Franklin Roosevelt

32º Presidente dos Estados Unidos da América

Franklin Roosevelt foi um importante presidente americano. Nasceu em 30 de janeiro de 1882, na cidade de Hyde Park, e faleceu em 12 de abril de 1945, na cidade Warm Springs.

Conhecido como FDK, era considerado um político estadista que pertenceu ao Partido Democrata. Foi eleito pela primeira vez no ano de 1933 e depois reeleito por quatro mandatos consecutivos.

Roosevelt foi uma das figuras centrais da Segunda Guerra Mundial. Governou os EUA durante a Crise de 29 e foi o responsável pela criação e implementação do plano econômico que reergueu o país, conhecido como “Plano New Deal” – Novo Acordo.

Atuou também como governador de Nova York, senador do Distrito de Dutchess e secretário assistente da Marinha Americana.

Biografia e início da vida política

Franklin Roosevelt foi um dos presidentes mais importantes dos EUA
Franklin Roosevelt é uma das figuras mais importantes na história dos Estados Unidos e também do mundo. (Foto: Wikimedia Commons)

Franklin Delano Roosevelt nasceu no estado de Nova York e era filho único do casal Sara Roosevelt e James Roosevelt. Sua família era de origem holandesa e francesa e considerada uma das mais antigas e ricas de NY. Era primo distante de Theodore Roosevelt, que também foi presidente dos Estados unidos no ano de 1901.

Estudou na Escola de Groton até o ano de 1896. No ano de 1900, se inscreveu na Universidade de Harvard e ingressou na instituição quatro anos depois. Ainda em 1904, Franklin Roosevelt largou Harvard e ingressou no curso de Direito da Universidade de Columbia. Um ano depois, casou-se com Anna Eleanor Roosevelt, sua prima distante e única esposa, com quem teve 6 filhos.

Franklin Roosevelt foi eleito para o primeiro cargo político no ano de 1910, tornando-se senador pelo Distrito de Dutchess, Nova York. Três anos depois, aos 31 anos, foi nomeado secretário-adjunto da Marinha dos Estados Unidos, pelo então presidente Woodrow Wilson (1856-1924).

Em 1920, concorreu a vice-presidente pelo Partido Democrata, mas não obteve sucesso. Em 1921, foi diagnosticado com poliomielite, que o paralisou as pernas e, em razão disso, precisou aprender a andar com muletas e apoios de perna. Por vezes também utilizava cadeira de rodas, mas raramente era visto com a cadeira em público.

Voltou a participar mais ativamente da política norte-americana no ano de 1924, quando participou da Convenção Democrata de 1924. Essa foi a primeira vez que Franklin Roosevelt foi visto de muletas. Mesmo debilitado, continuou agindo na política e, em 1928, foi eleito para o cargo de governador do Estado de Nova York.

Franklin Roosevelt e a presidência dos EUA

Franklin Roosevelt se projetou candidato à presidência dos EUA desde 1929. O país vivia um período bastante complicado com a instalação da Crise de 29. Os Estados Unidos foi palco de umas das piores crises econômicas da história do mundo, que afetou não apenas o país, mas também grande parte das outras nações.

Roosevelt sempre criticou as ações do então presidente em exercício, Herbert Clark Hoover (1874-1964). Em 1932, Franklin Roosevelt se candidatou oficialmente à presidência no ano de 1932, prometendo reerguer o país com um plano econômico ousado e prático, e restabelecer a moral do povo americano com outras medidas de contenção dos efeitos da crise.  

Diante da forte oposição ao discurso de Hoover e com a grande maioria dos votos, Roosevelt ganhou as eleições e assumiu o poder em 4 de março de 1933. Assim que foi eleito, cumpriu a promessa de campanha e implantou o plano econômico, que foi chamado “New Deal”, e ainda decretou que todos os bancos norte-americanos fossem fechados.

As principais ações de Franklin Roosevelt na presidência dos EUA foram: interdição da exportação do ouro e da prata; investimentos em obras públicas; redução das horas de diversas áreas da indústria e o decreto do AAA, plano em que o governo oferecia indenização aos donos de terras que reduzissem sua área de cultivo.

O “New Deal” foi bastante positivo para os Estados Unidos e os efeitos quase instantâneos. Por outro lado, alguns economistas e empresários se mostravam incomodados com o intervencionismo do governo e acreditavam que isso poderia atrapalhar a reeleição do presidente.

Contrariando esse pensamento, Roosevelt foi reeleito com mais de 65% dos votos, em novembro de 1936.

Três anos depois, o mundo se tornou palco da Segunda Guerra Mundial e, em 1940, Roosevelt foi reeleito pela segunda vez. Os Estados Unidos tiveram papel fundamental nesse segundo conflito e Roosevelt foi uma das figuras principais desse momento.

Oficialmente, o país entrou na guerra com o ataque da base de Pearl Harbor em 1941, feito pela Marinha Imperial Japonesa.

A partir desse momento, toda potência americana foi direcionada para a guerra. O país foi o principal representante do capitalismo na disputa e Franklin Roosevelt participou de diversas reuniões com o objetivo de restabelecer a paz e combater o nazismo de Adolf Hitler e, consequentemente, por fim a guerra.

Para conseguir tal feito, Roosevelt propôs a criação da Organização das Nações Unidas, intuição que reunisse todos os países em prol da paz e ajuda para os países mais necessitados. Reuniu-se também com Stalin e Winston Churchill na Conferência dos “Três Grandes”, em fevereiro de 1944.

Ainda em 1944, Franklin Roosevelt foi novamente reeleito. Nessa época, o cenário econômico, político e social dos Estados Unidos se encontrava completamente diferente e estabelecido. O país já havia se recuperado da crise e grande parte dos americanos se mostravam gratos as ações feitas por Roosevelt.

Um ano após a reeleição, Franklin Delano Roosevelt teve um derrame cerebral, que resultou na sua morte no dia 12 de abril de 1945, na cidade de Warm Springs, Geórgia.

O então presidente tinha 63 anos e não pode concluir o mandato. Muitos analistas afirmam que Roosevelt foi um dos melhores presidentes que os Estados Unidos já teve.

Citações

Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro.

Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje.

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Maria Azevedo, Amanda. Franklin Roosevelt; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/franklin-roosevelt >. Acesso em 21 de novembro de 2019 às 09:46.

Copiar referência