Fontes de energia

Classificadas em energias renováveis e não renováveis

As fontes de energia são todas as matérias utilizadas para gerar trabalho ou movimento, podendo ser caracterizadas em renováveis e não renováveis, e passaram a ter cada vez mais relevância no mundo industrializado. 

Fontes de energia renováveis

Essas fontes são inesgotáveis e essa renovação pode acontecer por dois motivos:

  • Porque se renovam, como as fontes obtidas a partir da queima de vegetais;
  • Porque eles nunca deixaram de existir, sendo produzidas a partir da água, dos ventos, do calor solar, entre outras formas.

Essas fontes são extremamente importantes, principalmente para uma melhor qualidade de vida no planeta Terra.

Fontes de Energia - Energia Solar
A energia solar faz parte da classe das fontes de energia renováveis. (Imagem: Wikipédia)

Exemplos de fontes renováveis

Energia hídrica

A energia hídrica ou hidráulica é a energia desenvolvida através do movimento das águas. Ela é produzida com o aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio, sendo usado através da força de uma queda d’água para gerar energia elétrica.

Essas usinas hidrelétricas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

Energia eólica

O termo eólico vem da mitologia grega, pois Éolo era considerado o guardião dos ventos. O vento é gerado pela diferença de pressão, onde o ar mais quente sobe e o ar de menor pressão se desloca para ocupar o espaço.  

Essa energia é capturada pelo aerogerador. Avanços tecnológicos permitiram a expansão da energia eólica. Um único aerogerador produz 1,67 Mwh de energia, quantidade suficiente para atender nove mil pessoas com consumo moderado. 

Energia solar

Essa é uma energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela é renovável e pode ser transformada em energia térmica ou energia elétrica, sendo aplicada para diversos usos.

As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água. Para a produção de energia elétrica existem dois sistemas: o heliotérmico, também conhecido como energia solar concentrada, e o fotovoltaico.

Energia geotérmica

A energia geotérmica é obtida a partir do calor interno da Terra, concentrada em locais subterrâneos, conhecidos como reservatórios geotérmicos, e se for bem gerida pode produzir energia limpa e ilimitada.

O centro do planeta é quase tão quente quanto a superfície do Sol. Desde sua formação, a Terra vem liberando este calor interno, e a forma mais eficaz de liberação é através de vulcões e cordilheiras oceânicas. Essa energia pode ser utilizada no aquecimento de casas, em estufas, na desidratação de vegetais, na secagem de madeira, além da energia elétrica.

Energia das ondas e marés

Também conhecida como energia maremotriz, essa energia das ondas, assim como a que se origina dos ventos e do sol, é classificada como limpa e autossustentável. No entanto, ainda está em fase de pesquisas, não sendo muito explorada.

É utilizada atualmente, principalmente, na Inglaterra, Japão, Hawai e na França, onde foi construída a primeira usina de energia maremotriz do mundo.

As maneiras potenciais de aproveitamento da energia dos oceanos envolvem o fluxo das marés, as correntes marítimas e a energia das ondas. Ele aproveita o movimento regular de fluxo do nível do mar (elevação e abaixamento), funcionando de forma semelhante a uma hidrelétrica.

Energia da biomassa

A energia da biomassa é definida quando se usa a matéria orgânica como fonte de energia. A biomassa engloba produtos orgânicos tais como: produtos agrícolas (cana de açúcar, milho, beterraba), produtos florestais (madeira), resíduos agropecuários (dejetos), lixos orgânicos (depositados em aterros), produtos resultantes da indústria alimentar que contenham açucares ou óleo vegetais.

Entre as suas vantagens está o fato de ser uma energia renovável e limpa, além de ser segura e com grande potencial.

Fontes de energia não-renováveis

As fontes não renováveis de energia são aquelas que são produzidas através de recursos naturais que tenham um fim, ou seja, são esgotáveis.

Exemplos de fontes não-renováveis

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, que são formados por compostos de carbono. A sua origem é feita através da decomposição de resíduos orgânicos, a exemplo das plantas e dos animais.  Porém, vale ressaltar que esse processo leva milhões de anos.

Os exemplos de combustíveis fósseis mais utilizados no mundo são os derivados de petróleo, como a gasolina, o gás natural e o carvão mineral. Eles são usados como fones de energia na indústria e no transporte.

Energia nuclear

A energia nuclear é a energia que pode ser gerada a partir da fissão do urânio e da fusão do hidrogênio. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor (termo) para gerar eletricidade. O calor é proveniente da fissão dos átomos de urânio.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

BARBOSA, Elson. Fontes de energia; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/fontes-de-energia >. Acesso em 29 de outubro de 2019 às 10:46.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]