Famílias da tabela periódica

Ordenamento dos elementos químicos em linhas verticais

As famílias da tabela periódica são os grupos de elementos químicos organizados em linhas verticais. As colunas horizontais são chamadas de períodos, dispostos em ordem crescente, considerando seu respectivo número atômico.

Diferente dos períodos, as famílias são distribuídas em dezoito colunas verticais. Os elementos químicos integrantes das mesmas colunas são aqueles que possuem propriedades físicas e químicas equivalentes.

Ilustração da tabela periódica
Tabela periódica. (Foto: Wikimedia Commons)

De maneira geral, esses elementos fazem parte de um mesmo grupo em virtude da igualdade na configuração eletrônica na última camada de distribuição eletrônica, a camada de valência.

Seguindo uma ordem, as famílias são distribuídas por numerações, iniciando por 1A até a família 8A.  Existe também a família B.

A Tabela Periódica é dividida da seguinte maneira: metais, não-metais, semi-metais e a organização das famílias que seguem uma ordem.

  • Família 1A (Grupo 1): Metais Alcalinos
  • Família 2A (Grupo 2): Metais Alcalino-Terrosos
  • Família B (Grupo 3 a 12): Metais de Transição
  • Família 3A (Grupo 13): Família do Boro
  • Família 4A (Grupo 14): Família do Carbono
  • Família 5A (Grupo 15): Família do Nitrogênio
  • Família 6A (Grupo 16): Calcogênios
  • Família 7A (Grupo 17): Halogênios
  • Família 0 ou 8A (Grupo 18): Gases Nobres

O primeiro grupo das famílias faz referência aos metais alcalinos, com a exceção do elemento hidrogênio. O grupo constituído entre os números 3 e 12, também chamados de Família B, são classificados como metais de transição.

O conjunto 13 é chamado de Família do Boro, assim como o grupo 14 é denominado Família do Carbono, seguido do grupo 15, Família do Nitrogênio.

Na sequência, há o grupo 16 (Calcogênios). O grupo 17 é chamado de Halogênios e, por último, existe o grupo com os elementos químicos mais estáveis da tabela periódica, correspondente aos Gases Nobres.

Representação da tabela periódica
Famílias da tabela periódica. (foto: Wikipédia)

As duas últimas linhas que fazem parte da tabela periódica correspondem às Famílias dos Lantanídeos e Actinídeos.

Descrição das famílias da tabela periódica

Os períodos (linhas horizontais) e as famílias (linhas verticais) da tabela periódica possuem elementos com características iguais entre si e, por esse motivo, são organizados de acordo com suas especificidades.

É importante entender as características de cada uma das famílias da tabela periódica.

Metais alcalinos (Família IA)

Os metais alcalinos fazem parte do primeiro grupo das famílias da tabela periódica. Esses metais possuem configuração eletrônica da camada de valência igual a ns¹, o que possibilita formar íons com cargas positivas +1.

Uma parte dos metais alcalinos são encontrados em abundância no planeta Terra. Entre eles estão o sódio, o potássio, o lítio e o rubídio, apresentados como minerais.

Em quantidade excessiva na água do mar, o sódio, um dos constituintes do NaCl, é o principal componente do sal de cozinha.

Metais alcalinos terrosos (Família IIA)

Os metais alcalinos terrosos pertencem ao segundo grupo das famílias da tabela periódica. Os elementos químicos possuem configuração eletrônica da camada de valência igual a ns², viabilizando a formação de íons com cargas equivalente a +2.

Família do Boro (Família IIIA)

Os elementos que constituem o grupo 13 ou família IIIA têm característica metálica menos acentuada do que os metais alcalinos terrosos.

O boro, por exemplo, é considerado um ametal, diferente de outros elementos que fazem desse grupo, entre eles o alumínio, gálio, índio e tálio, todos classificados como metais.

Os elementos do grupo possuem a mesma configuração eletrônica da camada de valência, equivalentes a ns² np¹, formando, portanto, cátions com número de oxidação igual a +3. 

Família do Carbono (IVA)

Entre os elementos que compõem as famílias da tabela periódica, pertencentes ao grupo 14, todos apresentam potencial metálico inferior à família do Boro.

carbono é o elemento que apresenta maior característica de não metálico. Todos os outros apresenrtam configuração eletrônica da camada de valência igual a ns²np², com capacidade de formar cátions com números de oxidação iguais a +2 e +4.

Família do Nitrogênio (Família VA)

Os elementos químicos que pertencem a família do nitrogênio apresentam caráter metálico inferior aos elementos do grupo anterior, da Família do Carbono.

A configuração eletrônica da camada de valência da Família do Nitrogênio corresponde a ns2np3, com capacidade de formar cátions com número de oxidação igual a +3. 

Calcogênios (Família VIA)

Outro grupo das famílias da tabela periódica são os Calcogênios. Os elementos pertencentes ao grupo 16 são assim chamados porque esse termo é derivado do grego, que significa “formadores de cobre”.

 Essa denominação foi-lhes atribuída porque os minérios dos quais resultam o cobre são formados com elementos deste grupo. São eles: Cu2S, Cu2O, CuFeS2, Cu2O3(OH)2.

A configuração eletrônica da camada de valência dos elementos é igual a ns2np4, com capacidade de formar, no mínimo, um íon com carga negativa igual a -2.

Halogênios (Família VIIA)

Os halogênios são assim chamados porque o termo deriva do grego e significa “ formador de sal”.

A configuração eletrônica da camada de valência dos elementos pertencentes a esse grupo é ns2np5 e todos possuem a capacidade de formar, no mínimo, um íon com número de oxidação -1. 

Gases Nobres (Família 0)

A última das famílias da tabela periódica é formada pelos elementos denominados de gases nobres ou gases raros. Isso porque são elementos com baixa reatividade e não são facilmente encontrados no planeta.

Os elementos pertencentes ao grupo 18 possuem configuração eletrônica da camada de valência igual a ns2np6. Diferente de outros grupos, eles não têm a capacidade de formar íons em condições normais. 

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Neves, Juliete. Famílias da tabela periódica; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/familias-da-tabela-periodica >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 20:29.

Copiar referência

Outros Artigos de Química

formula estrutural condensada linear

Fórmula Estrutural

A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]

Forças intermoleculares

Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]

Filtração

Filtração

Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]

Explosão causada por elementos radioativos

Fissão Nuclear

A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]