Filtração

Método de separação de misturas heterogêneas

Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer a separação de componentes de misturas heterogêneas.

Esse método é usado preferencialmente em substâncias que estão no estado líquido-sólido (S + L), por exemplo: água e área. Contudo, também pode ser usada na separação de componentes no estado sólido e gasoso (S + G), por exemplo: ar e poeira.

Importante ressaltar que as misturas heterogêneas são aquelas que apresentam duas ou mais fases. Misturas onde é possível identificar a olho nu duas ou mais substâncias.

Diferente das misturas homogêneas que apresentam apenas uma fase, mesmo contendo dois ou mais componentes, é visível apenas um.

No processo de filtração um dos componentes não pode estar dissolvido na mistura, ou seja, deve ser insolúvel, pois se for dissolvido não será uma mistura heterogênea, e sim, homogênea.

Tipos de filtração

Há dois tipos de filtração: a simples e a vácuo. Em ambos, como o nome do processo já indica, o principal equipamento usado é o filtro.

Contudo, os equipamentos utilizados para realizar a filtragem serão específicos de acordo com os tipos.

Filtração Simples

É o processo mais comum usado na filtragem de misturas heterogêneas, pois está comumente presente no cotidiano.

Exemplo: o processo de fazer café, é feito pela filtração.

Em laboratório, os equipamentos usados são um filtro, um funil e um recipiente chamado de “kitassato”.

No dia a dia, o procedimento é praticamente o mesmo, apenas com a diferença de que o recipiente não precisa ser o kitassato, mas qualquer um.

A imagem abaixo ilustra o processo de filtração no preparo do café. Perceba que somente o componente líquido passa pelo filtro de papel. 

Filtração com pó de café
Preparação do café pelo método de filtragem. (Foto: Wikipédia)

Esse processo de separação de misturas também é usado na limpeza da água pelo filtro caseiro, aquele filtro de barro. Assim como nas estações de tratamento de água e esgoto em que a água passa por filtros de areia e grades que interceptam a passagem de resíduos.

Quanto a separação de misturas do tipo sólido e gasoso é encontrado no aspirador de pó. O aspirador de pó tem um filtro que separa a sujeira do ar. Assim como as chaminés industriais que possuem filtros que impedem a liberação de poeira na atmosfera.

Há vários tipos de filtros, com diferentes materiais que são usados de acordo com os componentes que serão filtrados. Por exemplo: o carvão ativado é um tipo de componente usado para filtrar misturas.

Filtração a vácuo

Também chamado de filtração a pressão reduzida, esse procedimento é bem parecido com o simples, contudo a diferença está na velocidade e no “kitassato”.

Para a filtração a vácuo, o “kitassato” terá uma mangueira que será conectada a uma bomba de vácuo e um funil de Buchner (um funil feito de porcelana, que parece uma peneira e é maior e mais pesado que o tradicional).

A bomba de vácuo ao ser ligada, retira todo o ar do “kitassato” diminuindo a pressão no interior do recipiente.

Quando a mistura é passada pelo filtro, ele não encontra resistência do ar. Assim, a parte líquida é sugada para o recipiente e o sólido fica retido no papel de filtro que fica praticamente seco.

O procedimento a vácuo faz com que o processo seja mais rápido que o comum.

Isto é, a diferença entre a vácuo e a simples está na velocidade do procedimento, além de que os equipamentos são um pouco diferentes e mais complexos.

Filtração com Funil de buchner
Funil de Buchner. (Foto: Commons.wikimedia)

Outros processos de separação de misturas

A filtração não é o único processo para a separação de misturas heterogêneas, há também:

  • Decantação: é um método rápido e simples de separação de misturas do tipo sólido-líquido e líquido-líquido. Esse processo consiste no repouso da mistura por um tempo até que as impurezas, pela diferença de densidade, fiquem depositadas no fundo do recipiente.
  • Catação: é o método de separação de misturas do tipo sólido-sólido. A catação é um procedimento manual, ou seja, feita com as mãos.
  • Flotação: é o método de separação do tipo sólido-líquido.
  • Dissolução fracionada: é o método de separação de misturas do tipo sólido-sólido. E como próprio nome já revela, é feita por parte, de forma fracionada.
  • Separação magnética: método de separação de misturas do tipo sólido-sólido. Também chamado de imantação, a separação magnética é usada quando um dos componentes apresentam propriedades magnéticas como ferro, níquel e cobalto.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Lima, Cleane. Filtração; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/filtracao >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 21:17.

Copiar referência

Outros Artigos de Química

formula estrutural condensada linear

Fórmula Estrutural

A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]

Forças intermoleculares

Forças Intermoleculares

As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]

Explosão causada por elementos radioativos

Fissão Nuclear

A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]

Elemento químico em amostragem

Famílias da tabela periódica

As famílias da tabela periódica são os grupos de elementos […]