para boa parte da cidade do Rio de Janeiro e em 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Outras estátuas

  • Daikannon of Kita – Hokkaido, Japão (88 metros)
  • Grande Buda da Tailândia – Ang Thong (92 metros)
  • Daikkannon ou Avalokitesvara – Sendai, Japão (100 metros)
  • Imperadores Huangdi e Yandi – Zhengzou, China (106 metros)
  • Os Budas Laykyun Setkyar – Monywa, Mianmar (130 metros)
  • Buda do Templo da Primavera – Henan, China (153 metros)

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Estátua da Liberdade; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/estatua-da-liberdade >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 17:41.

Copiar referência

Outros Artigos de Artes

Monumento à Terceira Internacional.

Construtivismo nas artes

O construtivismo nas artes está relacionado com o movimento artístico […]

A Commedia dell’arte fazia a utilização do humor e críticas à sociedade em palcos improvisados.

Commedia Dell’Arte

A Commedia Dell’Arte iniciou-se a partir do início do século […]

Circo armado

Circo

O circo é o lugar onde acontecem expressões artísticas que […]

características das cores matiz

Características das Cores

As características das cores podem ser descritas como matiz, tonalidade […]