Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Função Fática
Língua Portuguesa
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Língua Portuguesa » Função Fática
Postado por o_autor2019 em 22/01/2019 e atualizado pela última vez em 23/09/2020
A função fática é uma das seis funções da linguagem e expressa a comunicação que verifica a ênfase no canal. O objetivo dessa função é interromper ou ainda estender um diálogo.
É possível perceber a função fática no cotidiano durante cumprimentos diários, saudações ou também despedidas. A palavra “fática” significa “ruído” ou “rumor”.
Antes de abordarmos o assunto sobre a função fática é importante relembrarmos quais são os elementos da comunicação.
Mensagem: diz respeito as informações ou ao conteúdo propagado;
A função fática pode ser expressada com o objetivo de chamar atenção, como:
Essa função também é feita quando o emissor precisa realizar o teste do canal de comunicação. Como por exemplo:
A função fática ocorre também quando o emissor deseja promover um diálogo.
A função fática ocorre também quando o emissor deseja promover um diálogo
Também são exemplos dessa função da linguagem ruído ou rumor utilizadas durante um diálogo, como:
Quando o emissor deseja também estender a mensagem com o receptor:
Para aprofundarmos mais sobre a função fática observe o trecho da música “Alô, alô, marciano” da cantora Elis Regina.
Alô, alô, marciano Aqui quem fala é da Terra Pra variar estamos em guerra Você não imagina a loucura O ser humano “tá” na maior fissura porque Tá cada vez mais down o high society Down, down, down O high society
A canção “alô, alô, marciano” é um exemplo clássico da função fática porque expressa a tentativa do emissor de estabelecer a comunicação e também de testar o canal com o uso da expressão “alô”.
Perceba mais um exemplo, dessa vez na canção “Ei, psiu! Beijo me liga”, de Michel Teló.
Chegou e me notou Fingiu que eu não sou nada pra você. Meu coração pirou meu corpo balançou, louco pra te ter Agora você vem me procurar Eu sei se tá querendo é já Me esnobou e mudou de ideia Me deixou olhando pra plateia Ei, psiu! Beijo me liga eu “to” curtindo a noite Te encontro na saída
Chegou e me notou Fingiu que eu não sou nada pra você. Meu coração pirou meu corpo balançou, louco pra te ter Agora você vem me procurar Eu sei se tá querendo é já Me esnobou e mudou de ideia Me deixou olhando pra plateia
Ei, psiu! Beijo me liga eu “to” curtindo a noite Te encontro na saída
Como vimos, a função fática diz respeito ao ruído que tem o objetivo de chamar a atenção do receptor. A expressão da música “Ei, psiu!” representa um exemplo dessa função.
Abaixo o trecho do livro “A moreninha”, do autor Joaquim Manuel de Macedo.
Enfim, foi ainda Filipe o primeiro que falou, exclamando de repente: -Paz! paz!… -Ah! já?… disse Leopoldo, que era o mais influído. -Filipe é como o galego, disse um outro; perderia tudo para não guardar silêncio uma hora. -Está bem, o passado, o passado; protesto não falar mais nunca na carapuça, nem nas cadeiras, nem no canapé, nem na louça do Leopoldo… Estão no caso… sim… -Hein?… olha a carraspana. -Basta! vamos a negócio mais sério. Onde vão vocês passar o dia de Sant’Ana? -Por quê?… temos patuscada?… acudiu Leopoldo. -Minha avó chama-se Ana. -Ergo!… -Estou habilitado para convidá-los a vir passar a véspera e dia de Sant’Ana conosco na ilha de… -Eu vou, disse prontamente Leopoldo.
O estudo direcionado para funções da linguagem foi elaborado pelo linguista russo Roman Jakobson. Além da função fática ele elaborou também outras cinco funções que são: função poética, função metalinguística, função conativa, função referencial e função emotiva.
O estudo direcionado para funções da linguagem foi elaborado pelo linguista russo Roman Jakobson
A função poética tem como característica a ênfase na mensagem. O objetivo dessa função é priorizar a estética ou a beleza do texto e despertar a emoção no receptor. Além disso, tem como aspecto o uso de figuras de linguagem e utilização do sentido conotativo. Ela está presente em gêneros textuais como: poema, música ou cordel.
O objetivo dessa função é priorizar a estética ou a beleza do texto e despertar a emoção no receptor
A função metalinguagem ocorre quando o código refere-se a ele mesmo. Por exemplo: um livro que fala dele mesmo. Pode-se perceber a aplicação da metalinguística em uma programa denominado de “Vídeo Show”. Ele era veiculado na Rede Globo e os conteúdos tratavam da própria emissora.
A função metalinguagem ocorre quando o código refere-se a ele mesmo
A função conativa também denominada de função apelativa tem como principal característica a persuasão. O objetivo é propagar mensagens com o intuito de convencer o leitor de algo. Essa função é vista principalmente em propagandas comerciais.
A função conativa também denominada de função apelativa tem como principal característica a persuasão
A função referencial diz respeito a transmissão da informação de modo direto e objetivo. Ela é caracterizada por ter linguagem denotativa e por ter ênfase na informação. É encontrada essa função da linguagem em textos como, por exemplo: jornalístico e científico.
A função emotiva também é denominada de função expressiva. É caracterizada por trazer nos textos emoções, com linguagem subjetivas. Exemplos de textos com essa função: diários pessoais e blog.
A função emotiva também é denominada de função expressiva. É caracterizada por trazer nos textos emoções, com linguagem subjetivas
Ênfase no canal
“Ei, João! volta aqui”. “Alô! Quem fala é Rosa?” “Bom dia, Gustavo. Como vai?”
, . Função Fática; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/funcao-fatica >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 17:29.
As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]
As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]
As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]
As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]