Força Peso

Atração gravitacional entre planetas e corpos em sua superfície

A força peso resulta da atração gravitacional exercida por um planeta nos corpos em sua superfície, bem como sobre os objetos localizados próximos à sua superfície, podendo atuar a distâncias relativamente longas.

Força com a qual os astros atraem os corpos, ela pode ser calculada através do produto entre a massa do corpo e a aceleração da gravidade. Assim, embora os corpos possuam massa constante, o peso é variável e depende da gravidade.

Força Peso
A força peso (P) atual na direção vertical sob a atração gravitacional da Terra. (Foto: Wikimedia)

Uma das principais forças da mecânica, o peso é uma grandeza variável pois depende da gravidade do planeta no qual o corpo se encontra. Essa força possui direção da reta que une o centro de gravidade do corpo ao centro do planeta.

Quando se trata de regiões próximas da superfície terrestre, a força peso pode ser representada na vertical e com sentido para baixo. Assim, a força peso age sobre todos os corpos puxando-os para baixo em direção ao centro da Terra, independente de como eles se movem e de outras forças exercidas sobre eles.

Calculando a força peso

A força peso pode ser calculada através do produto entre a massa do corpo e a aceleração da gravidade. Relacionando com a Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica), é possível descrever a partir da seguinte fórmula:

P = m.g

Onde:

P = Peso

m = massa

g = é a aceleração da gravidade local.

Apesar da massa de um corpo ser fixa, o seu peso é variável, pois a força peso depende da gravidade. Dessa forma, um corpo com massa de 50 kg no planeta Terra, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2, possui o seguinte peso:

P = 50. 9,8

P = 490 N

Se o mesmo corpo estiver em Marte, onde a aceleração da gravidade é 3,711 m/s2, o peso do corpo será o seguinte:

P = 50.3,711

P = 185,55 N

Peso x Massa

Em Física, peso e massa são grandezas distintas. Enquanto a massa mede a quantidade de matéria de um corpo, o peso é a relação da massa com a aceleração da gravidade.

A massa é uma grandeza escalar invariável que mede a oposição que os corpos apresentam quando há variação de sua velocidade, observado a partir de um referencial inercial.

Por sua vez, a grandeza vetorial peso é a força resultante da interação gravitacional entre os corpos. Dessa forma, o peso depende das massas dos corpos envolvidos na interação gravitacional e da distância que os separa.

Principais diferenças entre as duas grandezas:

  • A massa é uma grandeza escalar e o peso é vetorial;
  • O peso por um dinamômetro e massa é medida pela balança;
  • A massa é invariável e o peso muda de acordo com a gravidade do planeta;
  • A unidade de massa no SI é dada em quilogramas (kg) e o peso é dado em newtons (N).

O peso dos corpos na Terra

A força peso varia de acordo com a aceleração gravitacional e esta, por sua vez, depende da altitude e da latitude. Dessa forma, o peso de um corpo pode sofrer variações ao longo da superfície do planeta.

Ela depende da posição que o corpo ocupa no globo terrestre e as variáveis que interferem no valor da força peso são: a distância do centro de massa terrestre e a força centrípeta, ou seja, a força que o corpo exerce no movimento de rotação, puxando-o para o centro da Terra.

Assim, o peso de um corpo na Terra diminui quando a altitude aumenta, uma vez que a distância do centro de massa também aumenta. Por outro lado, o peso de um corpo aumenta do Equador ao Polos. Os principais motivos para o aumento do peso nessa localização são o formato achatado da Terra e menor distância do centro de massa.

Força peso em outros corpos do Sistema Solar

O peso de um mesmo objeto varia em diferentes planetas do Sistema Solar. Isso ocorre devido às diferentes massas e raios dos planetas fazendo com que um corpo de massa m quando próximo às suas superfícies sejam diferentes para cada um deles.

Confira o valor aproximado da aceleração gravitacional na superfície de alguns corpos celestes:

Corpo do Sistema Em relação à Terra m/s²
Sol 27,90 274,1
Vênus 0,9032 8,872
Lua 0,1655 1,625
Júpiter 2,640 25,93
Saturno 1,139 11,19
Urano 0,917 9,01

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

DIAS, Fabiana. Força Peso; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/forca-peso >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 00:04.

Copiar referência

Outros Artigos de Física

Alicate feito com isolantes e condutores de energia.

Condutores e isolantes

Os materiais condutores e isolantes fazem parte do estudo da […]

Panela no fogão

Condução térmica

A condução térmica é o processo de transferência de calor […]

Modelo atômico.

Carga Elétrica

A carga elétrica é uma propriedade das partículas que estabelece […]

Capacitores

Associação de capacitores

A associação de capacitores é a combinação de vários capacitores […]