Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Função Injetora
Matemática
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Matemática » Função Injetora
Postado por o_autor2019 em 28/02/2019 e atualizado pela última vez em 24/09/2020
Define-se como função injetora ou injetiva as propriedades que transformam os componentes do domínio (conjunto A) em diferentes conjuntos da imagem (componentes do conjunto B), ou seja, não existem elementos da imagem que se relacionem com mais de um membro do domínio.
Na matemática, o conjunto A é definido de domínio da função e B de contradomínio (imagem). Lembre-se que função é relação entre dois conjuntos numéricos, A e B, no qual cada elemento de A é associado a um único componente de B.
Para sabermos se uma função é injetora basta encontrarmos dois valores distintos para x, de forma que a imagem seja diferente.
Dado f(x) = 3x vamos determinar x = 2 e x = – 2
f(2) = 3. 2 = 6
f(-2) = 3.(-2) = – 6
Observa-se que essa função é injetora, pois os valores de x – que devem ser distintos – apresentam correspondentes em y diferentes.
Seja f(x) = x² + 1, temos:
x = 2 e x = -2
f(2) = 2² + 1 = 4 +1 = 5
f(-2) = -2² + 1 = 4 + 1 = 5
Escolhemos os mesmos valores de x do primeiro exemplo, mas essa função não é injetora. Para cada valor distinto de x obtivemos o mesmo resultado em y, ou seja, f (2) = f(-2).
O gráfico de uma função injetora pode aparecer na forma crescente ou decrescente, no entanto, uma reta deve passar por apenas um ponto. Isso ocorre porque, como já sabemos, os elementos diferentes de A possuem imagens distintas em B.
Então, se traçarmos linhas paralelas ao eixo x e estas cruzarem o eixo y em mais de um ponto, saberemos que a função não é injetiva. Entenda nos exemplos:
Percebe-se que na figura acima os diferentes valores do domínio originam uma mesma imagem. Com isso, as linhas interceptam o gráfico em mais de um ponto da reta.
Já no caso a seguir a função é injetora, visto que cada linha horizontal cruza o gráfico da função uma única vez.
Além da função injetora, existem outros dois tipos de relações que caracterizam uma função:
Função Sobrejetora: quando a imagem é igual ao contradomínio, ou seja, todos os elementos do conjunto B são imagens do conjunto de partida (domínio). No momento de correspondência entre os conjuntos não sobra elementos do domínio sem ligações com os valores do outro conjunto.
Função Bijetora: é uma função injetora e sobrejetora simultaneamente, no qual a imagem é todo o conjunto dos números reais e os elementos de um conjunto são correspondentes aos elementos do outro.
, . Função Injetora; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/funcao-injetora >. Acesso em 24 de setembro de 2020 às 12:48.
Bitcoin é uma criptomoeda utilizada em transações financeiras virtuais sem […]
Sistema plantation é um sistema descendente do período colonial europeu […]
Os sistemas agrícolas formam o conjunto de atividades técnicas, econômicas […]
Os setores da economia existem para medir o desenvolvimento econômico […]