Frutas

Alimentos ricos em vitaminas e minerais

As frutas, além de saborosas, são alimentos importantes para a saúde do ser humano, pois elas são ricas em nutrientes (vitaminas e minerais) que garantem o bom funcionamento do organismo.

Classificação das frutas

Os climas do Brasil, por serem diversos, apresentam condições favoráveis ao plantio, resultando em uma variedade extensa de frutas. Sendo assim, elas se dividem em cinco principais categorias: doces, ácidas, semiácidas, monofágicas ou hiper-hídricas e oleaginosas.

Doces

Entre as frutas doces, é possível listar: banana, figo, caqui, fruta-pão, jaca, lichia, jatobá, mamão, manga, sapoti, maçã vermelha, dentre outras. Veja os benefícios de algumas:

Banana

A banana é um fruta rica em potássio, que auxilia no fortalecimento de músculos e evita câimbras, por isso é bastante consumida por atletas. Além disso, ela é rica em vitaminas e minerais que auxiliam na manutenção do sistema imunológico, podendo ser consumida pura, misturada com mel e cereais, assada, desidratada, dentre outras formas.

No Brasil, existe uma variedade de bananas e o melhor de tudo é que elas são encontradas durante o ano inteiro. As mais comuns são: prata, da terra, ouro, maçã e nanica.

Maçã

A maçã é um fruta popularmente conhecida por suas propriedades antioxidantes. De origem asiática e europeia, a maçã de casca vermelha possui vitaminas (A, B1, B2, C e K, ferro e fósforo), que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Manga

Originária da índia, a manga é rica em ferro, o que ajuda no combate da anemia. Ela também é rica em vitamina A, C, do complexo B e minerais como o magnésio e o cobre, que ajudam a proteger o organismo das inflamações.

Mamão

O mamão é uma fruta rica em antioxidantes, minerais, vitaminas (C e E), fósforo, cálcio e ferro. É muito consumido por pessoas que querem manter a pele bonita e aliviar os sintomas da constipação (prisão de ventre).

Ácidas

Entre as frutas ácidas, é possível listar: laranja, limão, morango, acerola, framboesa, groselha, tamarindo, romã e uva. Confira as características de algumas dessas:

Acerola

A acerola concentra altas quantidades de vitamina C, importante componente para o corpo, pois auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, combatendo e tratando doenças respiratórias. Possui vitamina A, ácido fólico, e minerais, como o fósforo, o magnésio e o manganês. 

Laranja

A laranja é uma fruta cítrica, de sabor doce e facilmente encontrada no Brasil. Rica em vitamina C, seu principal componente, ela também possui outras vitaminas e minerais: ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro, além de fibras, pectina e flavonoides, que contribuem para o aumento do seu valor nutricional.

Limão

Assim como a laranja e outras frutas do grupo ácido, os limões são excelentes fontes de vitamina C, logo, contribuem para o fortalecimento da imunidade. Por ser bastante digestivo, o seu suco é muito consumido por pessoas que querem controlar o peso.

Morango

O morango é um fruta cheia de propriedades, além de ser bastante “famosinha’ entre os atletas de musculação. Isso porque suas propriedades antioxidantes ajudam no processo de cicatrização. Ela também é rica em potássio, que ajuda na resistência muscular, além de ferro, selênio e magnésio.

Semiácidas

No grupo das frutas semiácidas tem: graviola, goiaba, jabuticaba, cacau, caju, carambola, cereja, fruta-do-conde, jenipapo, kiwi, graviola, maracujá, pera, pitanga, etc. Confira as propriedades de algumas:

Cacau

Originária da região da Amazônia, o cacau é uma fruta rica em minerais e fibras, como ferro, fósforo e cálcio. Além disso, é a principal matéria-prima do chocolate. Pode ser consumida em sua forma natural, em pó, ou em sucos.

Maracujá

Muita conhecida pelas suas propriedades calmantes, o maracujá é uma fruta de sabor cítrico e polpa amarela. É rica em vitamina C e A, e em substâncias tranquilizantes (alcanóides e flavonóides), que agem como analgésicos e relaxantes musculares no sistema nervoso central.

Salada de frutas
As frutas oferecem quantidades significativas de vitaminas e minerais. (Foto: Pexels)

Pera

Fruta nativa da Índia, a pera concentra uma grande quantidade de água, cerca de 84%, além de vitaminas importantes (A, C, k). O seu consumo ajuda a combater os radicais livres liberados pelo corpo em momentos de estresse, prevenindo o surgimento de vários tipos de doenças, a exemplo do câncer de cólon, reto, esófago e outros.

Monofágicas ou hiper-hídricas

As frutas monofágicas são alimentos que possuem grande quantidade de água. As mais comuns são a melancia e o melão, com aproximadamente 93% de líquido.

Melancia

Além da grande quantidade de água presente em seu interior, a melancia é uma fruta doce e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de minerais como o cálcio, fósforo e ferro.

Melão

O melão também concentra bastante líquido em sua composição. Ele é rico em vitamina A e C, que ajudam no combate ao envelhecimento precoce e no aumento da produção de colágeno.

Oleaginosas

As oleaginosas são alimentos conhecidos por oferecer gordura boa para o corpo. Portanto, entre outras propriedades, elas contribuem para o aumento do bom colesterol (HDL). Entre elas estão: castanha, abacate, nozes, avelã, castanha, coco, damasco, dentre outras.

Abacate

O abacate é uma fruta rica em vitaminas A, B, C, D e E, além de proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e potássio.

Nozes

A nozes é uma fruta de árvore nogueira, muita encontrada na Ásia e Europa. A fruta fica dentro de uma casca rígida e grossa de cor marrom. Apesar de considerada calórica, se consumida com cautela, pode oferecer ótimos nutrientes ao organismo, pois é rica em ômega 3, ômega 6, zinco, potássio, etc.

Castanha

Existem dois tipos de castanhas: a do Pará, típica do Brasil, e a castanha proveniente do caju, que também é uma fruta brasileira. Ambas oferecem uma excelente quantidade de lipídios, que fornece a quantidade necessária de gordura saudável para o corpo, se consumidas adequadamente.

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MENDONÇA, Camila. Frutas; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/frutas >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 18:47.

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